CBO 5151-15 - Parteira leiga
Entenda o que fazem os trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Parteira leiga e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Parteira leiga
Presta assistência ao parto domiciliar e proporciona cuidados e atenção humanizada às gestantes, às parturientes e aos recém-nascidos. Fornece informações à gestante sobre alimentação, cuidados com seu corpo e com sua saúde. Incentiva a gestante a fazer o pré-natal e monitora as mudanças na sua saúde física e emocional. Após o parto, zela pelo bem-estar da mãe e do bebê. Orienta a mãe a amamentar. Informa à família sobre vacinas e sobre cuidados com o bebê. Cumpre normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Presta informações à gestante sobre alimentação e sobre cuidados com seu corpo e com sua saúde, durante a gestação.
Incentiva a gestante a fazer o pré-natal em um serviço de saúde. Pode acompanhá-la durante as consultas de pré-natal.
Acompanha a gestante durante a gravidez, monitorando as mudanças na sua saúde física e emocional. Examina a evolução da gestação, ouvindo os sons do coração do bebê, verificando a temperatura e o peso da gestante, averiguando se ela está com anemia, entre outras condições.
Na preparação do parto, desinfeta as mãos, higieniza o local e esteriliza o material. Ajuda a gestante a encontrar posições físicas que facilitem o parto.
Faz exame de toque para constatar a posição do bebê. Pode encaminhar a gestante para um serviço de saúde quando considerar o parto de alto risco para a vida da mãe ou do bebê.
Realiza o parto, cortando cordão umbilical e observando a saída da placenta. Limpa a mãe.
Apara, limpa e aquece o bebê. Faz exame geral e pesa o bebê.
Após o parto, cuida do bem-estar da mãe e do bebê.
Orienta a mãe a amamentar, da forma mais confortável para ela e para o bebê.
Informa à família sobre cuidados com o bebê e sobre o calendário de vacinas estabelecido pelo Ministério da Saúde. Pode providenciar o preenchimento da Declaração de Nascido Vivo (DNV), para que a família possa registrar o bebê.
Atende às necessidades emocionais da mãe, encaminhando-a aos serviços de saúde no caso de depressão pós-parto.
Aplica saberes e práticas tradicionais, usando ervas e outras plantas medicinais.
Zela pela limpeza e esterilização do material e dos instrumentos de trabalho. Faz descarte de lixo e destinação ambientalmente adequada de resíduos. Usa luvas descartáveis, avental plástico, entre outros itens para sua proteção.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - REPRODUÇÃO E O CORPO DA MULHER | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 3 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 3 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES PREVENTIVAS | 4 | 5 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | BOAS PRÁTICAS NA ÁREA DE SAÚDE | 4 | 5 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | MEDIDAS DE HIGIENE E ASSEPSIA | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - ACOMPANHAMENTO DA GRAVIDEZ: CONTROLE DAS MEDIDAS, BATIMENTOS CARDÍACOS, POSIÇÃO E OUTROS SINAIS DO BEBÊ | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - ACOMPANHAMENTO DA GRAVIDEZ: CONTROLE DE PESO, PRESSÃO, TEMPERATURA E OUTRAS CONDIÇÕES DA GESTANTE | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - COMPLICAÇÕES DA GRAVIDEZ E ABORTAMENTO | 3 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - CUIDADOS NA GESTAÇÃO, PARTO E PUERPÉRIO | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - MATERIAIS E CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA UM PARTO SEGURO | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - O USO DE PLANTAS MEDICINAIS | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS EM CASO DE EMERGÊNCIA EM PARTOS | 3 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DO PARTO | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA (ESPECIFICAR:...) - ALIMENTAÇÃO DA MÃE E DO BEBÊ: ALEITAMENTO MATERNO | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | REGISTROS E INFORMAÇÕES EM SAÚDE | 3 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SERVIÇOS DE VACINAÇÃO | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - ESTRUTURA, PRINCÍPIOS E COMO FUNCIONA | 4 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE COLETIVA (ESPECIFICAR:...) - DIREITOS SEXUAIS E DIREITOS REPRODUTIVOS | 2 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE COLETIVA (ESPECIFICAR:...) - DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS | 2 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE COLETIVA (ESPECIFICAR:...) - PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO DE NASCIDO VIVO (DNV) | 4 | 4 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - TRABALHO SOB PRESSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 4 |
Condições de Trabalho
Em sua maioria, são empregados formais com carteira assinada, ou autônomos que atuam no ramo da saúde e serviço social. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente e ocasional em horários diurnos e em rodízio de turnos. Trabalham em local fechado ou a céu aberto, dependendo da necessidade. Frequentemente são expostos às variações de temperatura, materiais tóxicos, doenças contagiosas e risco de acidentes com materiais perfurocortantes.Exigências do mercado de trabalho
O exercício profissional requer ensino fundamental, além de curso profissionalizante com duração de duzentas a quatrocentas horas- aula. O ensino fundamental também é desejável para o agente indígena de saúde e agente indígena de saneamento, que muitas vezes, dependendo da região ou da distância de centros urbanos, não possuem nenhuma escolaridade formal. Os profissionais da saúde indígena são preparados com cursos profissionalizantes com carga horária acima de quatrocentas horas-aula. A principal característica do agente comunitário de saúde, do visitador sanitário, do agente indígena de saúde e do agente indígena de saneamento é a capacidade de relações interpessoais, mobilizada no trabalho de orientação junto à comunidade, no que se refere à saúde e prevenção de doenças. Na ocupação Agentes de Combate às Endemias, requer primeiro grau concluído com nenhuma experiência profissional e nenhum cursos de qualificação para o exercício da ocupação.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- socorrer vítima;
- participar de campanhas preventivas;
- assistir pacientes;
- realizar partos - pegar criança;
- visitar domicílios;
- orientar a comunidade para promoção da saúde;
- demonstrar competências pessoais;
- demonstrar paciência;
- desinfetar as mãos;
- demonstrar capacidade de organizar o tempo;
- demonstrar segurança;
- demonstrar capacidade de conquistar a confiança;
- demonstrar auto controle;
- esterilizar material;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- aparar o bebê;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- demonstrar capacidade de saber ouvir;
- demonstrar coordenação motora;
- limpar a mãe-parturiente;
- preparar material para o parto;
- fazer curativos;
- demonstrar capacidade de conviver com doenças e morte;
- aquecer o bebê;
- encaminhar para serviço de saúde;
- orientar sobre gravidez, parto e pós-parto;
- demonstrar capacidade de observação;
- examinar posição do bebê;
- participar de cursos de capacitação;
- demonstrar capacidade de identificar limites;
- preparar local para o parto;
- orientar sobre administração de medicação;
- orientar família sobre alimentação;
- orientar sobre cuidados com o bebê;
- demonstrar capacidade de respeitar cultura, tradição, costumes e crenças;
- demonstrar capacidade de administrar conflitos;
- cortar cordão umbilical;
- usar e.p.i.;
- demonstrar liderança;
- demonstrar capacidade de impor respeito;
- realizar exame de toque;
- demonstrar respeito às pessoas;
- demonstrar capacidade de lidar com estresse;
- acompanhar evolução da gestação;
- limpar o bebê;
- orientar família sobre vacinas;
- tirar placenta - desocupar a mãe;
- demonstrar capacidade de estabelecer prioridades;
- realizar assepsia;
Divisões de categorias profissionais do CBO 5151-15
CBO 5151-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de parteira leiga que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
-
- Trabalhadores dos serviços
-
-
- Trabalhadores dos serviços de saúde
-
-
-
-
- Trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 5151-15 - Trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 515115 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 515115 em todos os estados e cidades do Brasil.