CBO 4211-20 - Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4211-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-20 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
receber valores de vendas de produtos e serviços, realizar atividades técnico-administrativas, prestar informações, controlar numerários e valores, comunicar-se, demonstrar competências pessoais.
Atividades
atender as necessidades dos clientes, arquivar documentos e cupons fiscais, demonstrar responsabilidade, contar numerário, verificar autenticidade das cédulas recebidas, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, trabalhar em equipe, efetuar o fechamento do caixa, controlar a freqüência dos funcionários, carimbar documentos e objetos, efetuar troco, demonstrar pontualidade, calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa, informar prazo para trocas e cancelamentos de passagem, informar documentação e normas para embarque, efetuar pedidos de materiais, informar o local e horário das paradas, anotar pedidos via telefone, preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos, organizar arquivos, despachar encomendas, mostrar-se atencioso, controlar estoque de materiais, afixar tabelas de preços, tarifas e prazos, conferir cheques recebidos, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, relacionar-se com urbanidade, demonstrar fluência verbal, consultar os procedimentos e normas da empresa, realizar pesquisa pós-venda, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, encaminhar os clientes aos setores competentes, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, efetuar sangria conforme limite, informar ao cliente o valor a ser pago, preencher relatórios administrativos, informar a capacidade de lotação, preencher borderô, demonstrar eficiência, vender produtos e serviços via telefone, demonstrar conhecimentos de informática, demonstrar agilidade, emitir passagens, registrar entrada de produtos com valor de numerário, informar horários de partida e chegada, manter sigilo profissional, orientar clientes via telefone, sangrar valores do caixa, abrir o caixa, participar de cursos de treinamento, informar quantidade de volume isento de tarifa por passagem, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, agir com ética, abrir a bilheteria para informações ao público, consultar código de defesa do consumidor, controlar fluxo de caixa, demonstrar assiduidade, informar itinerários, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas, demonstrar paciência, informar preço de passagem, emitir cupom fiscal, solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente, registrar entrada de numerário, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, informar o horário de atendimento ao público, embalar produtos vendidos, informar as condições de pagamento, demonstrar honestidade, realizar pesquisa pré-venda, oferecer produtos e serviços aos clientes, manter-se atualizado, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, demonstrar empatia.