CBO 3515-05 - Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3515-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas CBO 3515-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3515-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
Funções
assessorar a Área, demonstrar competências pessoais, coordenar a execução das tarefas, revisar textos e documentos, comunicar-se, redigir textos, organizar as atividades gerais.
Atividades
preparar viagens, manter sigilo, controlar o estoque de materiais de escritório, atualizar o dicionário pessoal, disponibilizar informações e documentos, utilizar meios eletrônicos, supervisionar o andamento do serviço, classificar arquivos, agendar os compromissos e reuniões, requisitar microfilmagem de documentos, assistir o cliente interno e externo, demonstrar iniciativa, trajar-se conforme as normas, providenciar envio e recebimento de malotes, monitorar a satisfação do cliente interno e externo, demonstrar conhecimento de línguas estrangeiras, atualizar o cadastro de fornecedores e clientes, otimizar procedimentos de trabalho, utilizar processos de impressão, registrar a entrada de informações e documentos, controlar o agendamento da prestação de serviço, priorizar elaboração de documentos legais de urgência, operar programas de computador, compor cadastro de fornecedores e clientes, elaborar relatórios, utilizar tele e videoconferência, corrigir erros do texto, controlar o banco de horas do setor, demonstrar alta capacidade de concentração, enviar e receber malotes, preparar a escala de trabalho, intermediar as relações interpessoais, demonstrar eficiência, participar de eventos técnicos, atender demandas dos clientes externos, operar equipamento de telefonia, agir com equilíbrio emocional, elaborar atas e pautas, manter documentação da área em ordem, cadastrar fornecedores e clientes, consultar publicações técnicas, indicar técnicos para os cursos de aperfeiçoamento, distribuir as tarefas aos colaboradores, manter-se informado, editorar o texto para divulgação, analisar documentos, assessorar cursos e eventos, planejar as atividades, armazenar os documentos e informações em meio eletrônico, divulgar informações de interesse dos funcionários, registrar as despesas, atualizar-se tecnicamente, solicitar cursos de aperfeiçoamento, agir com discrição, verificar a qualidade e desempenho do serviço, auxiliar nas reuniões e apresentações, estruturar logicamente os textos, elaborar gráficos, agir com dinamismo, ordenar tarefas, elaborar apresentações, requisitar material de escritório, auxiliar na seleção de pessoal do setor, atuar com pontualidade, treinar a velocidade do registro, preparar cartas, memorandos, administrar verbas disponíveis, preparar planilhas, fiscalizar a entrega do trabalho, arquivar informações e documentos, ajustar o texto a redação técnica, pesquisar na internet.