CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve desenvolver ações educativas na Área de sst, investigar acidentes de trabalho, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, implantar a política de sst, integrar processos de negociação, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve trabalhar sob pressão, analisar a aplicação de tecnologia, participar do sistema de gestão ambiental, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, avaliar o ambiente de trabalho, utilizar métodos e técnicas de comunicação, identificar a política administrativa da instituição, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, elaborar relatório de acidente de trabalho, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, demonstrar visão sistêmica, orientar as partes em sst, administrar conflitos, registrar procedimentos técnicos, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de observação difusa, controlar atualização de documentos, normas e legislação, elaborar manual do sistema de gestão de sst, assessorar nas negociações, desenvolver sistema de gestão de sst, mostrar impacto econômico de implantação da política, promover reuniões com as contratadas, utilizar metodologia científica para avaliação, demonstrar capacidade de discernimento, analisar causas de acidentes, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, negociar a aplicabilidade da política, emitir parecer técnico, participar de perícias e fiscalizações, divulgar a política na instituição ou empresa, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, gerar relatórios de resultados, promover ações educativas em sst, formar multiplicadores, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, promover ação conjunta com a área de saúde, gerenciar a aplicação da política de sst, realizar inspeção, demonstrar capacidade de observação técnica, determinar causas de acidentes, revisar documentação de sst, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, identificar perdas decorrentes do acidente, demonstrar atitude pró-ativa, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, estabelecer formas de controle dos riscos associados, tomar decisões, delegar atribuições, demonstrar capacidade de negociação, comparar a situação atual com a legislação, avaliar o desempenho do sistema, validar indicadores de eficiência e eficácia, estabelecer mecanismos de intervenção, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, implantar procedimentos técnicos e administrativos, identificar as necessidades educativas em sst, organizar banco de dados, diagnosticar condições gerais da área de sst, realizar análise preliminar de risco - apr, selecionar metodologia para investigação de acidentes, verificar eficácia das recomendações, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, participar de ações emergenciais, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, coordenar equipes multidisciplinares, administrar dificuldades de implantação, demonstrar capacidade de comunicação, propor recomendações técnicas, avaliar ações educativas de segurança e saúde, difundir informações, atualizar registros, identificar indicadores para replanejamento do sistema, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, alimentar rede de informações, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, inspecionar implantação, supervisionar procedimentos técnicos, demonstrar capacidade de nexo causal, adequar a política de sst às disposições legais, implementar programas preventivos e/ou corretivos, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, avaliar impacto da adoção, implementar intercâmbio entre equipes técnicas.