CBO 4213-10 - Cobradores - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4213-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de cobradores que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Cobradores CBO 4213-10 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4213-10

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Cobradores.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

Funções

informar ao devedor, preparar cobrança, demonstrar competências pessoais, comunicar-se com devedor, atualizar cadastro, identificar cobranças indevidas, registrar histórico da ação de cobrança, cobrar valores devidos.

Atividades

levantar hipóteses de fraude, coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações, registrar informações da negociação, confrontar cadastro com coleta de informações, adaptar linguagem conforme o devedor e o produto, informar sobre sanções do não cumprimento do acordo, demonstrar habilidade numérica, consultar legislação - código civil, comercial e do consumidor, demonstrar habilidade para cálculos financeiros, elaborar relatório de encerramento da cobrança, demonstrar desinibição, registrar ações realizadas no contato com devedor, pesquisar informações omissas no cadastro, demonstrar capacidade de persuasão, negociar formas de pagamento com o devedor, informar devedor sobre o débito, fechar negociações com devedor, analisar faixa de atraso, valor e região, demonstrar disposição para viagem, demonstrar ambição, consultar pessoas dadas como referência ou como fiador, identificar o responsável pelo pagamento da dívida, receber outros bens em troca das dívidas, informar locais de pagamento, analisar títulos e documentos de cobrança, levantar informações junto a vizinhança e local de trabalho, analisar razões da inadimplência, recuperar mercadorias não pagas, verificar fatos geradores da dívida, definir estratégias de cobrança, demonstrar perseverança, demonstrar disciplina, verificar veracidade do comprovante do pagamento, localizar pagamento efetuado, demonstrar capacidade de intuição, encaminhar títulos ao cartório, encaminhar processo ao departamento jurídico, realizar acordos com entradas simbólicas, verificar situação financeira do devedor, informar sobre campanhas de desconto, notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito, manter privacidade da dívida com terceiros, demonstrar capacidade de negociação, identificar-se ao devedor, demonstrar polidez, solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento, lidar com conflitos, demonstrar objetividade, conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida, operar sistema de telefonia, consultar guias de cep - código de endereçamento postal, contatar fiador ou avalista, acompanhar cumprimento do acordo formalizado, transmitir confiança, definir data de promessa de pagamento, solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito, demonstrar capacidade de observação, adaptar meios de cobrança a pessoa física ou jurídica, demonstrar paciência, demonstrar dinamismo, analisar histórico creditício do devedor, confirmar improcedência da cobrança, levantar informações sobre o devedor, suspender cobrança até o prazo acordado, anexar documentos, notificar débito através de carta, operar meios eletrônicos, emitir recibos, informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito, apresentar para o devedor títulos devidos, demonstrar postura profissional, informar devedor sobre as conseqüências da inadimplência, demonstrar segurança, verificar prioridade do débito para o devedor.

Cargos e salários CBO 4213-10 - Cobradores

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