CBO 4221-10 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4221-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Recepcionista de consultório médico ou dentário realiza procedimentos de recepção e de atendimento aos pacientes de consultórios e de centros médicos ou odontológicos Planeja a rotina, organizando o ambiente da recepção.

Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Organiza e administra o cadastro de pacientes Agenda consulta ou cirurgia, sob orientação de médico ou dentista.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Cumpre normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-10 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-10

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista de consultório médico ou dentário

O Recepcionista de consultório médico ou dentário (ou similar) planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e limpo e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Averígua a ocorrência de eventos com participação do médico ou dentista.

Pode acionar serviço de higienização.

Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Verifica o cadastro do paciente e o horário agendado para atendimento.

Fornece informações sobre os serviços de atendimento médico ou odontológico a pacientes e a seus acompanhantes Anuncia a chegada do paciente ao médico ou dentista.

Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Atende à solicitação do médico ou dentista para agendamento de consulta para o paciente Pode agendar cirurgia, consultando mapas de internação cirúrgica e fazendo contato com convênios médicos e hospitais, sob orientação do médico ou dentista.

Efetua acertos em contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos.

Recebe, registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o médico ou dentista Organiza arquivo de documentos físicos ou digitais.

Organiza a distribuição de correspondências, encomendas e entregas Opera sistemas informatizados de controle de serviços prestados e de cadastro de pacientes e fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle.

Consulta banco de dados Interage e comunica-se com médicos e dentistas e com os encarregados pelos serviços de segurança e administração do consultório ou centro médico ou odontológico.

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Funções

O funcionário CBO 4221-10 deve agendar serviços, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, planejar o cotidiano, organizar informações a serem prestadas, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, observar normas internas de segurança, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros.

Atividades exercidas por um Recepcionista de consultório médico ou dentário CBO 4221-10

Um Recepcionista de consultório médico ou dentário (ou sinônimo) deve fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, demosntrar iniciativa, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, fornecer serviço de cofre, identificar o espaço físico da empresa, planejar o dia seguinte, bloquear apartamento, intermediar na obtenção de autorizações dos convênios, avisar a enfermagem da chegada do paciente, ouvir com atenção, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar respeito mútuo, oferecer auxílio para a bagagem, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, pedir forma de garantia de pagamento, imprimir relatórios de controle, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, agir com bom senso, encaminhar o cliente para os diversos setores, averiguar agenda semanal de eventos, agendar reservas / consultas dos clientes, organizar materiais de trabalho, coordenar equipe, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, solicitar o serviço de manobrista, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, verificar mapa de internação cirúrgico, internar o paciente, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, oferecer transporte ao cliente, acolher o cliente e passageiro, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, acionar serviço de higienização, demonstrar autonomia, demonstrar senso de organização, distribuir jornais, revistas, flores etc., anotar telefonemas e recados, demonstrar conhecimentos de informática, circular informações internas, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, demonstrar pró atividade, acionar alarme de segurança em caso de assalto, pré-cadastrar o cliente, demonstrar eficiência, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, distribuir malotes, anunciar a chegada do cliente, guardar volumes de prestadores de serviços, organizar malotes, demonstrar entusiasmo, registrar acompanhantes, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, providenciar solicitações de reservas especiais, entregar o crachá de visitante na entrada, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, demonstrar paciência, demonstrar espírito de equipe, verificar cadastro e reserva, emitir notas fiscais e recibos, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, atender o cliente com informações precisas, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar interesse, transmitir recados e fax, receber pagamentos, imprimir listagem de pacientes internados, interagir com os outros departamentos, verificar o pedido de internação, demonstrar empatia, participar de reuniões na troca de turnos.

Cargos e salários CBO 4221-10 - Recepcionistas

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