CBO 4211-05 - Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4211-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
controlar numerários e valores, comunicar-se, realizar atividades técnico-administrativas, tratar objetos, receber valores de vendas de produtos e serviços, prestar informações, demonstrar competências pessoais.
Atividades
informar as condições de pagamento, anotar pedidos via telefone, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas, carimbar documentos e objetos, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, orientar clientes via telefone, entregar objetos no balcão a residentes de áreas sem serviços postais, manter sigilo profissional, arquivar documentos e cupons fiscais, efetuar pedidos de materiais, consultar código de defesa do consumidor, relacionar-se com urbanidade, demonstrar empatia, abrir o sub-caixa, afixar tabelas de preços, tarifas e prazos, efetuar sangria conforme limite, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, realizar pesquisa pré-venda, informar ao cliente o valor a ser pago, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, mostrar-se atencioso, informar código de endereçamento postal, demonstrar assiduidade, demonstrar agilidade, atender as necessidades dos clientes, processar remessa de numerário por meio de serviços postais, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, controlar fluxo de caixa, agir com ética, controlar a freqüência dos funcionários, encaminhar os clientes aos setores competentes, contar numerário, pesar objetos, calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa, trabalhar em equipe, organizar arquivos, vender produtos e serviços via telefone, pagar benefícios, fazer triagem de objetos para caixas postais, conferir cheques recebidos, informar o horário de atendimento ao público, preencher relatórios administrativos, demonstrar paciência, registrar entrada de produtos com valor de numerário, participar de cursos de treinamento, efetuar troco, expedir objetos, solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente, controlar estoque de materiais, emitir cupom fiscal, efetuar o fechamento do sub-caixa, demonstrar conhecimentos de informática, protocolar o recebimento de objetos registrados, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, divulgar promoções e eventos, demonstrar fluência verbal, demonstrar eficiência, abrir o caixa, transmitir dados do movimento diário, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, registrar entrada de numerário, sangrar valores do caixa, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, demonstrar honestidade, verificar autenticidade das cédulas recebidas, demonstrar pontualidade, receber contas e tributos, preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos, manter-se atualizado, consultar os procedimentos e normas da empresa, demonstrar responsabilidade, fazer triagem interna de objetos registrados, efetuar balancete de fechamento contábil, efetuar o fechamento do caixa, realizar pesquisa pós-venda, oferecer produtos e serviços aos clientes.