CBO 3515-05 - Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3515-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Técnico em secretariado realiza atividades secretariais de apoio ao gestor, auxiliando-o no cumprimento de seus compromissos Elabora, confere e revisa textos.
Executa controle de estoque, cadastramento de clientes e de fornecedores, organização e arquivo de documentos e outros serviços administrativos Pesquisa, organiza e sintetiza informações Comunica-se com clientes internos e externos e com equipes de diversos setores da organização.
Pode supervisionar equipe de trabalho Atua em conformidade com procedimentos da empresa, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas CBO 3515-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3515-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em secretariado
O Técnico em secretariado (ou similar) realiza atividades secretariais de apoio ao gestor, auxiliando-o nas suas atividades e no cumprimento de seus compromissos Executa serviços de apoio, reservando passagens aéreas e hotéis em viagens nacionais e internacionais, prestando suporte administrativo e logístico em eventos corporativos, elaborando pautas e atas de reuniões e realizando outras atividades de acordo com a agenda e as prioridades definidas.
Estabelece os canais de comunicação do gestor com interlocutores.
Recepciona e atende clientes internos e externos, prestando-lhes informações, encaminhando-os para o setor responsável pelo atendimento a suas solicitações e verificando sua satisfação Pode cadastrar e atualizar as informações de clientes e fornecedores.
Elabora cartas, memorandos, ofícios, relatórios e outros documentos Confere, revisa e corrige textos, promovendo ajustes embasados em normas técnicas.
Pode redigir textos em idioma estrangeiro.
Organiza, controla a circulação e arquiva documentos Pesquisa, localiza e recupera documentos, física ou digitalmente.
Pesquisa dados em fontes diversas, inclusive em páginas da Internet.
Organiza e sintetiza informações, podendo armazená-las em meio físico ou eletrônico Executa atividades financeiras de apoio aos processos administrativos, orçando produtos e serviços, conferindo e encaminhando pagamento, prestando contas e finalizando contratos e aquisições de acordo com os processos organizacionais Administra e organiza recursos para execução dos trabalhos, requisitando material de escritório, controlando estoque, providenciando manutenção de equipamentos e aparelhos.
Pode supervisionar equipe de trabalho, distribuindo tarefas, acompanhando o andamento dos serviços e avaliando o desempenho de cada profissional.
Funções
O funcionário CBO 3515-05 deve demonstrar competências pessoais, comunicar-se, redigir textos, revisar textos e documentos, coordenar a execução das tarefas, organizar as atividades gerais, assessorar a Área.
Atividades exercidas por um Técnico em secretariado CBO 3515-05
Um Técnico em secretariado (ou sinônimo) deve operar equipamento de telefonia, ordenar tarefas, otimizar procedimentos de trabalho, administrar verbas disponíveis, utilizar meios eletrônicos, agendar os compromissos e reuniões, participar de eventos técnicos, demonstrar eficiência, consultar publicações técnicas, disponibilizar informações e documentos, arquivar informações e documentos, agir com dinamismo, agir com discrição, elaborar apresentações, demonstrar conhecimento de línguas estrangeiras, indicar técnicos para os cursos de aperfeiçoamento, manter sigilo, manter-se informado, estruturar logicamente os textos, priorizar elaboração de documentos legais de urgência, atuar com pontualidade, distribuir as tarefas aos colaboradores, supervisionar o andamento do serviço, auxiliar na seleção de pessoal do setor, compor cadastro de fornecedores e clientes, assessorar cursos e eventos, registrar a entrada de informações e documentos, registrar as despesas, cadastrar fornecedores e clientes, editorar o texto para divulgação, atualizar-se tecnicamente, demonstrar iniciativa, requisitar material de escritório, demonstrar alta capacidade de concentração, intermediar as relações interpessoais, monitorar a satisfação do cliente interno e externo, preparar planilhas, divulgar informações de interesse dos funcionários, controlar o estoque de materiais de escritório, ajustar o texto a redação técnica, enviar e receber malotes, assistir o cliente interno e externo, pesquisar na internet, operar programas de computador, treinar a velocidade do registro, analisar documentos, atualizar o cadastro de fornecedores e clientes, trajar-se conforme as normas, preparar viagens, corrigir erros do texto, classificar arquivos, controlar o agendamento da prestação de serviço, utilizar tele e videoconferência, controlar o banco de horas do setor, atender demandas dos clientes externos, verificar a qualidade e desempenho do serviço, planejar as atividades, preparar a escala de trabalho, armazenar os documentos e informações em meio eletrônico, utilizar processos de impressão, preparar cartas, memorandos, fiscalizar a entrega do trabalho, providenciar envio e recebimento de malotes, requisitar microfilmagem de documentos, auxiliar nas reuniões e apresentações, manter documentação da área em ordem, solicitar cursos de aperfeiçoamento, elaborar relatórios, atualizar o dicionário pessoal, agir com equilíbrio emocional, elaborar gráficos, elaborar atas e pautas.