CBO 5134-35 - Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5134-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Atendente de lanchonete recepciona e atende clientes em lanchonete ou estabelecimento similar, providenciando a preparação de lanches - quentes ou frios -, salgados, sucos, café ou outras pequenas refeições solicitadas Organiza a estrutura de apoio, preparando o mise em place.
Pode encaminhar os pedidos do cliente para preparo ou assumir a preparação Mantém a limpeza, a higienização e a conservação da lanchonete Controla o estoque de produtos.
Cumpre os procedimentos técnicos de higiene e boas práticas nos serviços de alimentação e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-35 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-35
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Atendente de lanchonete
O Atendente de lanchonete (ou similar) organiza o ambiente, preparando o mise em place Arruma os utensílios e os equipamentos para a realização dos serviços.
Verifica se as mesas e o balcão estão limpos.
Confere se os produtos, para preparação das pequenas refeições, estão disponíveis, de acordo com o cardápio Abastece as máquinas de refrigerante.
Coloca bebidas para gelar Pode colocar alimentos em expositores climatizados.
Acolhe e recepciona o cliente, acompanhando-o à mesa ou lhe indicando um lugar no balcão.
Fornece o cardápio ao cliente, prestando-lhe informações sobre as bebidas e os pratos oferecidos Anota os pedidos, podendo encaminhá-los para preparo ou assumir a preparação.
Prepara o prato e a bebida, de acordo com as receitas dos itens constantes no cardápio.
Prepara sanduíche, hambúrguer, salada de frutas ou outro alimento, usando processador de alimentos, chapa, fritadeira ou outro equipamento Prepara milk shake, café, chá, suco ou outra bebida, usando extrator de suco, centrífuga de frutas, cafeteira, liquidificador ou outro equipamento Coloca prato, talheres, copo, guardanapo, condimentos e saleiro sobre a mesa ou balcão.
Transporta, em bandeja, e serve a refeição Pode acondicionar alimento e bebida para viagem Fornece a conta quando solicitada, podendo também realizar o recebimento do valor devido.
Limpa mesas, balcões e assentos para acomodar um novo cliente Empilha pratos, talheres, copos e utensílios sujos e os leva para lavar ou para o descarte apropriado.
Após o término do horário de atendimento, recolhe utensílios e equipamentos utilizados Mantém a limpeza, a higienização e a conservação do espaço da lanchonete, das louças, dos utensílios, das bandejas e dos equipamentos Pode operar máquina de lavar louça.
Arruma as cadeiras e as mesas Guarda produtos Organiza equipamentos e utensílios.
Armazena os alimentos e as bebidas, conforme critérios de segurança alimentar Controla o estoque de produtos, verificando a necessidade de reposição Recebe as mercadorias compradas, conferindo os itens.
Pode solicitar serviço de manutenção das máquinas e dos equipamentos da lanchonete Descarta resíduos e sobras, de acordo com as regras do local.
Funções
O funcionário CBO 5134-35 deve desmontar praça, demonstrar competências pessoais, higienizar utensílios e equipamentos, organizar o trabalho, preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc, atender o cliente, montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar, servir o cliente.
Atividades exercidas por um Atendente de lanchonete CBO 5134-35
Um Atendente de lanchonete (ou sinônimo) deve guardar produtos, verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos, inventariar bebidas consumidas, servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê, limpar equipamentos, demonstrar criatividade, fornecer informações ao cliente, limpar prataria, descongelar alimentos, aquecer alimentos, servir charutos, limpar o chão, guardar louças, copos e/ou prataria, repor bebidas, destinar o lixo, repor material de apoio, desmontar o bufê - buffet, preparar couvert, fazer porções para viagem, demonstrar atenção focada, receber contas, escolher louça, servir pratos, pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar, lavar utensílios, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, selecionar enxoval de copos, forrar bandeja, administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas, organizar espaço, substituir cinzeiros, colocar bebidas para gelar, demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, servir chá, licores e digestivos, selecionar produtos - limpeza e outros, substituir cobre-manchas, demonstrar proatividade, cortar frutas para decoração, secar louça e/ou prataria, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, cumprir normas e procedimentos sanitários, checar conta, desmontar mesas, servir café, encaminhar pedidos para cozinha e bar, ouvir atentamente - saber ouvir, tirar toalhas, recepcionar cliente, servir bebidas, preparar sorvetes, milk shakes e chantilly, limpar bandejas e carrinho, demonstrar discreção, controlar sobras e perdas, demonstrar equilíbrio emocional, selecionar alimentos e bebidas, servir aperitivos, contornar situações adversas, controlar acesso de pessoas, preparar bebidas - sucos, coquetéis, drinques, aperitivos etc, dobrar guardanapos, preparar sanduíches, trabalhar em equipe, retirar restos de comida, selecionar utensílios, demonstrar cordialidade, limpar balcão e bancada, trazer conta, acompanhar cliente a mesa, demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool, entregar cardápio, observar apresentação dos pratos, dar sugestões, preparar frutas, retirar louça e prataria da máquina de lavar, providenciar gelo, demonstrar capacidade de comunicação, limpar mesa, demonstrar dinamismo, atender reclamações do cliente, demonstrar acuidade sensorial, preparar café, organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place, servir sobremesas, verificar estoque de bebidas e/ou alimentos, trabalhar sob pressão, inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa, descrever pratos e produtos oferecidos, acomodar cliente, checar pedido antes de servir, observar ponto de cozimento dos alimentos, preparar saladas, informar previsão de tempo de espera, separar lixo, recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas, esterilizar instrumentos e materiais, conferir ordem de serviço, montar mesa, bandeja, balcão e bar, montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal, tirar pedido, demonstrar capacidade de organização, requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza, questionar as preferências do cliente.