CBO 4201-25 - Supervisor de recepcionistas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O profissional no cargo de Supervisor de recepcionistas CBO 4201-25 supervisiona a execução de serviços de recepção de clientes e visitantes Define procedimentos e regras de atendimento, disponibiliza ambiente confortável e organizado, supre materiais e equipamentos e providencia a instalação de sistemas informatizados.

Controla a rotina de trabalho de recepcionistas e avalia a qualidade dos serviços prestados Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e de qualidade, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4201-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de recepcionistas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa CBO 4201-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4201-25

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Trabalhadores de atendimento ao público.
      • Supervisores de atendimento ao público.
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa.

O que faz um Supervisor de recepcionistas

O Supervisor de recepcionistas CBO 4201-25 planeja os serviços de recepção, identificando prioridades, definindo procedimentos a serem adotados na rotina de trabalho e estabelecendo regras para atendimento e fornecimento de informações Dimensiona equipe de trabalho e supre materiais e equipamentos para execução dos serviços.

Providencia ambiente confortável e organizado para a recepção, preferencialmente com rede Wi-Fi.

Providencia a instalação de sistemas informatizados, de comunicação e captação de imagens na recepção, para registro-cadastro de visitantes e clientes, para obter informações de consultas anteriores, para prestar informações sobre produtos ou serviços disponíveis e para outras finalidades compatíveis com a área de atuação do estabelecimento Controla a rotina de trabalho de recepcionistas, observando a forma de atendimento aos visitantes e clientes, monitorando a exatidão no registro da entrada e da saída de pessoas, equipamentos e materiais, verificando a objetividade e a pertinência das informações prestadas pessoalmente, por telefone ou outro meio de comunicação.

Acompanha o recebimento, o protocolo e o encaminhamento para arquivo de documentos recebidos Monitora as atividades de recebimento de pagamentos e emissão de notas fiscais e recibos, quando realizadas por recepcionista.

Supervisiona a rotina da equipe, distribuindo tarefas, delegando funções e orientando a execução dos serviços.

Avalia a qualidade dos serviços prestados, observando a cordialidade de recepcionistas no trato com pessoas, verificando o cumprimento de regras e procedimentos, examinando a eficiência da equipe, principalmente nos dias de maior movimento Verifica o funcionamento dos sistemas informatizados.

Emite relatórios de controle e desempenho.

Administra pessoal, propondo admissões, selecionando pessoal, apurando frequência e realizando promoções e desligamentos Avalia desempenho da equipe de trabalho, levanta necessidade de capacitação e promove programas de aperfeiçoamento profissional.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4201-25 deve planejar trabalho da equipe, supervisionar execução dos serviços, avaliar qualidade dos serviços, qualificar equipe de trabalho, atender público e informantes, demonstrar competências pessoais, controlar atividades financeiras, administrar pessoal.

Condições de trabalho dessas profissões

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4201-25

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.

Atividades exercidas por um Supervisor de recepcionistas CBO 4201-25

Um Supervisor de recepcionistas (ou sinônimo) deve distribuir carga de trabalho individual e da equipe, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, definir rotinas de trabalho, manter-se atualizado, propor fechamento de contratos, conferir numerário e produtos do caixa, definir alternativas de negociação para retenção do cliente, demonstrar atitude pró-ativa, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, agir com criatividade, aplicar penalidades aos funcionários, propor novos serviços aos clientes, esclarecer dúvidas dos funcionários, analisar relatórios, propor reciclagem de funcionários, monitorar atendimento via correio eletrônico e postal, monitorar atendimento telefônico, conferir faturas, criar relacionamento interpessoal, reconhecer diferenças pessoais, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, relatar necessidades de clientes e não clientes, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, agir com empatia, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, controlar movimentação de questionários, verificar consistência de dados coletados, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, agir com flexibilidade, controlar as emoções, providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento, rever rotinas de trabalho, inventariar móveis, equipamentos e produtos, administrar conflitos entre funcionários, avaliar desempenho dos funcionários, propor penalidades aos funcionários, selecionar pessoal, identificar prioridades, elaborar escalas de trabalho, propor concessão de benefícios de incentivos a funcionários, relatar falhas do processo de trabalho, promover atendimento personalizado ao cliente, definir perfil para cargos, atuar com dinamismo, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, orçar custos, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações, estimar volume de trabalho, administrar conflitos entre funcionários e clientes, treinar novos funcionários, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, promover rodízio de funções, orientar trabalho dos empregados, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, reenquadrar funcionários em outra função, identificar falhas do processo de trabalho, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, propor admissões de funcionários, liderar equipe, agir com desenvoltura, administrar banco de dados e listagens, elaborar cronograma de trabalho, emitir relatórios de controle e desempenho, elaborar programação de férias, controlar ligações telefônicas, definir recursos de trabalho, expressar-se com fluência verbal, dimensionar equipe de trabalho, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, propor desligamentos de funcionários, tabular dados, justificar diferenças de caixa, propor promoções de funcionários, intermediar conflitos entre áreas internas, prestar informações ao público e informantes, buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos, verificar necessidades de novos equipamentos, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, agir com ética e atitude profissional, promover reuniões, treinar empregados em novos serviços e tecnologias.

Cargos e salários CBO 4201-25 - Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Salário Chefe de Recepção Porto Alegre

Chefe de Recepção: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Chefe de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 2.775 e 4.945 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 114 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Chefe de Recepção Curitiba

Chefe de Recepção: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Chefe de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.685 e 4.857 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 111 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Chefe de Recepção

Chefe de Recepção: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Chefe de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.513 e 4.540 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 935 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Chefe de Recepção

Chefe de Recepção: Minas Gerais

O profissional no cargo de Chefe de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.350 e 4.140 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 631 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Chefe de Recepção Recife

Chefe de Recepção: Recife, PE

O profissional no cargo de Chefe de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 2.568 e 4.873 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 104 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Chefe de Recepção

Chefe de Recepção: São Paulo

O profissional no cargo de Chefe de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.751 e 5.004 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.679 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção Goiânia

Coordenador de Recepção: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 2.265 e 4.017 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 141 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção Cuiabá

Coordenador de Recepção: Cuiabá, MT

O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 2.012 e 3.700 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 116 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção Criciúma

Coordenador de Recepção: Criciúma, SC

O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Criciúma - SC, ganha entre 1.876 e 2.921 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 12 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção São Paulo

Coordenador de Recepção: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.223 e 6.125 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.014 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção Florianópolis

Coordenador de Recepção: Florianópolis, SC

O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 2.825 e 5.254 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 85 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção Juiz de Fora

Coordenador de Recepção: Juiz de Fora, MG

O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Juiz de Fora - MG, ganha entre 3.145 e 4.912 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 21 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção

Coordenador de Recepção: São Paulo

O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.751 e 5.004 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.679 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção Belo Horizonte

Coordenador de Recepção: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.477 e 4.342 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 210 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção Brasília

Coordenador de Recepção: Brasília, DF

O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.583 e 4.760 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 214 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção

Coordenador de Recepção: Minas Gerais

O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.350 e 4.140 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 631 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção Rio de Janeiro

Coordenador de Recepção: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.591 e 4.723 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 657 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Encarregado de Recepção Rio de Janeiro

Encarregado de Recepção: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Encarregado de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.591 e 4.723 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 657 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.