CBO 3516-05 - Técnicos em segurança do trabalho - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
Funções
comunicar-se, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, desenvolver ações educativas na Área de sst, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, investigar acidentes de trabalho, demonstrar competências pessoais, implantar a política de sst, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, integrar processos de negociação.
Atividades
mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, formar multiplicadores, identificar a política administrativa da instituição, promover ações educativas em sst, gerar relatórios de resultados, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, registrar procedimentos técnicos, verificar eficácia das recomendações, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, determinar causas de acidentes, demonstrar capacidade de discernimento, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, divulgar a política na instituição ou empresa, estabelecer mecanismos de intervenção, gerenciar a aplicação da política de sst, participar de ações emergenciais, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, promover reuniões com as contratadas, participar do sistema de gestão ambiental, diagnosticar condições gerais da área de sst, avaliar ações educativas de segurança e saúde, assessorar nas negociações, tomar decisões, avaliar o desempenho do sistema, administrar dificuldades de implantação, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, difundir informações, supervisionar procedimentos técnicos, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, implementar programas preventivos e/ou corretivos, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, identificar as necessidades educativas em sst, revisar documentação de sst, atualizar registros, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, delegar atribuições, avaliar impacto da adoção, controlar atualização de documentos, normas e legislação, demonstrar capacidade de observação difusa, utilizar métodos e técnicas de comunicação, estabelecer formas de controle dos riscos associados, negociar a aplicabilidade da política, participar de perícias e fiscalizações, avaliar o ambiente de trabalho, implantar procedimentos técnicos e administrativos, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, inspecionar implantação, adequar a política de sst às disposições legais, orientar as partes em sst, identificar indicadores para replanejamento do sistema, demonstrar capacidade de observação técnica, trabalhar em equipe, mostrar impacto econômico de implantação da política, analisar causas de acidentes, propor recomendações técnicas, demonstrar capacidade de comunicação, realizar análise preliminar de risco - apr, elaborar relatório de acidente de trabalho, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, utilizar metodologia científica para avaliação, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, promover ação conjunta com a área de saúde, elaborar manual do sistema de gestão de sst, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, demonstrar capacidade de negociação, realizar inspeção, analisar a aplicação de tecnologia, coordenar equipes multidisciplinares, demonstrar capacidade de nexo causal, organizar banco de dados, identificar perdas decorrentes do acidente, administrar conflitos, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, demonstrar visão sistêmica, alimentar rede de informações, selecionar metodologia para investigação de acidentes, desenvolver sistema de gestão de sst, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, emitir parecer técnico, trabalhar sob pressão, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, validar indicadores de eficiência e eficácia, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, demonstrar atitude pró-ativa, comparar a situação atual com a legislação.