CBO 3513-05 - Técnicos em administração - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3513-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em administração que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Técnico em administração executa atividades administrativas relacionadas aos processos de gestão de pessoas, de finanças, de materiais, de compras e de vendas Elabora, organiza e controla documentos da organização.
Auxilia na elaboração e na implementação de planejamento estratégico e de planejamento de melhorias dos processos organizacionais Pode atuar na supervisão e no treinamento de equipe de trabalho Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em administração CBO 3513-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3513-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em administração.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em administração
O Técnico em administração (ou similar) auxilia na elaboração, na implementação e no acompanhamento de planejamento estratégico Participa do planejamento e da execução de melhorias nos processos organizacionais.
Participa da execução dos procedimentos de recrutamento, seleção e integração de pessoas.
Executa ações referentes às rotinas de admissão e de demissão Acompanha frequência, afastamentos, férias e processos de transferências de pessoal.
Executa ações referentes à avaliação de desempenho e ao desenvolvimento de pessoas Organiza propostas de treinamentos.
Participa da elaboração de planos de cargos e salários.
Presta informações acerca de direitos trabalhistas Atua na organização e na execução de ações relacionadas à qualidade de vida, saúde e segurança nos ambientes de trabalho.
Auxilia na elaboração da folha de pagamento, lançando e conferindo informações na base de dados e gerando guias para recolhimento de encargos sociais.
Executa atividades nas áreas fiscal e financeira, controlando fluxos de documentos fiscais, fiscalizando recolhimento de encargos públicos de firmas terceirizadas e controlando documentação de serviços terceirizados ao longo do contrato Participa da gestão de materiais e patrimônio, conferindo recebimento e movimentação de materiais e controlando estoques Participa do planejamento e do desenvolvimento das ações de marketing.
Atua na área de compras, organizando processos de contratação de serviços, participando de processos licitatórios e efetivando compras de produtos Assessora a área de vendas, recomendando margem de desconto, contatando e orientando clientes e acompanhando venda e pós-venda Elabora, organiza e controla documentos da organização.
Executa operações administrativas relativas a protocolos e arquivos, confecção e expedição de documentos Acompanha validade de documentos legais.
Auxilia na execução de atividades relacionadas às operações logísticas Opera sistemas de informações gerenciais de pessoal, de finanças, de controle patrimonial e de materiais Pode apoiar a operacionalização de ações de comércio exterior.
Pode atuar na supervisão e no treinamento de equipe de trabalho, avaliando desempenho e analisando necessidades de treinamento.
Funções
O funcionário CBO 3513-05 deve atuar na Área de compras, executar atividades nas Áreas fiscal e financeira, realizar atividades em recursos humanos, demonstrar competências pessoais, assessorar Área de venda, controlar rotina administrativa.
Atividades exercidas por um Técnico em administração CBO 3513-05
Um Técnico em administração (ou sinônimo) deve controlar afastamentos, assessorar em atividades de treinamento e desenvolvimento, divulgar informações em veículos diversos, organizar processos de contratação de serviços e produtos, recomendar margem de desconto, conferir processos licitatórios, atualizar cadastro geral, coletar informações para rescisão contratual, conferir recebimento de materiais, encaminhar crédito bancário da folha de pagamentos, participar da avaliação de currículo, elaborar fluxograma, solicitar atestado de saúde ocupacional dos empregados das empresas terceirizadas, elaborar prestações de conta, orientar clientes, acompanhar validade de documentos legais, disponibilizar holerite, efetuar cálculos rescisórios, conferir lançamentos da folha de pagamento, conferir freqüência, solicitar cotação de preços, atuar com flexibilidade, agir com tolerância, destinar recursos orçamentários, tomar iniciativa, controlar benefícios concedidos, viabilizar processo de admissão, aplicar provas de seleção, arquivar documentos, elaborar documentos administrativos, fornecer informações para auditorias, emitir documentos diversos, solicitar informações, participar da elaboração de provas de seleção, pesquisar situação legal da empresa, organizar propostas de treinamentos, elaborar cronogramas, controlar documentação de serviços terceirizados ao longo do contrato, participar da correção da prova do processo seletivo, controlar atividades através de dados estatísticos, divulgar resultado do processo seletivo, administrar despesas com fundo fixo, participar de comissões de licitação, executar serviços de apoio administrativo, gerar informações e guias para recolhimento de encargos sociais, evidenciar comprometimento, elaborar notas de empenho, fornecer cotações de preços, demonstrar facilidade de comunicação verbal e escrita, elaborar organograma, prestar informações acerca de direitos trabalhistas, acompanhar alterações da legislação vigente, montar processo seletivo, definir método de trabalho, apresentar soluções, participar do processo de homologação de rescisão contratual, divulgar processo seletivo, verificar certidão negativa junto ao fgts e inss, contatar clientes, acompanhar venda e pós-venda, buscar aprimoramento profissional, adequar atividade a legislação vigente, lançar informações na base de dados da folha de pagamentos, organizar rotina diária, comprar serviços e produtos, calcular férias, participar da elaboração e da divulgação de editais de licitação, efetuar cálculos estatísticos, controlar transferência de funcionários, controlar ativo fixo, agir com ética profissional, fiscalizar recolhimento de encargos públicos de firmas terceirizadas, conferir documentos, protocolar documentos, participar da movimentação e controle de estoques, aplicar legislação para fins de recolhimento, executar serviços de caixa e tesouraria, trabalhar em equipe, agir com eficiência e eficácia, controlar fluxos de documentos fiscais, atender cliente, controlar férias de funcionários, precificar produtos, classificar elementos de despesas.