CBO 4211-05 - Atendente comercial (agência postal) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
O profissional no cargo de Atendente comercial (agência postal) CBO 4211-05 executa rotinas operacionais relacionadas ao atendimento a clientes e à venda de objetos postais, produtos e serviços, em agências postais Verifica necessidades dos clientes, prestando-lhes informações sobre produtos e serviços oferecidos.
Calcula e recebe valores das vendas realizadas Controla recursos financeiros das vendas Preenche relatórios administrativos e arquiva documentos físicos e digitais.
Cumpre plano de trabalho e padrões de qualidade estabelecidos pela empresa, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4211-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Atendente comercial (agência postal)
O Atendente comercial (agência postal) CBO 4211-05 realiza atendimento em agências postais, verificando necessidades dos clientes e prestando-lhes as informações solicitadas Apresenta produtos e serviços oferecidos e orienta sobre a remessa de cargas e de encomendas.
Propicia atendimento preferencial a gestantes, a idosos, a pessoas com deficiência e a outras pessoas em condições previstas em legislação.
Executa vendas de objetos postais, de produtos e de serviços Consulta a tabela de preços e tarifas de serviços postais e os prazos de entrega de encomendas e correspondências.
Fornece código de registro no sistema de rastreamento, para acompanhamento de objetos registrados – tais como carta registrada e serviço de envio expresso de mercadorias e documentos – desde a sua postagem até a entrega Controla recursos financeiros das vendas, efetuando abertura de caixa, calculando e recebendo o pagamento do produto ou do serviço vendido, registrando entrada de numerário e de outras formas de pagamento, realizando o fechamento de caixa.
Controla o fluxo de caixa.
Remete numerário à tesouraria Pode ressarcir o cliente por danos e prejuízos.
Presta conta dos objetos, valores e documentos que estão sob sua responsabilidade, utilizando sistemas informatizados.
Recebe, registra e encaminha, aos canais competentes, reclamações e sugestões formalizadas pelos clientes Preenche relatórios administrativos Confere, organiza e arquiva documentos físicos e digitais.
Preenche documentos referentes a dano ou extravio de objetos Pode realizar procedimentos operacionais de coleta, recebimento, tratamento e distribuição de objetos postais, produtos e contratos especiais, nas unidades de pequeno porte.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4211-05 deve prestar informações, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, tratar objetos, realizar atividades técnico-administrativas, controlar numerários e valores, receber valores de vendas de produtos e serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4211-05
As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade.
Atividades exercidas por um Atendente comercial (agência postal) CBO 4211-05
Um Atendente comercial (agência postal) (ou sinônimo) deve preencher relatórios administrativos, abrir o sub-caixa, demonstrar honestidade, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, demonstrar responsabilidade, consultar os procedimentos e normas da empresa, demonstrar pontualidade, registrar entrada de produtos com valor de numerário, informar código de endereçamento postal, participar de cursos de treinamento, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, realizar pesquisa pré-venda, pesar objetos, informar o horário de atendimento ao público, informar as condições de pagamento, demonstrar fluência verbal, agir com ética, contar numerário, efetuar troco, registrar entrada de numerário, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, organizar arquivos, carimbar documentos e objetos, processar remessa de numerário por meio de serviços postais, vender produtos e serviços via telefone, expedir objetos, fazer triagem de objetos para caixas postais, oferecer produtos e serviços aos clientes, controlar fluxo de caixa, emitir cupom fiscal, manter sigilo profissional, efetuar o fechamento do caixa, realizar pesquisa pós-venda, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, orientar clientes via telefone, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, consultar código de defesa do consumidor, atender as necessidades dos clientes, demonstrar eficiência, divulgar promoções e eventos, mostrar-se atencioso, demonstrar agilidade, arquivar documentos e cupons fiscais, efetuar pedidos de materiais, sangrar valores do caixa, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, manter-se atualizado, demonstrar empatia, efetuar sangria conforme limite, efetuar o fechamento do sub-caixa, encaminhar os clientes aos setores competentes, controlar a freqüência dos funcionários, calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa, demonstrar assiduidade, orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas, verificar autenticidade das cédulas recebidas, pagar benefícios, fazer triagem interna de objetos registrados, demonstrar conhecimentos de informática, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, afixar tabelas de preços, tarifas e prazos, informar ao cliente o valor a ser pago, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, protocolar o recebimento de objetos registrados, controlar estoque de materiais, transmitir dados do movimento diário, entregar objetos no balcão a residentes de áreas sem serviços postais, demonstrar paciência, trabalhar em equipe, abrir o caixa, conferir cheques recebidos, efetuar balancete de fechamento contábil, solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente, relacionar-se com urbanidade, preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos, receber contas e tributos, anotar pedidos via telefone.