CBO 4221-20 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Recepcionista de hotel realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.

Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista de hotel

O Recepcionista de hotel (ou similar) planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.

Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.

Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.

Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.

Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.

Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.

Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.

No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.

Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções

O funcionário CBO 4221-20 deve organizar informações a serem prestadas, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, comunicar-se, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, demonstrar competências pessoais, observar normas internas de segurança, planejar o cotidiano, agendar serviços, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros.

Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20

Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve solicitar a avaliação do desempenho do hotel, demonstrar respeito mútuo, conferir documentos com identificação, acolher o cliente e passageiro, interagir com os outros departamentos, registrar acompanhantes, demonstrar pró atividade, planejar o dia seguinte, demonstrar eficiência, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, imprimir relatórios de controle, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, bloquear apartamento, demosntrar iniciativa, realizar câmbio de moedas, demonstrar autonomia, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, efetuar cobrança no show, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, oferecer auxílio para a bagagem, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, auxiliar o cliente com informações financeiras, avisar o concierge da chegada do hóspede, organizar materiais de trabalho, agir com bom senso, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, distribuir jornais, revistas, flores etc., atender o cliente com informações precisas, anunciar a chegada do cliente, providenciar solicitações de reservas especiais, circular informações internas, propor associação de programas de fidelidade, demonstrar paciência, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, encerrar a conta no sistema, demonstrar empatia, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar entusiasmo, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, anotar telefonemas e recados, emitir notas fiscais e recibos, emitir extrato de contas, demonstrar senso de organização, agendar reservas / consultas dos clientes, coordenar equipe, efetuar acertos em contas, fornecer serviço de cofre, preparar o mise-en-place, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, encaminhar o cliente para os diversos setores, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, emitir o cartão de liberação de saída, participar de reuniões na troca de turnos, averiguar horário de saída dos grupos, transmitir recados e fax, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, demonstrar interesse, guardar volumes de prestadores de serviços, fornecer informações meteorológicas, encerrar o pos - point of sale, averiguar agenda semanal de eventos, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, oferecer transporte ao cliente, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, demonstrar espírito de equipe, lançar despesas em contas, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, identificar o espaço físico da empresa, ouvir com atenção, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, solicitar o serviço de manobrista, distribuir malotes, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, receber pagamentos, acionar alarme de segurança em caso de assalto, pedir forma de garantia de pagamento, fechar contas masters, demonstrar conhecimentos de informática, auxiliar o hóspede com atendimento médico, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, verificar cadastro e reserva, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, atualizar conta, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários.

Cargos e salários CBO 4221-20 - Recepcionistas

Salário Recepcionista de Hotel Campina Grande

Recepcionista de Hotel: Campina Grande, PB

  • 59
  • Campina Grande, PB
  • 1.410 - 1.870
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Campina Grande - PB, ganha entre 1.410 e 1.870 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 59 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Maringá

Recepcionista de Hotel: Maringá, PR

  • 239
  • Maringá, PR
  • 1.727 - 2.497
  • 42h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 1.727 e 2.497 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 239 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Pato Branco

Recepcionista de Hotel: Pato Branco, PR

  • 28
  • Pato Branco, PR
  • 1.629 - 2.298
  • 38h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Pato Branco - PR, ganha entre 1.629 e 2.298 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 28 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Rio de Janeiro

  • 4.038
  • Rio de Janeiro
  • 1.759 - 2.804
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 1.759 e 2.804 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.038 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Florianópolis

Recepcionista de Hotel: Florianópolis, SC

  • 1.282
  • Florianópolis, SC
  • 2.066 - 3.392
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 2.066 e 3.392 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.282 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel São Luís

Recepcionista de Hotel: São Luís, MA

  • 142
  • São Luís, MA
  • 1.509 - 2.237
  • 42h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 1.509 e 2.237 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 142 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Amazonas

  • 392
  • Amazonas
  • 1.562 - 2.419
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Amazonas, ganha entre 1.562 e 2.419 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 392 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Brasília

Recepcionista de Hotel: Brasília, DF

  • 648
  • Brasília, DF
  • 1.744 - 2.971
  • 42h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.744 e 2.971 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 648 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Rondonópolis

Recepcionista de Hotel: Rondonópolis, MT

  • 233
  • Rondonópolis, MT
  • 1.426 - 2.017
  • 41h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Rondonópolis - MT, ganha entre 1.426 e 2.017 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 233 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Minas Gerais

  • 5.509
  • Minas Gerais
  • 1.578 - 2.367
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.578 e 2.367 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.509 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Distrito Federal

  • 648
  • Distrito Federal
  • 1.744 - 2.971
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Distrito Federal, ganha entre 1.744 e 2.971 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 648 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Goiânia

Recepcionista de Hotel: Goiânia, GO

  • 555
  • Goiânia, GO
  • 1.535 - 2.270
  • 42h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.535 e 2.270 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 555 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Manaus

Recepcionista de Hotel: Manaus, AM

  • 332
  • Manaus, AM
  • 1.610 - 2.438
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 1.610 e 2.438 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 332 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Pará

  • 1.031
  • Pará
  • 1.436 - 2.041
  • 42h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Pará, ganha entre 1.436 e 2.041 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.031 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Salvador

Recepcionista de Hotel: Salvador, BA

  • 572
  • Salvador, BA
  • 1.597 - 2.515
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 1.597 e 2.515 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 572 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Vila Velha

Recepcionista de Hotel: Vila Velha, ES

  • 96
  • Vila Velha, ES
  • 1.497 - 2.099
  • 42h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Vila Velha - ES, ganha entre 1.497 e 2.099 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 96 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Belém

Recepcionista de Hotel: Belém, PA

  • 277
  • Belém, PA
  • 1.406 - 1.970
  • 40h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 1.406 e 1.970 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 277 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Ceará

  • 977
  • Ceará
  • 1.520 - 2.303
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Ceará, ganha entre 1.520 e 2.303 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 977 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.