CBO 4213-10 - Cobradores - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4213-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de cobradores que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Cobradores CBO 4213-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4213-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Cobradores.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
demonstrar competências pessoais, registrar histórico da ação de cobrança, preparar cobrança, atualizar cadastro, informar ao devedor, comunicar-se com devedor, cobrar valores devidos, identificar cobranças indevidas.
Atividades
notificar débito através de carta, manter privacidade da dívida com terceiros, confirmar improcedência da cobrança, demonstrar habilidade para cálculos financeiros, informar locais de pagamento, contatar fiador ou avalista, receber outros bens em troca das dívidas, demonstrar objetividade, analisar histórico creditício do devedor, verificar prioridade do débito para o devedor, definir data de promessa de pagamento, definir estratégias de cobrança, levantar hipóteses de fraude, recuperar mercadorias não pagas, identificar-se ao devedor, consultar pessoas dadas como referência ou como fiador, suspender cobrança até o prazo acordado, informar devedor sobre as conseqüências da inadimplência, adaptar linguagem conforme o devedor e o produto, registrar informações da negociação, apresentar para o devedor títulos devidos, demonstrar postura profissional, levantar informações junto a vizinhança e local de trabalho, demonstrar paciência, emitir recibos, analisar títulos e documentos de cobrança, levantar informações sobre o devedor, demonstrar capacidade de intuição, informar sobre campanhas de desconto, demonstrar ambição, transmitir confiança, demonstrar capacidade de observação, conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida, demonstrar disciplina, pesquisar informações omissas no cadastro, verificar situação financeira do devedor, demonstrar capacidade de persuasão, demonstrar segurança, solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito, demonstrar polidez, consultar guias de cep - código de endereçamento postal, operar meios eletrônicos, operar sistema de telefonia, demonstrar habilidade numérica, consultar legislação - código civil, comercial e do consumidor, demonstrar capacidade de negociação, informar devedor sobre o débito, demonstrar perseverança, demonstrar desinibição, demonstrar dinamismo, verificar veracidade do comprovante do pagamento, informar sobre sanções do não cumprimento do acordo, demonstrar disposição para viagem, adaptar meios de cobrança a pessoa física ou jurídica, encaminhar processo ao departamento jurídico, acompanhar cumprimento do acordo formalizado, realizar acordos com entradas simbólicas, analisar faixa de atraso, valor e região, verificar fatos geradores da dívida, identificar o responsável pelo pagamento da dívida, notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito, analisar razões da inadimplência, localizar pagamento efetuado, solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento, informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito, registrar ações realizadas no contato com devedor, lidar com conflitos, confrontar cadastro com coleta de informações, elaborar relatório de encerramento da cobrança, anexar documentos, encaminhar títulos ao cartório, fechar negociações com devedor, negociar formas de pagamento com o devedor, coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações.