CBO 4211-05 - Atendente comercial (agência postal)

Entenda o que fazem os caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Atendente comercial (agência postal) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Atendente comercial (agência postal)

O Atendente Comercial (Agencia Postal) executa rotinas operacionais relacionadas ao atendimento a clientes e à venda de objetos postais, produtos e serviços, em agências postais. Verifica necessidades dos clientes, prestando-lhes informações sobre produtos e serviços oferecidos. Calcula e recebe valores das vendas realizadas. Controla recursos financeiros das vendas. Preenche relatórios administrativos e arquiva documentos físicos e digitais. Cumpre plano de trabalho e padrões de qualidade estabelecidos pela empresa, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 4211-05

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Realiza atendimento em agências postais, verificando necessidades dos clientes e prestando-lhes as informações solicitadas. Apresenta produtos e serviços oferecidos e orienta sobre a remessa de cargas e de encomendas. Propicia atendimento preferencial a gestantes, a idosos, a pessoas com deficiência e a outras pessoas em condições previstas em legislação.

Executa vendas de objetos postais, de produtos e de serviços. Consulta a tabela de preços e tarifas de serviços postais e os prazos de entrega de encomendas e correspondências. Fornece código de registro no sistema de rastreamento, para acompanhamento de objetos registrados – tais como carta registrada e serviço de envio expresso de mercadorias e documentos – desde a sua postagem até a entrega.

Controla recursos financeiros das vendas, efetuando abertura de caixa, calculando e recebendo o pagamento do produto ou do serviço vendido, registrando entrada de numerário e de outras formas de pagamento, realizando o fechamento de caixa. Controla o fluxo de caixa. Remete numerário à tesouraria. Pode ressarcir o cliente por danos e prejuízos.

Presta conta dos objetos, valores e documentos que estão sob sua responsabilidade, utilizando sistemas informatizados.

Recebe, registra e encaminha, aos canais competentes, reclamações e sugestões formalizadas pelos clientes.

Preenche relatórios administrativos. Confere, organiza e arquiva documentos físicos e digitais. Preenche documentos referentes a dano ou extravio de objetos.

Pode realizar procedimentos operacionais de coleta, recebimento, tratamento e distribuição de objetos postais, produtos e contratos especiais, nas unidades de pequeno porte.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE - SISTEMA DE RASTREAMENTO, PARA ACOMPANHAMENTO DE OBJETOS REGISTRADOS NOS CORREIOS 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 4 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 2 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - NORMAS FEDERAIS RELACIONADAS AOS CORREIOS E TELÉGRAFOS 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 3 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 4 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS FINANCEIRAS 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - CONTROLE DE FLUXO DE CAIXA 4 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE ABERTURA E FECHAMENTO DE CAIXA 3 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE GARANTIA DE QUALIDADE 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 2 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 2 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PROCESSO DE VENDA 3 4 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS OPERACIONAIS DE ATENDIMENTO A CLIENTES E VENDA DE OBJETOS POSTAIS, PRODUTOS E SERVIÇOS, EM AGÊNCIAS POSTAIS 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE OBJETOS POSTAIS, PRODUTOS E SERVIÇOS OFERTADOS EM AGÊNCIAS POSTAIS 4 5 4
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS AUTOMAÇÃO EM TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS AUTOMAÇÃO NA ÁREA DE CORREIOS 2 2 2
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NORMAS TÉCNICAS DE TRANSPORTE DE CARGA 2 2 2
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS SERVIÇOS DE ENTREGA COLETAS DE ENCOMENDAS, DOCUMENTOS E MERCADORIAS 2 2 3
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS SERVIÇOS DE ENTREGA PADRONIZAÇÃO DE EMBALAGEM DE OBJETOS E CARGAS 2 4 3
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS SERVIÇOS DE ENTREGA PROCEDIMENTOS DE ENTREGA 2 3 2
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS TECNOLOGIA EM TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS TECNOLOGIA EM SERVIÇOS DE ENTREGA 2 3 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 2 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho

As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Tratar objetos;
  • Receber valores de vendas de produtos e serviços;
  • Prestar informações;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Controlar numerários e valores;
  • Comunicar-se;
  • Realizar atividades técnico-administrativas;
  • Mostrar-se atencioso;
  • Agir com ética;
  • Efetuar troco;
  • Informar código de endereçamento postal;
  • Calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa;
  • Contar numerário;
  • Efetuar balancete de fechamento contábil;
  • Disponibilizar os produtos e serviços no guichê;
  • Solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência;
  • Vender produtos e serviços via telefone;
  • Pesar objetos;
  • Demonstrar conhecimentos de informática;
  • Demonstrar responsabilidade;
  • Informar ao cliente o valor a ser pago;
  • Demonstrar honestidade;
  • Arquivar documentos e cupons fiscais;
  • Demonstrar eficiência;
  • Pagar benefícios;
  • Informar o horário de atendimento ao público;
  • Transmitir dados do movimento diário;
  • Ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho;
  • Organizar arquivos;
  • Controlar estoque de materiais;
  • Oferecer produtos e serviços aos clientes;
  • Realizar pesquisa pós-venda;
  • Entregar objetos no balcão a residentes de áreas sem serviços postais;
  • Expedir objetos;
  • Solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente;
  • Registrar entrada de produtos com valor de numerário;
  • Encaminhar os clientes aos setores competentes;
  • Demonstrar fluência verbal;
  • Consultar os procedimentos e normas da empresa;
  • Trabalhar em equipe;
  • Controlar fluxo de caixa;
  • Consultar código de defesa do consumidor;
  • Efetuar o fechamento do sub-caixa;
  • Manter-se atualizado;
  • Efetuar sangria conforme limite;
  • Abrir o sub-caixa;
  • Participar de cursos de treinamento;
  • Carimbar documentos e objetos;
  • Consultar tabela de preços, tarifas e prazos;
  • Abrir o caixa;
  • Registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico;
  • Controlar a freqüência dos funcionários;
  • Demonstrar agilidade;
  • Fazer triagem interna de objetos registrados;
  • Demonstrar empatia;
  • Realizar pesquisa pré-venda;
  • Ressarcir o cliente por danos e prejuízos;
  • Demonstrar pontualidade;
  • Efetuar pedidos de materiais;
  • Demonstrar paciência;
  • Divulgar promoções e eventos;
  • Emitir cupom fiscal;
  • Anotar pedidos via telefone;
  • Atender as necessidades dos clientes;
  • Registrar entrada de numerário;
  • Relacionar-se com urbanidade;
  • Fazer triagem de objetos para caixas postais;
  • Sangrar valores do caixa;
  • Protocolar o recebimento de objetos registrados;
  • Registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido;
  • Informar as condições de pagamento;
  • Orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa;
  • Manter sigilo profissional;
  • Demonstrar assiduidade;
  • Receber contas e tributos;
  • Processar remessa de numerário por meio de serviços postais;
  • Orientar clientes via telefone;
  • Verificar autenticidade das cédulas recebidas;
  • Orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas;
  • Preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos;
  • Conferir cheques recebidos;
  • Efetuar o fechamento do caixa;
  • Afixar tabelas de preços, tarifas e prazos;
  • Propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos;
  • Preencher relatórios administrativos;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-05

CBO 4211-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de atendente comercial (agência postal) que pertence ao grupo dos caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)