CBO 5211-40 - Operadores do comércio em lojas e mercados - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5211-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores do comércio em lojas e mercados que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Atendente de lojas e mercados atende clientes em lojas e mercados, para venda de mercadorias Prepara-se para realizar as atividades, informando-se sobre novos produtos e promoções.
Descreve e demonstra a mercadoria ao cliente Calcula e informa ao cliente o valor a pagar Pode concretizar vendas por telefone, por e-mail ou por outro meio on-line.
Organiza as mercadorias em gôndolas e prateleiras Cumpre procedimentos da empresa, normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores do comércio em lojas e mercados CBO 5211-40 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5211-40
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Operadores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Atendente de lojas e mercados
O Atendente de lojas e mercados (ou similar) prepara-se para realizar as atividades, informando-se sobre as características de cada novo produto em venda Toma conhecimento da lista de alteração de preços e da lista de mercadorias em promoção.
Pode abastecer o balcão.
Pode tomar conhecimento de alguma alteração nas normas de comercialização da empresa Recebe o cliente em loja ou mercado, acolhendo-o e verificando o que ele deseja ou precisa comprar.
Pode indicar-lhe a localização de seções ou de mercadorias Descreve as mercadorias e explica as funcionalidades, vantagens e desvantagens de cada opção, para facilitar o processo de escolha do cliente.
No caso de produtos alimentícios, oferece ao cliente amostras para degustação.
Consulta, em sistema informatizado, a disponibilidade dos itens solicitados pelo cliente, no estoque Finaliza a venda, calculando e informando ao cliente o valor total a pagar.
Pode receber o valor em dinheiro, em cartão de crédito/ débito ou em outra forma de pagamento.
Emite nota ou cupom fiscal Pode embalar a mercadoria vendida, colocando-a em caixas ou embrulhando-a, para facilitar seu transporte ou manuseio pelo comprador Pode concretizar vendas por telefone, por e-mail ou por outro meio on-line, auxiliando o cliente na realização dos pedidos e dirimindo suas dúvidas.
Pode efetuar a troca de mercadorias para o cliente, seguindo orientação do encarregado Pode especializar-se na venda de determinado gênero de produtos e ser designado de acordo com a especialização Organiza as mercadorias em gôndolas, prateleiras, araras ou outros tipos de equipamento de exposição, para facilitar a visualização dos compradores.
Pode colocar etiqueta com preços de venda Examina as condições das mercadorias, em relação ao estado físico e, quando for o caso, ao prazo de validade.
Recolhe mercadorias fora de lugar Comunica, ao encarregado, a necessidade de reposição de mercadorias Zela pela limpeza do local de trabalho.
.
Funções
O funcionário CBO 5211-40 deve demonstrar produtos, atender clientes, controlar entrada e saída de mercadorias, vender produtos, comunicar-se, preparar mercadorias para venda, expor mercadorias nos pontos de venda, promover a venda de produtos, trabalhar com segurança, demonstrar competências pessoais.
Atividades exercidas por um Atendente de lojas e mercados CBO 5211-40
Um Atendente de lojas e mercados (ou sinônimo) deve contar mercadorias, avisar o cliente sobre promoções, trabalhar em equipe, contornar situações adversas, emitir pedidos, notas ou cupons fiscais, operar equipamentos, conduzir clientes até a mercadoria desejada, demonstrar flexibilidade, checar encomendas, registrar entrada e saída de mercadorias, sugerir opções de produtos, pesar mercadorias, etiquetar mercadorias, utilizar ferramentais manuais e utensílios, informar preços e formas de pagamento, conferir quantidade de mercadorias, demonstrar capacidade de comunicação verbal, manter livres os corredores de acesso e área de demarcação de extintores de incêndio, apresentar produtos, receber mercadorias, comunicar ao encarregado do setor sobre mercadorias próximas ao vencimento, demonstrar objetividade, fracionar mercadorias, organizar os produtos conforme leiaute da loja, cadastrar clientes, manusear objetos cortantes, alertar clientes sobre riscos, transportar mercadorias, preencher relatório de pesquisas de preços, colocar etiquetas nas gôndolas e ou prateleiras, recolher mercadorias violadas, fora de lugar ou com validade vencida, demonstrar capacidade retórica, informar o cliente sobre a entrega do produto, demonstrar habilidade sensorial - olfato, paladar, descrever qualidades e vantagens do produto, demonstrar dinamismo, comunicar ao encarregado sobre a necessidade de reposição de mercadorias, checar lista de alteração de preços, oferecer produtos para degustação, visitar concorrência, utilizar materiais descartáveis, lidar com diversidade, atender reclamações e sugestões dos clientes, aplicar noções básicas de enfermagem, abastecer balcão, orçar produtos para clientes, trocar mercadorias, oferecer produtos, demonstrar credibilidade, higienizar áreas de preparação, equipamentos e utensílios, solicitar manutenção de equipamentos, identificar as necessidades do cliente, encaminhar solicitações, participar da definição do leiaute dos pontos de venda, anotar pedidos, colher informações sobre as características e benefícios do produto, orientar clientes, usar equipamentos de proteção individual - epi, separar mercadorias para balanço, examinar condições das mercadorias - validade e estado físico, repor mercadorias nos pontos de venda, requisitar mercadorias, checar lista de mercadorias em promoção, zelar pela limpeza do ponto de exposição, arrumar mercadorias no depósito, descartar materiais de destinação adequada, lidar com o público, embalar mercadorias, transmitir confiança, estabelecer relacionamento com os clientes, informar tempo de garantia do produto.