CBO 5201-10 - Supervisores de vendas e de prestação de serviços - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5201-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de vendas e de prestação de serviços que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Supervisor de vendas comercial supervisiona equipe de vendas de comércio varejista ou atacadista Treina a equipe de vendedores, com relação ao atendimento de clientes, aos processos de vendas presencial e on-line e ao uso de sistemas informatizados.
Orienta e controla as atividades da equipe, para assegurar o cumprimento de metas e a observância dos procedimentos e da política de comercialização da empresa Coordena a equipe de trabalho, participando da admissão de novos vendedores, avaliando o desempenho e promovendo programas de capacitação Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de segurança no trabalho e preservação do meio ambiente.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de vendas e de prestação de serviços CBO 5201-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5201-10
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Supervisores de vendas e de prestação de serviços.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Supervisor de vendas comercial
O Supervisor de vendas comercial (ou similar) elabora documentos relacionados à promoção de vendas no atacado ou nos pontos de vendas (PDV) do varejo, conforme procedimentos de marketing e de vendas de várias categorias de produto Participa da montagem, da organização e do abastecimento do ponto de venda ou de distribuição, de acordo com o plano de comercialização.
Inspeciona mercadorias e produtos, de acordo com normas técnicas de qualidade e legislação vigente.
Treina a equipe de vendedores na abordagem aos compradores, utilizando técnicas de atendimento, seguindo rotinas de demonstração dos produtos e de orientação de uso Apresenta a oferta de produtos, de acordo com estratégias de comercialização e especificidades de cada item.
Informa os preços a serem praticados Orienta sobre a realização de vendas on-line.
Explica como realizar atendimento pós-venda.
Treina equipes de venda presencial e on-line no uso de sistemas informatizados de consulta a itens de estoque e a sistemas de emissão de pedidos e de notas fiscais Recebe, registra e encaminha solicitações de clientes de acordo com a natureza do pedido.
Registra e analisa reclamações, para levantar oportunidades de melhoria na área de vendas.
Participa da estimativa de necessidade de compra do estabelecimento, baseando-se no fluxo de vendas e no estoque existente de mercadorias, por tipo e qualidade desejados e quantidades indispensáveis Indica itens faltantes para a equipe de compras Providencia a contratação de vendedores e a compra de mercadorias nos períodos de variações sazonais.
Avalia e relata o resultado de campanhas promocionais Supervisiona a equipe de vendedores para o atingimento das metas Analisa relatórios de resultados do trabalho da equipe, verificando a necessidade de providências para aumento das vendas.
Orienta a equipe para otimizar tempo e recursos de trabalho Motiva a equipe para melhoria no atendimento ao cliente.
Monitora a observância dos procedimentos e da política de comercialização da empresa Coordena a equipe de vendas de mercadorias, requisitando vagas à administração, participando de recrutamento, seleção e treinamento de novos vendedores, integrando os novos vendedores à equipe, avaliando o desempenho de cada membro da equipe, solicitando demissão de vendedores, premiando membros da equipe, e promovendo programas de capacitação.
Funções
O funcionário CBO 5201-10 deve relacionar-se com clientes internos, demonstrar competências pessoais, planejar vendas - produtos e serviços, coletar indicadores do mercado consumidor, recrutar profissionais de vendas - produtos e serviços, atender clientes - pré e pós-venda, supervisionar rotina da equipe de vendas.
Atividades exercidas por um Supervisor de vendas comercial CBO 5201-10
Um Supervisor de vendas comercial (ou sinônimo) deve acompanhar tempo e qualidade da execução do serviço, demonstrar conhecimento do produto, participar de feiras relacionadas a área, programar agenda dos vendedores, elaborar planos estratégicos para introdução de novos produtos, analisar as necessidades do cliente, participar de licitações de órgãos públicos, assistir o vendedor na venda direta ao cliente e consumidor, solicitar aplicação de advertências disciplinares, orientar a equipe para otimizar tempo e recursos de trabalho, demonstrar educação, demonstrar produtos e ou serviços, esclarecer dúvidas sobre a venda do produto, indicar candidatos às vagas existentes, agir com dinamismo, agir com otimismo, acompanhar entrega do produto junto a expedição, ouvir, reciclar equipe de trabalho, administrar diferenças, definir áreas geográficas de atuação da equipe, requisitar material de divulgação, contatar o setor de logística para programação de entrega, negociar premiações para equipe com a diretoria, informar aos clientes serviços de assistência técnica e garantia, agir com espírito de equipe, negociar espaço publicitário, agir com motivação, identificar novos mercados consumidores, utilizar noções de informática, expressar-se, dar provas de organização, resolver problemas de entrega de produtos, solicitar novos funcionários a administração, dar provas de responsabilidade, promover membros da equipe, avaliar desempenho da equipe com o superior, entrevistar candidatos, distribuir cotas e ou metas mensais de venda, divulgar ações promocionais aos funcionários, demonstrar espírito de liderança, encaminhar clientes ao setor competente, acompanhar cadastramento do cliente, supervisionar a frequência da equipe, motivar a equipe para melhoria no atendimento ao cliente e consumidor, opinar sobre currículos de candidatos, apresentar a gerência as metas atingidas pela equipe, manter sigilo profissional, priorizar faturamento de pedidos para clientes especiais, dimensionar ação futura de vendas da equipe, contratar espaço para expor produtos, demonstrar empatia, filtrar informações do cliente para melhorar serviços, treinar novos funcionários, verificar apresentação pessoal da equipe, sugerir incremento de produtos, criar ações promocionais aos clientes, demonstrar honestidade, incentivar a qualidade do atendimento ao cliente e consumidor, predeterminar funções da equipe no local de trabalho, ler publicações especializadas da área, direcionar produtos e ou serviços para mercados específicos, integrar novos funcionários a equipe, elaborar escalas de plantão da equipe, contatar a tesouraria para problemas de créditos, premiar a equipe para melhorar os resultados, dar provas de equilíbrio emocional, promover reuniões periódicas com a equipe, analisar ações das empresas concorrentes, demonstrar criatividade, analisar relatórios da equipe, analisar resultados da equipe, realocar funcionários.