CBO 6222-15 - Trabalhador da cultura do rami - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores agrícolas na cultura de plantas fibrosas

O profissional no cargo de Trabalhador da cultura do rami CBO 6222-15 trabalha no cultivo de rami, preparando o solo, realizando plantio de mudas, executando adubação do solo, retirada de plantas invasoras e outros tratos culturais, identificando e controlando fungos, doenças e pragas, realizando colheita, retirando folhas e ponteiros das plantas colhidas, fazendo desfibramento dos caules, executando lavagem e secagem das fibras, realizando batimento das fibras, efetuando seleção e enfardamento das fibras, e armazenando fardos Participa no planejamento das atividades, auxiliando na definição da área de cultivo.

Pode encaminhar folhas e ponteiros do rami para alimentação animal Executa manutenção básica em instalações, ferramentas, máquinas, equipamentos e veículos agrícolas Cumpre procedimentos técnicos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

CBO 6222-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores agrícolas na cultura de plantas fibrosas que pertence ao grupo dos trabalhadores na exploração agropecuária, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Trabalhador da cultura do rami, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores agrícolas na cultura de plantas fibrosas CBO 6222-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 6222-15

  • Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.
    • Trabalhadores agrícolas na cultura de plantas fibrosas.
      • Trabalhadores na exploração agropecuária.

O que faz um Trabalhador da cultura do rami

O Trabalhador da cultura do rami CBO 6222-15 auxilia na definição da área de cultivo de rami e no planejamento das etapas de produção Trabalha em sistemas tradicionais ou manuais, semimecanizados, ou mecanizados.

Cerca a área de plantio.

Constrói curvas de nível Coleta amostras do solo, encaminhando-as para realização de análises laboratoriais.

Prepara e aplica fórmulas de adubação, correção e proteção do solo, conforme recomendado Prepara o terreno, arando, gradeando e descompactando o solo para abertura de sulcos.

Prepara mudas de rami, a partir de extração de rizomas das plantas-mãe.

Pode distribuir as sementes em canteiros para crescimento de mudas, a serem transplantadas no campo definitivo Realiza o plantio de mudas de rami em linhas paralelas, nos sulcos abertos.

Define o espaçamento de plantio.

Fecha os sulcos, após o plantio Trata a cultura do rami, realizando adubação periódica e capinando para retirada de plantas invasoras Aplica fertilizantes, quando recomendado.

Poda o rami, efetuando o corte de padronização Irriga a plantação, com aproveitamento de água das chuvas ou recursos hídricos locais, de acordo com a disponibilidade Realiza tratamento contra fungos e doenças - como mancha de cercospora - e pragas do cultivo - como larvas de borboletas -, aplicando defensivos agrícolas, conforme recomendado.

Auxilia no planejamento da colheita, verificando o ponto exato de maturação da planta Realiza as operações de corte, o mais próximo possível da superfície do solo.

Retira as folhas e os ponteiros das plantas Faz desfibramento do caule do rami - processo pelo qual se elimina a polpa das fibras -, abastecendo a máquina desfibradora e dela retirando as fibras Executa a lavagem e a secagem das fibras.

Realiza a operação de batimento, em máquina batedeira Faz a seleção das fibras de rami de acordo com os padrões de classificação, separando as fibras segundo umidade, teor de impurezas, coloração e comprimento Pesa as fibras.

Executa o enfardamento das fibras selecionadas Armazena os fardos, para posterior transporte e encaminhamento a indústrias, em que as fibras de rami são usadas na fabricação de vários produtos, tais como tecidos, sacaria, tapeçaria, cordas e barbantes Pode enviar as folhas e os ponteiros do rami - subprodutos da cultura - para serem utilizados no preparo de rações para aves, animais e peixes.

Zela pela limpeza, segurança – principalmente na prevenção de incêndio -, higiene e organização da área de armazenagem Constrói pequenas estruturas agrícolas, como coberturas e barreiras de proteção diversas, artificiais ou naturais Executa manutenção básica em instalações, veículos, ferramentas, máquinas e equipamentos agrícolas Realiza limpeza, lubrificação, troca de óleo, revisão do sistema elétrico de trator, troca de rolamentos e correias de máquinas, e pequenos reparos em máquinas, equipamentos e veículos Requisita serviços de manutenção corretiva para máquinas, equipamentos e veículos, ao identificar suas falhas de funcionamento.

Trabalha com segurança, prevenindo acidentes e usando equipamentos de proteção individual, especialmente durante a colheita e a operação de máquinas.

Funções do cargo

O funcionário CBO 6222-15 deve tratar culturas de plantas fibrosas, plantar culturas de plantas fibrosas, classificar fibras, demonstrar competências pessoais, realizar atividades de colheita, preparar solo, realizar reparo e manutenção de máquinas e equipamentos.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores agrícolas na cultura de plantas fibrosas trabalham em propriedades agrícolas, como empregados ou por conta própria, sem supervisão, exceto para o trabalhador da cultura de algodão, que trabalha sob supervisão ocasional. Trabalham a céu aberto, durante o dia, organizados em equipe. No exercício de algumas atividades, estão sujeitos à exposição de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 6222-15

Para o exercício da ocupação de trabalhador na cultura de algodão, requer-se curso profissionalizante de cerca de duzentas horas-aula e experiência de um a dois anos, para o pleno desempenho das atividades. Para as demais ocupações, a qualificação é obtida no exercício do trabalho.

Atividades exercidas por um Trabalhador da cultura do rami CBO 6222-15

Um Trabalhador da cultura do rami (ou sinônimo) deve espalhar fibras de rami e sisal para secagem, demonstrar atenção no manuseio de máquinas, sulcar solo, transportar colheita, plantar mudas de sisal e rami, trocar óleo de motor de máquinas e equipamentos, revisar sistema elétrico de máquinas - trator, desmatar área de plantio, limpar máquinas e equipamentos, enfeixar fibras de rami e sisal, replantar culturas e sementes, selecionar mudas de rami e sisal, preparar venenos, trocar rolamentos de máquinas, pesar fibras, demonstrar sensibilidade ao meio ambiente, fechar sulco, construir estaleiro para secagem de sisal e rami, subsolar área, podar rami, irrigar cultura de rami, verificar nível de água e óleo de máquinas, separar rami e sisal segundo umidade, calibrar máquinas e equipamentos, revisar sistema hidráulico de máquinas - trator, auxiliar em planejamento de colheita, demonstrar resistência física, cercar área de plantio, lubrificar máquinas e equipamentos, separar rami e sisal segundo comprimento de fibras, trocar correias de máquinas, corrigir solo, separar fibra de rami e sisal segundo teor de impurezas, cortar rami e folha de sisal, arar solo para plantio, trabalhar em equipe, armazenar fibras, colher mudas de rami e sisal, substituir plataforma de máquinas, pulverizar inseticida, fazer curva de nível, definir espaçamento de plantio, extrair fibras de rami e sisal, demonstrar agilidade motora, separar rami e sisal segundo coloração de fibras, adubar solo, recolher amostra de solo para análise, capinar solo.

Cargos e salários CBO 6222-15 - Trabalhadores agrícolas na cultura de plantas fibrosas

Salário Trabalhador da Cultura do Rami

Trabalhador da Cultura do Rami: Brasil

  • 2
  • Brasil
  • 1.612 - 0
  • 44h
O profissional no cargo de Trabalhador da Cultura do Rami CBO 6222-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.612 e 0 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6222-15.
Salário Bagaceiro de Rami

Bagaceiro de Rami: Brasil

  • 2
  • Brasil
  • 1.612 - 0
  • 44h
O profissional no cargo de Bagaceiro de Rami CBO 6222-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.612 e 0 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6222-15.
Salário Batedor de Rami

Batedor de Rami: Brasil

  • 2
  • Brasil
  • 1.612 - 0
  • 44h
O profissional no cargo de Batedor de Rami CBO 6222-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.612 e 0 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6222-15.
Salário Carregador de Rami

Carregador de Rami: Brasil

  • 2
  • Brasil
  • 1.612 - 0
  • 44h
O profissional no cargo de Carregador de Rami CBO 6222-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.612 e 0 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6222-15.
Salário Cortador de Rami

Cortador de Rami: Brasil

  • 2
  • Brasil
  • 1.612 - 0
  • 44h
O profissional no cargo de Cortador de Rami CBO 6222-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.612 e 0 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6222-15.
Salário Cultivador de Rami - Conta Própria

Cultivador de Rami - Conta Própria: Brasil

  • 2
  • Brasil
  • 1.612 - 0
  • 44h
O profissional no cargo de Cultivador de Rami - Conta Própria CBO 6222-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.612 e 0 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6222-15.
Salário Cultivador de Rami - Exclusive Conta Própria e Empregador

Cultivador de Rami - Exclusive Conta Própria e Empregador: Brasil

  • 2
  • Brasil
  • 1.612 - 0
  • 44h
O profissional no cargo de Cultivador de Rami - Exclusive Conta Própria e Empregador CBO 6222-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.612 e 0 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6222-15.
Salário Fibreiro de Rami

Fibreiro de Rami: Brasil

  • 2
  • Brasil
  • 1.612 - 0
  • 44h
O profissional no cargo de Fibreiro de Rami CBO 6222-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.612 e 0 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6222-15.