CBO 3515-05 - Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 3515-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Técnico em secretariado realiza atividades secretariais de apoio ao gestor, auxiliando-o no cumprimento de seus compromissos Elabora, confere e revisa textos.

Executa controle de estoque, cadastramento de clientes e de fornecedores, organização e arquivo de documentos e outros serviços administrativos Pesquisa, organiza e sintetiza informações Comunica-se com clientes internos e externos e com equipes de diversos setores da organização.

Pode supervisionar equipe de trabalho Atua em conformidade com procedimentos da empresa, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas CBO 3515-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3515-05

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas.
      • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.

O que faz um Técnico em secretariado

O Técnico em secretariado (ou similar) realiza atividades secretariais de apoio ao gestor, auxiliando-o nas suas atividades e no cumprimento de seus compromissos Executa serviços de apoio, reservando passagens aéreas e hotéis em viagens nacionais e internacionais, prestando suporte administrativo e logístico em eventos corporativos, elaborando pautas e atas de reuniões e realizando outras atividades de acordo com a agenda e as prioridades definidas.

Estabelece os canais de comunicação do gestor com interlocutores.

Recepciona e atende clientes internos e externos, prestando-lhes informações, encaminhando-os para o setor responsável pelo atendimento a suas solicitações e verificando sua satisfação Pode cadastrar e atualizar as informações de clientes e fornecedores.

Elabora cartas, memorandos, ofícios, relatórios e outros documentos Confere, revisa e corrige textos, promovendo ajustes embasados em normas técnicas.

Pode redigir textos em idioma estrangeiro.

Organiza, controla a circulação e arquiva documentos Pesquisa, localiza e recupera documentos, física ou digitalmente.

Pesquisa dados em fontes diversas, inclusive em páginas da Internet.

Organiza e sintetiza informações, podendo armazená-las em meio físico ou eletrônico Executa atividades financeiras de apoio aos processos administrativos, orçando produtos e serviços, conferindo e encaminhando pagamento, prestando contas e finalizando contratos e aquisições de acordo com os processos organizacionais Administra e organiza recursos para execução dos trabalhos, requisitando material de escritório, controlando estoque, providenciando manutenção de equipamentos e aparelhos.

Pode supervisionar equipe de trabalho, distribuindo tarefas, acompanhando o andamento dos serviços e avaliando o desempenho de cada profissional.

Funções

O funcionário CBO 3515-05 deve redigir textos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, revisar textos e documentos, coordenar a execução das tarefas, organizar as atividades gerais, assessorar a Área.

Atividades exercidas por um Técnico em secretariado CBO 3515-05

Um Técnico em secretariado (ou sinônimo) deve intermediar as relações interpessoais, utilizar processos de impressão, preparar a escala de trabalho, disponibilizar informações e documentos, requisitar microfilmagem de documentos, atualizar o cadastro de fornecedores e clientes, ajustar o texto a redação técnica, atualizar-se tecnicamente, manter-se informado, preparar cartas, memorandos, controlar o estoque de materiais de escritório, elaborar atas e pautas, divulgar informações de interesse dos funcionários, agendar os compromissos e reuniões, auxiliar nas reuniões e apresentações, manter sigilo, analisar documentos, assessorar cursos e eventos, monitorar a satisfação do cliente interno e externo, demonstrar alta capacidade de concentração, compor cadastro de fornecedores e clientes, registrar as despesas, atuar com pontualidade, demonstrar iniciativa, preparar viagens, atender demandas dos clientes externos, ordenar tarefas, editorar o texto para divulgação, demonstrar eficiência, cadastrar fornecedores e clientes, administrar verbas disponíveis, manter documentação da área em ordem, preparar planilhas, assistir o cliente interno e externo, providenciar envio e recebimento de malotes, consultar publicações técnicas, agir com dinamismo, planejar as atividades, solicitar cursos de aperfeiçoamento, atualizar o dicionário pessoal, operar equipamento de telefonia, elaborar apresentações, registrar a entrada de informações e documentos, requisitar material de escritório, priorizar elaboração de documentos legais de urgência, utilizar meios eletrônicos, agir com discrição, controlar o agendamento da prestação de serviço, armazenar os documentos e informações em meio eletrônico, operar programas de computador, utilizar tele e videoconferência, verificar a qualidade e desempenho do serviço, elaborar gráficos, elaborar relatórios, distribuir as tarefas aos colaboradores, treinar a velocidade do registro, demonstrar conhecimento de línguas estrangeiras, corrigir erros do texto, supervisionar o andamento do serviço, fiscalizar a entrega do trabalho, enviar e receber malotes, estruturar logicamente os textos, indicar técnicos para os cursos de aperfeiçoamento, auxiliar na seleção de pessoal do setor, controlar o banco de horas do setor, trajar-se conforme as normas, otimizar procedimentos de trabalho, participar de eventos técnicos, pesquisar na internet, classificar arquivos, arquivar informações e documentos, agir com equilíbrio emocional.

Cargos e salários CBO 3515-05 - Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas

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