CBO 3516-05 - Técnicos em segurança do trabalho - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Técnico em segurança do trabalho elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho (ou similar) elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções
O funcionário CBO 3516-05 deve realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, demonstrar competências pessoais, desenvolver ações educativas na Área de sst, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, comunicar-se, integrar processos de negociação, investigar acidentes de trabalho, implantar a política de sst, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, administrar conflitos, avaliar impacto da adoção, formar multiplicadores, orientar as partes em sst, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, controlar atualização de documentos, normas e legislação, promover reuniões com as contratadas, identificar as necessidades educativas em sst, delegar atribuições, avaliar ações educativas de segurança e saúde, promover ação conjunta com a área de saúde, demonstrar atitude pró-ativa, implantar procedimentos técnicos e administrativos, comparar a situação atual com a legislação, revisar documentação de sst, assessorar nas negociações, realizar análise preliminar de risco - apr, demonstrar visão sistêmica, selecionar metodologia para investigação de acidentes, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, organizar banco de dados, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, analisar a aplicação de tecnologia, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, analisar causas de acidentes, demonstrar capacidade de negociação, registrar procedimentos técnicos, elaborar relatório de acidente de trabalho, adequar a política de sst às disposições legais, inspecionar implantação, tomar decisões, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, validar indicadores de eficiência e eficácia, difundir informações, identificar indicadores para replanejamento do sistema, supervisionar procedimentos técnicos, participar do sistema de gestão ambiental, realizar inspeção, gerar relatórios de resultados, utilizar métodos e técnicas de comunicação, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, avaliar o ambiente de trabalho, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, demonstrar capacidade de nexo causal, mostrar impacto econômico de implantação da política, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, emitir parecer técnico, identificar a política administrativa da instituição, demonstrar capacidade de observação difusa, utilizar metodologia científica para avaliação, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, implementar programas preventivos e/ou corretivos, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, demonstrar capacidade de discernimento, negociar a aplicabilidade da política, promover ações educativas em sst, trabalhar em equipe, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, avaliar o desempenho do sistema, participar de ações emergenciais, demonstrar capacidade de comunicação, determinar causas de acidentes, verificar eficácia das recomendações, atualizar registros, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, participar de perícias e fiscalizações, estabelecer formas de controle dos riscos associados, trabalhar sob pressão, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, alimentar rede de informações, gerenciar a aplicação da política de sst, elaborar manual do sistema de gestão de sst, estabelecer mecanismos de intervenção, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, identificar perdas decorrentes do acidente, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, demonstrar capacidade de observação técnica, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, propor recomendações técnicas, desenvolver sistema de gestão de sst, coordenar equipes multidisciplinares, divulgar a política na instituição ou empresa, administrar dificuldades de implantação, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, diagnosticar condições gerais da área de sst.