CBO 4213-10 - Cobradores - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4213-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de cobradores que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Cobradores CBO 4213-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4213-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Cobradores.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
demonstrar competências pessoais, atualizar cadastro, comunicar-se com devedor, preparar cobrança, registrar histórico da ação de cobrança, informar ao devedor, cobrar valores devidos, identificar cobranças indevidas.
Atividades
identificar-se ao devedor, acompanhar cumprimento do acordo formalizado, confirmar improcedência da cobrança, operar meios eletrônicos, contatar fiador ou avalista, operar sistema de telefonia, elaborar relatório de encerramento da cobrança, verificar prioridade do débito para o devedor, informar sobre sanções do não cumprimento do acordo, demonstrar capacidade de negociação, encaminhar processo ao departamento jurídico, notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito, verificar veracidade do comprovante do pagamento, demonstrar disciplina, demonstrar desinibição, registrar ações realizadas no contato com devedor, verificar situação financeira do devedor, localizar pagamento efetuado, levantar informações sobre o devedor, demonstrar paciência, consultar guias de cep - código de endereçamento postal, informar locais de pagamento, demonstrar ambição, apresentar para o devedor títulos devidos, informar devedor sobre o débito, confrontar cadastro com coleta de informações, coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações, levantar informações junto a vizinhança e local de trabalho, transmitir confiança, demonstrar segurança, demonstrar disposição para viagem, receber outros bens em troca das dívidas, analisar histórico creditício do devedor, informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito, demonstrar capacidade de observação, suspender cobrança até o prazo acordado, recuperar mercadorias não pagas, registrar informações da negociação, analisar razões da inadimplência, levantar hipóteses de fraude, definir estratégias de cobrança, consultar pessoas dadas como referência ou como fiador, informar devedor sobre as conseqüências da inadimplência, analisar faixa de atraso, valor e região, lidar com conflitos, informar sobre campanhas de desconto, demonstrar dinamismo, solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito, encaminhar títulos ao cartório, identificar o responsável pelo pagamento da dívida, demonstrar postura profissional, verificar fatos geradores da dívida, pesquisar informações omissas no cadastro, analisar títulos e documentos de cobrança, conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida, consultar legislação - código civil, comercial e do consumidor, demonstrar capacidade de persuasão, manter privacidade da dívida com terceiros, adaptar meios de cobrança a pessoa física ou jurídica, demonstrar polidez, notificar débito através de carta, anexar documentos, negociar formas de pagamento com o devedor, demonstrar capacidade de intuição, demonstrar objetividade, fechar negociações com devedor, demonstrar habilidade para cálculos financeiros, demonstrar habilidade numérica, emitir recibos, demonstrar perseverança, adaptar linguagem conforme o devedor e o produto, definir data de promessa de pagamento, realizar acordos com entradas simbólicas, solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento.