CBO 4221-10 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Recepcionista de consultório médico ou dentário realiza procedimentos de recepção e de atendimento aos pacientes de consultórios e de centros médicos ou odontológicos Planeja a rotina, organizando o ambiente da recepção.
Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Organiza e administra o cadastro de pacientes Agenda consulta ou cirurgia, sob orientação de médico ou dentista.
Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Cumpre normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista de consultório médico ou dentário
O Recepcionista de consultório médico ou dentário (ou similar) planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e limpo e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Averígua a ocorrência de eventos com participação do médico ou dentista.
Pode acionar serviço de higienização.
Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Verifica o cadastro do paciente e o horário agendado para atendimento.
Fornece informações sobre os serviços de atendimento médico ou odontológico a pacientes e a seus acompanhantes Anuncia a chegada do paciente ao médico ou dentista.
Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.
Atende à solicitação do médico ou dentista para agendamento de consulta para o paciente Pode agendar cirurgia, consultando mapas de internação cirúrgica e fazendo contato com convênios médicos e hospitais, sob orientação do médico ou dentista.
Efetua acertos em contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos.
Recebe, registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o médico ou dentista Organiza arquivo de documentos físicos ou digitais.
Organiza a distribuição de correspondências, encomendas e entregas Opera sistemas informatizados de controle de serviços prestados e de cadastro de pacientes e fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle.
Consulta banco de dados Interage e comunica-se com médicos e dentistas e com os encarregados pelos serviços de segurança e administração do consultório ou centro médico ou odontológico.
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Funções
O funcionário CBO 4221-10 deve fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, comunicar-se, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, demonstrar competências pessoais, observar normas internas de segurança, agendar serviços, planejar o cotidiano.
Atividades exercidas por um Recepcionista de consultório médico ou dentário CBO 4221-10
Um Recepcionista de consultório médico ou dentário (ou sinônimo) deve acionar alarme de segurança em caso de assalto, fornecer serviço de cofre, imprimir listagem de pacientes internados, demonstrar senso de organização, demonstrar conhecimentos de informática, acionar serviço de higienização, encaminhar o cliente para os diversos setores, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, agir com bom senso, verificar cadastro e reserva, atender o cliente com informações precisas, demonstrar autonomia, intermediar na obtenção de autorizações dos convênios, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, pré-cadastrar o cliente, anotar telefonemas e recados, distribuir malotes, demonstrar pró atividade, ouvir com atenção, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, registrar acompanhantes, demonstrar eficiência, distribuir jornais, revistas, flores etc., guardar volumes de prestadores de serviços, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, coordenar equipe, transmitir recados e fax, oferecer transporte ao cliente, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, demonstrar respeito mútuo, entregar o crachá de visitante na entrada, imprimir relatórios de controle, demonstrar interesse, circular informações internas, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, organizar materiais de trabalho, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, solicitar o serviço de manobrista, providenciar solicitações de reservas especiais, organizar malotes, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, verificar mapa de internação cirúrgico, oferecer auxílio para a bagagem, identificar o espaço físico da empresa, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, acolher o cliente e passageiro, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, verificar o pedido de internação, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, demonstrar espírito de equipe, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, participar de reuniões na troca de turnos, demosntrar iniciativa, demonstrar empatia, avisar a enfermagem da chegada do paciente, planejar o dia seguinte, agendar reservas / consultas dos clientes, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, demonstrar entusiasmo, bloquear apartamento, internar o paciente, emitir notas fiscais e recibos, pedir forma de garantia de pagamento, demonstrar paciência, receber pagamentos, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, averiguar agenda semanal de eventos, interagir com os outros departamentos, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, anunciar a chegada do cliente.