CBO 3515-05 - Técnico em secretariado - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas
O profissional no cargo de Técnico em secretariado CBO 3515-05 realiza atividades secretariais de apoio ao gestor, auxiliando-o no cumprimento de seus compromissos Elabora, confere e revisa textos.
Executa controle de estoque, cadastramento de clientes e de fornecedores, organização e arquivo de documentos e outros serviços administrativos Pesquisa, organiza e sintetiza informações Comunica-se com clientes internos e externos e com equipes de diversos setores da organização.
Pode supervisionar equipe de trabalho Atua em conformidade com procedimentos da empresa, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3515-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em secretariado, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas CBO 3515-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3515-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em secretariado
O Técnico em secretariado CBO 3515-05 realiza atividades secretariais de apoio ao gestor, auxiliando-o nas suas atividades e no cumprimento de seus compromissos Executa serviços de apoio, reservando passagens aéreas e hotéis em viagens nacionais e internacionais, prestando suporte administrativo e logístico em eventos corporativos, elaborando pautas e atas de reuniões e realizando outras atividades de acordo com a agenda e as prioridades definidas.
Estabelece os canais de comunicação do gestor com interlocutores.
Recepciona e atende clientes internos e externos, prestando-lhes informações, encaminhando-os para o setor responsável pelo atendimento a suas solicitações e verificando sua satisfação Pode cadastrar e atualizar as informações de clientes e fornecedores.
Elabora cartas, memorandos, ofícios, relatórios e outros documentos Confere, revisa e corrige textos, promovendo ajustes embasados em normas técnicas.
Pode redigir textos em idioma estrangeiro.
Organiza, controla a circulação e arquiva documentos Pesquisa, localiza e recupera documentos, física ou digitalmente.
Pesquisa dados em fontes diversas, inclusive em páginas da Internet.
Organiza e sintetiza informações, podendo armazená-las em meio físico ou eletrônico Executa atividades financeiras de apoio aos processos administrativos, orçando produtos e serviços, conferindo e encaminhando pagamento, prestando contas e finalizando contratos e aquisições de acordo com os processos organizacionais Administra e organiza recursos para execução dos trabalhos, requisitando material de escritório, controlando estoque, providenciando manutenção de equipamentos e aparelhos.
Pode supervisionar equipe de trabalho, distribuindo tarefas, acompanhando o andamento dos serviços e avaliando o desempenho de cada profissional.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3515-05 deve revisar textos e documentos, comunicar-se, assessorar a Área, redigir textos, demonstrar competências pessoais, coordenar a execução das tarefas, organizar as atividades gerais.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas trabalham em órgãos públicos e setores empresariais, tendo vínculo formal de emprego. Atuam de forma individual, normalmente sem supervisão e em ambientes fechados. Os horários são diurno para os taquígrafos e com revezamento de turnos para os demais. No exercício de algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como por exemplo trabalhar sob pressão, em posições desconfortáveis por períodos prolongados, bem como estar expostos aos efeitos de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3515-05
O exercício dessas ocupações requer curso técnico de nível médio completo para os técnicos em secretariado e estenotipista. A escolaridade para o taquígrafo pode variar de nível médio a superior completo. Adicionalmente, requer-se curso de especialização de mais de quatrocentas horas-aula.
Atividades exercidas por um Técnico em secretariado CBO 3515-05
Um Técnico em secretariado (ou sinônimo) deve atualizar o cadastro de fornecedores e clientes, controlar o banco de horas do setor, disponibilizar informações e documentos, agendar os compromissos e reuniões, preparar planilhas, controlar o agendamento da prestação de serviço, enviar e receber malotes, verificar a qualidade e desempenho do serviço, editorar o texto para divulgação, supervisionar o andamento do serviço, manter sigilo, participar de eventos técnicos, indicar técnicos para os cursos de aperfeiçoamento, classificar arquivos, elaborar atas e pautas, pesquisar na internet, preparar a escala de trabalho, elaborar relatórios, estruturar logicamente os textos, manter-se informado, manter documentação da área em ordem, cadastrar fornecedores e clientes, assistir o cliente interno e externo, ajustar o texto a redação técnica, treinar a velocidade do registro, trajar-se conforme as normas, auxiliar na seleção de pessoal do setor, monitorar a satisfação do cliente interno e externo, providenciar envio e recebimento de malotes, corrigir erros do texto, utilizar meios eletrônicos, ordenar tarefas, registrar as despesas, utilizar tele e videoconferência, solicitar cursos de aperfeiçoamento, registrar a entrada de informações e documentos, distribuir as tarefas aos colaboradores, elaborar apresentações, analisar documentos, requisitar microfilmagem de documentos, consultar publicações técnicas, utilizar processos de impressão, atender demandas dos clientes externos, arquivar informações e documentos, agir com dinamismo, atuar com pontualidade, preparar cartas, memorandos, requisitar material de escritório, controlar o estoque de materiais de escritório, agir com discrição, intermediar as relações interpessoais, planejar as atividades, demonstrar eficiência, demonstrar iniciativa, otimizar procedimentos de trabalho, divulgar informações de interesse dos funcionários, operar equipamento de telefonia, armazenar os documentos e informações em meio eletrônico, assessorar cursos e eventos, compor cadastro de fornecedores e clientes, agir com equilíbrio emocional, priorizar elaboração de documentos legais de urgência, demonstrar alta capacidade de concentração, preparar viagens, demonstrar conhecimento de línguas estrangeiras, elaborar gráficos, atualizar-se tecnicamente, auxiliar nas reuniões e apresentações, atualizar o dicionário pessoal, fiscalizar a entrega do trabalho, operar programas de computador, administrar verbas disponíveis.