CBO 6227-20 - Trabalhador na cultura de dendê - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores agrícolas na cultura de plantas oleaginosas

O profissional no cargo de Trabalhador na cultura de dendê CBO 6227-20 cultiva dendê, realizando plantio, tratos culturais, colheita, pós-colheita e beneficiamento inicial, para comercialização Opera máquinas e equipamentos próprios da mecanização agrícola.

Constrói pequenas estruturas agrícolas Organiza e faz manutenção de primeiro nível em instalações, máquinas e equipamentos Pode usar máquinas automatizadas.

Pode trabalhar em sistemas de produção integrada e agroflorestais Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 6227-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores agrícolas na cultura de plantas oleaginosas que pertence ao grupo dos trabalhadores na exploração agropecuária, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Trabalhador na cultura de dendê, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores agrícolas na cultura de plantas oleaginosas CBO 6227-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 6227-20

  • Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.
    • Trabalhadores agrícolas na cultura de plantas oleaginosas.
      • Trabalhadores na exploração agropecuária.

O que faz um Trabalhador na cultura de dendê

O Trabalhador na cultura de dendê CBO 6227-20 seleciona ou auxilia na escolha da área para plantação de dendê Mede o espaço para plantio e verifica a distância que deverá ser deixada entre os dendezeiros, para a expansão das raízes.

Coleta amostras do solo, para realização de exames e análises laboratoriais.

Executa correções químicas e biológicas do solo, quando necessárias Prepara o solo para o plantio do dendê, capinando, roçando, arando e gradeando.

Forma covas, sulcos e canteiros Produz mudas, colocando sementes pré-germinadas diretamente em sacos plásticos com terra peneirada, no viveiro.

Rega as mudas.

Seleciona as mudas, eliminando as anormais Transplanta as mudas selecionadas na área de cultivo.

Faz o coroamento do dendezeiro, eliminando as plantas que o circundam.

Pode aplicar cobertura morta, conforme o caso Executa tratos culturais na plantação de dendê, em todas as fases da produção Irriga, aduba e nutre o solo e as plantas, conforme as características edafoclimáticas, o relevo e as características da produção.

Poda as palmas Controla e combate o aparecimento de doenças no cultivo – como podridões e “anel vermelho” -, além de plantas e animais-insetos invasores, como lagartas, brocas e besouros da dendeicultura Executa manejo integrado de pragas e doenças.

Prepara e aplica defensivos agrícolas Pode posicionar iscas para controle de insetos.

Monitora o desenvolvimento das plantas, acompanhando a maturação de frutos nos cachos Tria os frutos conforme integridade, cor – alaranjado e vermelho - e tamanho Organiza e executa as atividades de colheita.

Colhe dendê, de modo manual, semimecanizado ou mecanizado Pode enviar os cachos colhidos para produção do óleo de palma - também conhecido como azeite de dendê - e do óleo de palmiste em usinas Com uso de animal ou máquina – como micro trator, transporta os cachos até a beira de estrada, onde eles são recolhidos e levados à usina por caminhões ou carretas basculantes.

Pode utilizar outros meios para que os cachos cheguem à usina, cuidando para que o transporte seja no menor prazo possível, para não comprometer a qualidade do óleo produzido Pode realizar as atividades de pós-colheita e beneficiamento inicial Separa o dendê do cacho e faz a limpeza da colheita, com o auxílio de máquinas de beneficiamento.

Encarrega-se da secagem - em áreas abertas e em secadores -, além da quebra, do cozimento, da moagem e da prensagem do dendê Participa das operações de pesagem, classificação, embalagem e armazenamento da produção Opera máquinas, equipamentos e implementos agrícolas semimecanizados e mecanizados para o cultivo do dendê, tais como tratores, plantadoras-semeadoras, colhedoras e máquinas de corte-debulha Pode usar máquinas automatizadas para tratamento de sementes e mudas, plantio, irrigação, colheita, secagem, moagem, cozimento e prensagem de dendê Pode utilizar processos automatizados de separação, transporte e armazenagem de dendê.

Organiza e faz manutenção de primeiro nível em instalações, máquinas e equipamentos agrícolas Lubrifica máquinas e veículos Constrói pequenas estruturas agrícolas, como coberturas e barreiras para a plantação Zela pela limpeza, higiene e organização das áreas de beneficiamento e de armazenagem.

Funções do cargo

O funcionário CBO 6227-20 deve produzir mudas e sementes de plantas oleaginosas, plantar culturas oleaginosas, beneficiar colheita, preparar solo, tratar culturas oleaginosas, demonstrar competências pessoais, armazenar colheita, colher frutos de plantas oleaginosas.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores agrícolas na cultura de plantas oleaginosas trabalham na atividade agrícola, organizados em grupos de trabalhadores, sob supervisão ocasional, em ambiente a céu aberto, durante o dia e sujeitos à exposição de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 6227-20

O exercício dessas ocupações requer escolaridade até quarta série do ensino fundamental. A qualificação para essas ocupações é obtida tacitamente no exercício do trabalho. O desempenho pleno das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Trabalhador na cultura de dendê CBO 6227-20

Um Trabalhador na cultura de dendê (ou sinônimo) deve balizar área de plantio, cortar cachos de coco-da-baía e dendê, podar palmas das culturas de coco-da-baía e dendê, regar mudas, colocar terra em sacos plásticos, manifestar iniciativa, moer dendê, peneirar terra, fechar covas, monitorar desenvolvimento da cultura, transplantar mudas de viveiros para covas, adubar solo, lavar dendê, manifestar agilidade motora, demonstrar resistência física, capinar área de plantio, abrir covas, transportar colheita, coroar covas de coco-da-baía e dendê, pesar colheita, classificar sementes, manifestar sensibilidade com plantas, posicionar iscas para controle de insetos, construir viveiros, extrair coco de dendê, medir espaço para plantio, cozinhar dendê, separar dendê do cacho, misturar defensivos agrícolas, roçar área de plantio, separar óleo de dendê de água, pulverizar lavoura, corrigir solo, trabalhar em equipe, coletar amostras de solo.

Cargos e salários CBO 6227-20 - Trabalhadores agrícolas na cultura de plantas oleaginosas

Salário Trabalhador na Cultura de Dendê

Trabalhador na Cultura de Dendê: Brasil

  • 10.941
  • Brasil
  • 1.317 - 1.858
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador na Cultura de Dendê CBO 6227-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.317 e 1.858 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.941 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6227-20.
Salário Cortador de Dendê

Cortador de Dendê: Brasil

  • 10.941
  • Brasil
  • 1.317 - 1.858
  • 43h
O profissional no cargo de Cortador de Dendê CBO 6227-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.317 e 1.858 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.941 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6227-20.
Salário Trabalhador na Cultura de Dendê

Trabalhador na Cultura de Dendê: Pará

  • 10.453
  • Pará
  • 1.317 - 1.716
  • 44h
O profissional no cargo de Trabalhador na Cultura de Dendê CBO 6227-20 trabalhando em Pará, ganha entre 1.317 e 1.716 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 10.453 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6227-20.