CBO 8416-25 - Trabalhadores na industrialização de café, cacau, mate e de produtos afins - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 8416-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores na industrialização de café, cacau, mate e de produtos afins que pertence ao grupo dos trabalhadores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Torrador de cacau torra amêndoas de cacau previamente fermentadas e secas, recebendo lote de amêndoas, registrando informações do lote, abastecendo máquina com a quantidade adequada de amêndoas de cacau, ajustando os parâmetros de torra de acordo as especificações descritas na ordem de produção, operando a máquina de torrefação - automática, semiautomática ou manual - para execução de processo controlado de torra, resfriando o cacau torrado, e encaminhando o cacau torrado para a etapa de moagem Coleta amostras para análise ao longo do processo e ao término da torra.

Encaminha as amostras, etiquetadas e registradas, ao setor de controle de qualidade Realiza manutenção básica de máquinas e equipamentos Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores na industrialização de café, cacau, mate e de produtos afins CBO 8416-25 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 8416-25

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores na industrialização de café, cacau, mate e de produtos afins.
      • Trabalhadores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo.

O que faz um Torrador de cacau

O Torrador de cacau (ou similar) prepara-se para executar o processo de torrefação de amêndoas de cacau, recebendo informações da equipe do turno anterior e interpretando registros de ocorrências Analisa as prioridades da programação da produção.

Verifica condições de funcionamento e checa nível de óleo, temperatura, vazão e ruído de máquinas e equipamentos a serem utilizados.

Recebe as amêndoas de cacau fermentadas e secas, conferindo a integridade do lote recebido e registrando peso, umidade e quantidade Coloca etiqueta em cada lote, para identificar data, número, peso e cliente.

Coleta amostra das amêndoas recebidas para análise Prepara a máquina de torrefação, abastecendo-a com a quantidade adequada de amêndoas de cacau e ajustando os parâmetros de torra de acordo as especificações descritas na ordem de produção.

Opera a máquina de torrefação - automática, semiautomática ou manual -, controlando a temperatura, monitorando a curva de torra, e examinando a coloração e o aroma do cacau.

Coleta amostras ao longo do processo, em tempos de torra preestabelecidos Finalizada a torra, resfria o cacau torrado.

Encaminha o cacau torrado para a etapa de moagem.

Etiqueta e registra as amostras coletadas ao longo do processo e ao término da torra Encaminha as amostras para o setor de controle de qualidade Registra informações referentes ao processo de torra do cacau em meio físico e digital.

Preenche livro de ocorrências do processo, no final do turno Informa as condições de máquinas e equipamentos à equipe responsável pelo turno seguinte Conserva o local de trabalho limpo e organizado.

Mantém ferramentas e instrumentos limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso Realiza manutenção básica de máquinas e equipamentos, fazendo sua limpeza e lubrificação.

Executa pequenos reparos Requisita serviço de manutenção corretiva, quando necessário Realiza descarte de resíduos de maneira ambientalmente adequada.

Zela pela sua saúde e segurança, adequando-se às condições ergonômicas do trabalho e utilizando equipamentos de proteção individual Mantém asseio e higiene pessoal Sinaliza áreas de risco, para prevenção de acidentes.

Combate princípios de incêndio Pode prestar primeiros socorros.

Funções

O funcionário CBO 8416-25 deve preparar a blend - mistura de tipos específicos de um só produto, realizar operação de máquinas e equipamentos, secar grãos e folhas, realizar passagem de turno - substituição da equipe de trabalho, trabalhar com segurança, moer grãos e folhas, demonstrar competências pessoais, processar o café solúvel, torrar grãos e folhas, receber a matéria-prima - grãos de café,cacau e folhas de chá.

Atividades exercidas por um Torrador de cacau CBO 8416-25

Um Torrador de cacau (ou sinônimo) deve analisar as prioridades do setor de produção, detectar impurezas utilizando peneiras, imãs e outros instrumentos, demonstrar dinamismo, etiquetar lote por produto - data, número, peso, cliente e tipo de produto, realizar pequenos reparos em máquinas e equipamentos, checar nível de óleo, temperatura, vasão e ruído dos equipamentos, efetuar limpeza das máquinas e equipamentos, sinalizar áreas de risco, triturar grãos de cacau, separar nibs - pequenos pedaços de grãos de cacau, acender a fornagem - lenha, diesel, glp, resfriar grãos de café, cacau e folhas de chá, demonstrar boa acuidade visual, abastecer o secador, colocar grãos de café em repouso, descascar grãos de cacau, programar equipamento seguindo a formulação especificada, programar a balança de mistura, prestar primeiros-socorros, interpretar dados no livro de ocorrências, demonstrar iniciativa, coletar amostras para análise, pré-aquecer grãos, abastecer silo do moinho, alimentar continuamente a fornalha - lenha, glp, registrar a quantidade dos produtos recebidos, abastecer o torrador, manusear válvulas para controle da passagem dos produtos, conferir pesagem, receber informações do turno anterior, detectar impurezas, controlar o ph dos grãos de café e cacau, responsabilizar-se, solicitar serviços de manutenção, separar tipos de produto por quantidade, qualidade e granulometria, sinalizar área de armazenamento, registrar anomalias no livro de ocorrências, fornecer informações sobre segurança, saúde e riscos ambientais, ligar máquinas e equipamentos, abastecer silos pré-granuladores, armazenar o produto acabado, conferir peso, umidade e quantidade, utilizar equipamentos de proteção individual, substituir data de fabricação e validade no equipamento - datador, manifestar criatividade, embalar o produto, separar lote por produto - grão de café, cacau e folhas de chá, inspecionar equipamentos de segurança, informar verbalmente as condições dos equipamentos e processos, conferir quantidade de grão de café, cacau e folhas de chá, pré-moer grãos, buscar autocontrole, seguir normas e procedimentos, combater princípios de incêndio, comunicar-se, estabelecer relacionamento interpessoal, exercer liderança, planejar parada do equipamento para manutenção.

Cargos e salários CBO 8416-25 - Trabalhadores na industrialização de café, cacau, mate e de produtos afins

Salário Torrador de Cacau

Torrador de Cacau: Brasil

  • 11
  • Brasil
  • 2.062 - 3.888
  • 44h
O profissional no cargo de Torrador de Cacau CBO 8416-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.062 e 3.888 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 11 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8416-25.
Salário Operador de Máquina de Torrefação de Cacau

Operador de Máquina de Torrefação de Cacau: Brasil

  • 11
  • Brasil
  • 2.062 - 3.888
  • 44h
O profissional no cargo de Operador de Máquina de Torrefação de Cacau CBO 8416-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.062 e 3.888 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 11 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8416-25.