CBO 4211-25 - Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4211-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Operador de caixa executa rotinas de registro de entradas de valores e de saídas de produtos e serviços Presta informações sobre a oferta de produtos e serviços, sobre preços e sobre condições de pagamento.
Faz abertura e fechamento do caixa Registra a venda e recebe o pagamento em numerário, cartões ou outros meios Presta conta dos valores movimentados, elaborando relatórios e remetendo numerário e controle de vendas com cartão à tesouraria.
Cumpre legislação, procedimentos da empresa e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-25 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-25
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Operador de caixa
O Operador de caixa (ou similar) presta informações sobre a oferta de produtos e serviços, de acordo com as necessidades do cliente Divulga promoções e lançamento de produtos.
Levanta opiniões, reclamações e sugestões junto aos clientes.
Informa preços e condições de pagamento Recebe devoluções de mercadorias e faz ressarcimento do valor pago, dentro das condições previstas no Código de Defesa do Consumidor.
Presta atendimento preferencial para idosos, pessoas com deficiência, gestantes, pessoas com crianças de colo e outras condições previstas em legislação Faz abertura e fechamento do caixa.
Registra a venda de produtos e serviços, manualmente, digitando informações em sistema ou utilizando leitor de códigos de barras.
Recebe e confere o pagamento em numerário, cartões ou outros meios, observando as condições de pagamento e do funcionamento do crediário Emite cupons fiscais e notas fiscais físicas ou eletrônicas, de acordo com a legislação vigente.
Informa condições para trocas.
Embala ou providencia a embalagem de mercadorias, de acordo com princípios de sustentabilidade Elabora relatórios de prestação de contas da movimentação do caixa Remete numerário e controle de vendas com cartão à tesouraria.
Pode auxiliar a tesouraria na preparação e no envio dos malotes de numerário Pode verificar a exposição de produtos nas dependências do estabelecimento, solicitando reposição Organiza e arquiva documentos e cupons.
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Funções
O funcionário CBO 4211-25 deve receber valores de vendas de produtos e serviços, realizar atividades técnico-administrativas, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, controlar numerários e valores, prestar informações.
Atividades exercidas por um Operador de caixa CBO 4211-25
Um Operador de caixa (ou sinônimo) deve controlar fluxo de caixa, informar as condições de pagamento, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, registrar entrada de numerário, verificar autenticidade das cédulas recebidas, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, preencher borderô, contar numerário, efetuar troco, consultar os procedimentos e normas da empresa, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, informar prazos e dias da semana definidos para troca de mercadorias, informar ingredientes e validade dos produtos alimentícios, efetuar pedidos de materiais, demonstrar conhecimentos de informática, demonstrar fluência verbal, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, realizar pesquisa pré-venda, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, anotar pedidos via telefone, demonstrar empatia, conferir cheques recebidos, informar ao cliente o valor a ser pago, preencher relatórios administrativos, manter-se atualizado, mostrar-se atencioso, vender produtos e serviços via telefone, efetuar sangria conforme limite, informar o horário de atendimento ao público, demonstrar paciência, embalar produtos vendidos, efetuar o fechamento do caixa, consultar código de defesa do consumidor, atender as necessidades dos clientes, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, informar a localização de mercadorias e produtos, manter sigilo profissional, demonstrar honestidade, demonstrar agilidade, registrar entrada de produtos com valor de numerário, abrir o caixa, trabalhar em equipe, arquivar documentos e cupons fiscais, demonstrar assiduidade, relacionar-se com urbanidade, divulgar promoções e eventos, encaminhar os clientes aos setores competentes, oferecer produtos e serviços aos clientes, demonstrar responsabilidade, realizar pesquisa pós-venda, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, agir com ética, controlar estoque de materiais, carimbar documentos e objetos, sangrar valores do caixa, emitir cupom fiscal, demonstrar eficiência, participar de cursos de treinamento, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, orientar clientes via telefone, demonstrar pontualidade, ressarcir o cliente por danos e prejuízos.