CBO 4221-20 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Recepcionista de hotel realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.
Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista de hotel
O Recepcionista de hotel (ou similar) planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.
Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.
Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.
Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.
Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.
Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.
Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.
No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.
Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções
O funcionário CBO 4221-20 deve organizar informações a serem prestadas, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, comunicar-se, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, demonstrar competências pessoais, observar normas internas de segurança, planejar o cotidiano, agendar serviços, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros.
Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20
Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve solicitar a avaliação do desempenho do hotel, demonstrar respeito mútuo, conferir documentos com identificação, acolher o cliente e passageiro, interagir com os outros departamentos, registrar acompanhantes, demonstrar pró atividade, planejar o dia seguinte, demonstrar eficiência, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, imprimir relatórios de controle, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, bloquear apartamento, demosntrar iniciativa, realizar câmbio de moedas, demonstrar autonomia, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, efetuar cobrança no show, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, oferecer auxílio para a bagagem, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, auxiliar o cliente com informações financeiras, avisar o concierge da chegada do hóspede, organizar materiais de trabalho, agir com bom senso, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, distribuir jornais, revistas, flores etc., atender o cliente com informações precisas, anunciar a chegada do cliente, providenciar solicitações de reservas especiais, circular informações internas, propor associação de programas de fidelidade, demonstrar paciência, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, encerrar a conta no sistema, demonstrar empatia, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar entusiasmo, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, anotar telefonemas e recados, emitir notas fiscais e recibos, emitir extrato de contas, demonstrar senso de organização, agendar reservas / consultas dos clientes, coordenar equipe, efetuar acertos em contas, fornecer serviço de cofre, preparar o mise-en-place, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, encaminhar o cliente para os diversos setores, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, emitir o cartão de liberação de saída, participar de reuniões na troca de turnos, averiguar horário de saída dos grupos, transmitir recados e fax, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, demonstrar interesse, guardar volumes de prestadores de serviços, fornecer informações meteorológicas, encerrar o pos - point of sale, averiguar agenda semanal de eventos, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, oferecer transporte ao cliente, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, demonstrar espírito de equipe, lançar despesas em contas, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, identificar o espaço físico da empresa, ouvir com atenção, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, solicitar o serviço de manobrista, distribuir malotes, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, receber pagamentos, acionar alarme de segurança em caso de assalto, pedir forma de garantia de pagamento, fechar contas masters, demonstrar conhecimentos de informática, auxiliar o hóspede com atendimento médico, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, verificar cadastro e reserva, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, atualizar conta, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários.