CBO 4110-05 - Auxiliar de escritório - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos agentes, assistentes e auxiliares administrativos
O profissional no cargo de Auxiliar de escritório CBO 4110-05 executa serviços de apoio às áreas administrativas, auxiliando na execução de rotinas de escritório, controlando e organizando documentação, prestando apoio na elaboração e no encaminhamento de documentos, acompanhando processos administrativos e atendendo clientes e fornecedores Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4110-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de escritório, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Auxiliar de escritório
O Auxiliar de escritório CBO 4110-05 auxilia na execução de rotinas administrativas, requisitando e conferindo materiais, controlando insumos utilizados em escritório, intermediando contatos, atualizando cadastros, auxiliando na organização de eventos internos e de reuniões, controlando expedição e recebimento de malotes, comunicando autorização de entrada de visitantes e acompanhando a execução de serviços gerais (limpeza, transporte e vigilância) Auxilia na execução de rotinas de apoio nas áreas financeira e de recursos humanos, examinando dados e datas, verificando documentos, prestando suporte administrativo em processos de seleção e de treinamento, atualizando informações de pessoal e conferindo notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos.
Controla e organiza documentação, registrando entrada e saída, distribuindo, localizando, classificando, tirando cópia, digitalizando, protocolando e arquivando documentos.
Auxilia na preparação e no encaminhamento de documentos, colaborando na elaboração de relatórios e memorandos, digitando textos e planilhas e expedindo correspondências Acompanha processos administrativos, verificando prazos estabelecidos, encaminhando protocolos internos e localizando processos.
Atende clientes e fornecedores, recepcionando-os, fornecendo-lhes informações e registrando reclamações .
Funções do cargo
O funcionário CBO 4110-05 deve prestar apoio logístico, acompanhar processos administrativos, preparar relatórios, formulários e planilhas, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, preencher documentos, demonstrar competências pessoais, tratar documentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4110-05
Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.
Atividades exercidas por um Auxiliar de escritório CBO 4110-05
Um Auxiliar de escritório (ou sinônimo) deve executar procedimentos de recrutamento e seleção, intermediar contatos, demonstrar auto-controle, demonstrar proatividade, demonstrar facilidade de comunicação, levantar a necessidade de material, comunicar autorização de entrada de visitantes, demonstrar flexibilidade, tirar cópias de documentos, distribuir documentos, encaminhar protocolos internos, localizar documentos, demonstrar criatividade, receber documentos, colher assinaturas, registrar a entrada e saída de documentos, demonstrar capacidade de observação, digitalizar documentos, protocolar documentos, solicitar entrega de documentos, fornecer informações da empresa, contornar situações adversas, verificar documentos, organizar reuniões, organizar envio de brindes, receber clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de negociação, convalidar publicação de atos, verificar prazos estabelecidos, atualizar dados dos funcionários, controlar material de expediente, conferir dados e datas, controlar execução de serviços gerais - limpeza, transporte, vigilância, distribuir material de expediente, dar suporte administrativo a área de treinamento, registrar reclamações dos clientes, expedir ofícios e memorandos, digitar textos e planilhas, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, atualizar informações, localizar processos administrativos, demonstrar persistência, triar documentos, requisitar materiais, atualizar cadastros, conferir material solicitado, redigir atas, demonstrar iniciativa, organizar o setor, classificar documentos, auxiliar na organização de eventos internos, transmitir credibilidade, demonstrar capacidade de empatia, trabalhar em equipe, controlar expedição de malotes e recebimentos, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, elaborar correspondência, arquivar documentos.