CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-20 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.
Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
- Trabalhadores de informações ao público.
- Recepcionistas.
O que faz um Recepcionista de hotel
O Recepcionista de hotel CBO 4221-20 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.
Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.
Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.
Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.
Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.
Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.
Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.
No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.
Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-20 deve fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, demonstrar competências pessoais, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, agendar serviços, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, observar normas internas de segurança, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, organizar informações a serem prestadas, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-20
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20
Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve circular informações internas, oferecer transporte ao cliente, lançar despesas em contas, receber pagamentos, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, propor associação de programas de fidelidade, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, emitir notas fiscais e recibos, emitir extrato de contas, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, transmitir recados e fax, guardar volumes de prestadores de serviços, acolher o cliente e passageiro, efetuar cobrança no show, agir com bom senso, imprimir relatórios de controle, atualizar conta, emitir o cartão de liberação de saída, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, solicitar o serviço de manobrista, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar paciência, anotar telefonemas e recados, demonstrar interesse, atender o cliente com informações precisas, verificar cadastro e reserva, identificar o espaço físico da empresa, fechar contas masters, pedir forma de garantia de pagamento, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, planejar o dia seguinte, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, averiguar agenda semanal de eventos, bloquear apartamento, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, demonstrar senso de organização, demonstrar autonomia, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, realizar câmbio de moedas, auxiliar o cliente com informações financeiras, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, agendar reservas / consultas dos clientes, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar pró atividade, anunciar a chegada do cliente, demosntrar iniciativa, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, averiguar horário de saída dos grupos, ouvir com atenção, preparar o mise-en-place, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, demonstrar respeito mútuo, distribuir jornais, revistas, flores etc., encerrar o pos - point of sale, providenciar solicitações de reservas especiais, demonstrar entusiasmo, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, distribuir malotes, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, efetuar acertos em contas, demonstrar espírito de equipe, fornecer informações meteorológicas, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, oferecer auxílio para a bagagem, demonstrar conhecimentos de informática, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, registrar acompanhantes, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, conferir documentos com identificação, demonstrar eficiência, demonstrar empatia, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, acionar alarme de segurança em caso de assalto, participar de reuniões na troca de turnos, coordenar equipe, encerrar a conta no sistema, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, organizar materiais de trabalho, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, encaminhar o cliente para os diversos setores, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, fornecer serviço de cofre, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, avisar o concierge da chegada do hóspede, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., auxiliar o hóspede com atendimento médico, interagir com os outros departamentos.