CBO 3515-05 - Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3515-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Técnico em secretariado realiza atividades secretariais de apoio ao gestor, auxiliando-o no cumprimento de seus compromissos Elabora, confere e revisa textos.
Executa controle de estoque, cadastramento de clientes e de fornecedores, organização e arquivo de documentos e outros serviços administrativos Pesquisa, organiza e sintetiza informações Comunica-se com clientes internos e externos e com equipes de diversos setores da organização.
Pode supervisionar equipe de trabalho Atua em conformidade com procedimentos da empresa, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas CBO 3515-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3515-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em secretariado
O Técnico em secretariado (ou similar) realiza atividades secretariais de apoio ao gestor, auxiliando-o nas suas atividades e no cumprimento de seus compromissos Executa serviços de apoio, reservando passagens aéreas e hotéis em viagens nacionais e internacionais, prestando suporte administrativo e logístico em eventos corporativos, elaborando pautas e atas de reuniões e realizando outras atividades de acordo com a agenda e as prioridades definidas.
Estabelece os canais de comunicação do gestor com interlocutores.
Recepciona e atende clientes internos e externos, prestando-lhes informações, encaminhando-os para o setor responsável pelo atendimento a suas solicitações e verificando sua satisfação Pode cadastrar e atualizar as informações de clientes e fornecedores.
Elabora cartas, memorandos, ofícios, relatórios e outros documentos Confere, revisa e corrige textos, promovendo ajustes embasados em normas técnicas.
Pode redigir textos em idioma estrangeiro.
Organiza, controla a circulação e arquiva documentos Pesquisa, localiza e recupera documentos, física ou digitalmente.
Pesquisa dados em fontes diversas, inclusive em páginas da Internet.
Organiza e sintetiza informações, podendo armazená-las em meio físico ou eletrônico Executa atividades financeiras de apoio aos processos administrativos, orçando produtos e serviços, conferindo e encaminhando pagamento, prestando contas e finalizando contratos e aquisições de acordo com os processos organizacionais Administra e organiza recursos para execução dos trabalhos, requisitando material de escritório, controlando estoque, providenciando manutenção de equipamentos e aparelhos.
Pode supervisionar equipe de trabalho, distribuindo tarefas, acompanhando o andamento dos serviços e avaliando o desempenho de cada profissional.
Funções
O funcionário CBO 3515-05 deve coordenar a execução das tarefas, assessorar a Área, revisar textos e documentos, comunicar-se, organizar as atividades gerais, redigir textos, demonstrar competências pessoais.
Atividades exercidas por um Técnico em secretariado CBO 3515-05
Um Técnico em secretariado (ou sinônimo) deve treinar a velocidade do registro, indicar técnicos para os cursos de aperfeiçoamento, otimizar procedimentos de trabalho, arquivar informações e documentos, ordenar tarefas, trajar-se conforme as normas, providenciar envio e recebimento de malotes, pesquisar na internet, administrar verbas disponíveis, agir com equilíbrio emocional, controlar o agendamento da prestação de serviço, manter sigilo, atuar com pontualidade, supervisionar o andamento do serviço, estruturar logicamente os textos, preparar a escala de trabalho, elaborar gráficos, intermediar as relações interpessoais, priorizar elaboração de documentos legais de urgência, monitorar a satisfação do cliente interno e externo, analisar documentos, corrigir erros do texto, preparar planilhas, demonstrar iniciativa, agendar os compromissos e reuniões, atualizar o cadastro de fornecedores e clientes, elaborar relatórios, solicitar cursos de aperfeiçoamento, cadastrar fornecedores e clientes, preparar viagens, classificar arquivos, registrar as despesas, atender demandas dos clientes externos, elaborar apresentações, demonstrar alta capacidade de concentração, compor cadastro de fornecedores e clientes, atualizar o dicionário pessoal, assessorar cursos e eventos, controlar o banco de horas do setor, agir com dinamismo, assistir o cliente interno e externo, consultar publicações técnicas, operar programas de computador, operar equipamento de telefonia, preparar cartas, memorandos, controlar o estoque de materiais de escritório, distribuir as tarefas aos colaboradores, demonstrar eficiência, verificar a qualidade e desempenho do serviço, manter documentação da área em ordem, registrar a entrada de informações e documentos, auxiliar nas reuniões e apresentações, fiscalizar a entrega do trabalho, manter-se informado, utilizar processos de impressão, utilizar tele e videoconferência, demonstrar conhecimento de línguas estrangeiras, atualizar-se tecnicamente, disponibilizar informações e documentos, utilizar meios eletrônicos, armazenar os documentos e informações em meio eletrônico, ajustar o texto a redação técnica, divulgar informações de interesse dos funcionários, enviar e receber malotes, requisitar microfilmagem de documentos, participar de eventos técnicos, requisitar material de escritório, auxiliar na seleção de pessoal do setor, agir com discrição, planejar as atividades, elaborar atas e pautas, editorar o texto para divulgação.