CBO 3515-05 - Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3515-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas CBO 3515-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3515-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
Funções
demonstrar competências pessoais, assessorar a Área, comunicar-se, organizar as atividades gerais, redigir textos, coordenar a execução das tarefas, revisar textos e documentos.
Atividades
controlar o agendamento da prestação de serviço, auxiliar nas reuniões e apresentações, distribuir as tarefas aos colaboradores, editorar o texto para divulgação, pesquisar na internet, registrar as despesas, atender demandas dos clientes externos, armazenar os documentos e informações em meio eletrônico, supervisionar o andamento do serviço, controlar o estoque de materiais de escritório, solicitar cursos de aperfeiçoamento, agendar os compromissos e reuniões, utilizar meios eletrônicos, auxiliar na seleção de pessoal do setor, agir com dinamismo, intermediar as relações interpessoais, trajar-se conforme as normas, corrigir erros do texto, ordenar tarefas, divulgar informações de interesse dos funcionários, providenciar envio e recebimento de malotes, requisitar microfilmagem de documentos, consultar publicações técnicas, preparar a escala de trabalho, monitorar a satisfação do cliente interno e externo, priorizar elaboração de documentos legais de urgência, preparar cartas, memorandos, registrar a entrada de informações e documentos, manter-se informado, demonstrar alta capacidade de concentração, assessorar cursos e eventos, elaborar apresentações, administrar verbas disponíveis, estruturar logicamente os textos, compor cadastro de fornecedores e clientes, verificar a qualidade e desempenho do serviço, elaborar relatórios, analisar documentos, cadastrar fornecedores e clientes, manter sigilo, indicar técnicos para os cursos de aperfeiçoamento, requisitar material de escritório, treinar a velocidade do registro, manter documentação da área em ordem, elaborar atas e pautas, assistir o cliente interno e externo, planejar as atividades, ajustar o texto a redação técnica, atualizar-se tecnicamente, classificar arquivos, atuar com pontualidade, disponibilizar informações e documentos, demonstrar iniciativa, demonstrar eficiência, participar de eventos técnicos, agir com discrição, elaborar gráficos, operar equipamento de telefonia, atualizar o cadastro de fornecedores e clientes, utilizar processos de impressão, atualizar o dicionário pessoal, demonstrar conhecimento de línguas estrangeiras, utilizar tele e videoconferência, operar programas de computador, preparar viagens, preparar planilhas, arquivar informações e documentos, controlar o banco de horas do setor, enviar e receber malotes, fiscalizar a entrega do trabalho, agir com equilíbrio emocional, otimizar procedimentos de trabalho.