CBO 3313-05 - Professor de nível médio no ensino profissionalizante
Entenda o que fazem os professores de nível médio no ensino profissionalizante no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de nível médio no ensino profissionalizante e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor de nível médio no ensino profissionalizante
Ministra aulas de ensino profissionalizante, cumprindo plano de curso, elaborando plano de ensino e roteiros de aula, preparando ambientes de ensino e avaliando o desempenho dos alunos. Pode promover e acompanhar visitas técnicas, palestras e vivências profissionais. Orienta alunos sobre a inserção no mercado de trabalho. Cumpre legislação de ensino, normas e procedimentos didático-pedagógicos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Ministra aulas, correlacionando atividades práticas e conceitos teóricos aplicados à solução de problemas da área do curso. Propõe desafios, estudos de casos e experimentos em projetos formativos - preferencialmente planejados em interação com outros docentes do mesmo curso -, que gerem motivação e interesse dos alunos. Estimula, nos alunos, a criatividade, a curiosidade, a pesquisa e o trabalho em equipe.
Acompanha e avalia o desempenho dos alunos, desenvolvendo procedimentos de avaliação formativa e de recuperação contínua. Nesse processo, pode promover estratégias de recuperação de conhecimentos da educação básica e de fixação de novos conhecimentos adquiridos.
Registra conteúdos ministrados, frequência e avaliação dos alunos, atribuindo notas e conceitos.
Pode trabalhar em parceria com empresários ou representantes de empresas ou instituições, promovendo visitas técnicas, palestras e vivências profissionais em ambientes diversos. Para tanto, seleciona empresas ou instituições que atendam aos objetivos da atividade, tais como vivenciar novos conceitos de organização do trabalho e novas tecnologias no processo produtivo.
Orienta o aluno sobre a inserção no mercado de trabalho, informando sobre as características do setor da economia em que vai atuar e desenvolvendo postura e conduta ética compatíveis com a profissão, com o ambiente corporativo e com a sociedade contemporânea. Pode acompanhar estágio.
Conserva o ambiente de ensino limpo e organizado. Mantém equipamentos e instrumentos limpos, organizados e em plenas condições de uso.
Pode realizar pequenos reparos ou solicitar manutenção em equipamentos e instrumentos.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - MEIO AMBIENTE, ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO PROFISSIONALIZANTE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | DIDÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 5 | 4 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - AÇÕES PREVENTIVAS DE SAÚDE VOCAL, AUDITIVA E MENTAL PARA PROFESSORES | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | ORIENTAÇÃO AO ALUNO SOBRE ITINERÁRIO PROFISSIONAL | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | SEGURANÇA DO ALUNO | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | TÉCNICAS DE ACOLHIMENTO DO ALUNO | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS | CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: ELABORAÇÃO DE PROJETO FORMATIVO, ESTUDOS DE CASOS | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - VISITAS TÉCNICAS, PALESTRAS, VIVÊNCIAS E PRÁTICAS PROFISSIONAIS EM AMBIENTES DIVERSOS | 3 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES ESCOLARES | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL | AÇÃO DOCENTE EM LABORATÓRIO DE ENSINO PROFISSIONAL | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL | AÇÃO DOCENTE EM OFICINA DE ENSINO PROFISSIONAL | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO EM ENSINO PROFISSIONAL | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL | METODOLOGIA DO ENSINO PROFISSIONAL | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL | RECURSOS DIDÁTICOS EM ENSINO PROFISSIONAL (EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS ETC.) | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | ELABORAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 3 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM ATIVIDADES DE ENSINO | 3 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - EMPATIA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - PROATIVIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - RESILIÊNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - RELACIONAMENTO INTERPESSOAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - DICÇÃO | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
Condições de Trabalho
Lecionam para jovens e adultos, em instituições de formação profissional como o sistema ´s´ (senai, senac, senar, senat) e centros de desenvolvimento profissional públicos e privados, nas diversas áreas profissionais da indústria e da agroindústria, do comércio e dos serviços, dos transportes, da agropecuária, da silvicultura e aqüicultura. Trabalham individualmente e em equipe, em salas de aulas, laboratórios, veículos e no campo, com supervisão, em períodos diurnos e noturnos. Podem trabalhar como empregados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e ao ruído intenso.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessa ocupação requer-se ensino médio ou cursos técnicos (nível médio), acompanhados de formação continuada, seja por meio de freqüência a cursos de qualificação básicos até duzentas horas, ou a cursos de atualização e especialização. O pleno desempenho das atividades ocorre após dois anos de prática.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- educar o aluno para uma postura profissional;
- desenvolver pesquisas;
- preparar aula;
- administrar atividades, executar atividades administrativas;
- coordenar atividades - projetos, equipes, feiras, etc.;
- demonstrar competências pessoais;
- manter equipamentos e ambiente de trabalho;
- planejar atividades - aula, curso, ensino, currículo;
- ministrar aula;
- avaliar - alunos, equipamentos, material didático, novas técnicas;
- elaborar recursos didáticos;
- limpar equipamentos, materiais e utensílios;
- acompanhar estágios;
- desenvolver atividades em salas de aula;
- orientar para detalhes;
- comprar materiais;
- preencher diário;
- atestar competências do aluno;
- estruturar conteúdos;
- acompanhar projetos de pesquisa;
- solicitar materiais;
- desenvolver atividades de recuperação;
- levantar necessidades do mercado de trabalho;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- selecionar recursos - materiais, recursos humanos, equipamentos;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- consultar empresas, associações técnicas, profissionais e afins;
- adequar conteúdo das aulas ao perfil dos alunos;
- demonstrar criatividade;
- organizar o local de trabalho;
- procurar patrocínios;
- esclarecer dúvidas;
- monitorar o desempenho dos alunos;
- processar a informação;
- identificar oportunidades de estágio;
- estabelecer parcerias;
- esterilizar equipamentos;
- sensibilizar para direitos e deveres da cidadania;
- indicar bibliografia;
- elaborar material - escrito, audiovisual;
- demonstrar auto confiança;
- comprometer-se com objetivos educacionais;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- ministrar aulas expositivas;
- ensinar noções de primeiros socorros;
- redigir textos;
- formular projetos;
- formular plano de trabalho;
- pesquisar insumos e matérias primas;
- planejar estratégia de cursos;
- propor atividades;
- avaliar o comportamento dos alunos;
- organizar eventos;
- atualizar material didático;
- lavar equipamentos, materiais e utensílios;
- demonstrar dinamismo;
- definir pré-requisitos - de aluno, disciplinas;
- saber ouvir;
- estimular a criatividade dos alunos;
- demonstrar empatia;
- avaliar cursos;
- pesquisar bibliografia;
- demonstrar discrição;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- elaborar estudos de caso para simulação de situações de trabalho;
- avaliar projeto pedagógico;
- levantar material didático;
- estudar conteúdos;
- higienizar equipamentos, materiais e utensílios;
- treinar docentes;
- adaptar equipamentos, sistemas, produtos, insumos;
- programar atividades;
- debater com os alunos;
- demonstrar senso crítico;
- encaminhar alunos para estágios/entrevistas;
- participar de reuniões;
- manusear equipamentos;
- estabelecer cronogramas;
- demonstrar organização;
- transcrever notas;
- interpretar catálogos, manuais, internet, livros técnicos;
- manter-se atualizado;
- orientar alunos quanto a manutenção dos equipamentos;
- demonstrar postura profissional;
- regular o equipamento;
- treinar profissionais;
- propor trabalhos de pesquisa aos alunos;
- liderar equipes e alunos;
- demonstrar auto controle;
- convidar especialistas;
- realizar trabalhos em equipe;
- supervisionar estágios;
- conferir materiais, equipamentos e instalações;
- demonstrar práticas profissionais e técnicas;
- definir objetivos e metas;
- elaborar roteiro de aula;
- encaminhar documentos para departamento administrativo;
- demonstrar assiduidade;
- emitir relatórios;
- visitar centros técnicos, empresas, museus, feiras;
- calibrar o equipamento;
- prestar assistência e assessoria técnica e tecnológica;
- ensinar noções de higiene, segurança e meio ambiente;
- orientar a organização do ambiente de trabalho;
- orientar quanto a postura profissional;
- desenvolver atividades práticas em oficinas;
- preencher formulários;
- definir metodologia;
- demonstrar ética;
- estabelecer normas e regras de comportamento;
- demonstrar entusiasmo;
- criar equipamentos, sistemas, produtos, insumos;
- expressar-se com clareza;
- analisar tecnicamente recursos materiais e equipamentos;
- pesquisar técnicas e tecnologia;
- manter equipamentos;
- estabelecer critérios de avaliação;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- orientar quanto a apresentação pessoal;
- manter-se atento a detalhes;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3313-05
CBO 3313-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de nível médio no ensino profissionalizante que pertence ao grupo dos professores de nível médio no ensino profissionalizante, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Professores leigos e de nível médio
-
-
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
-
-
-
-
- Professores de nível médio no ensino profissionalizante
-
-
Nenhum CBO relacionado encontrado.
Cargos e salários CBO 3313-05 - Professores de nível médio no ensino profissionalizante
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 331305 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Professores de nível médio no ensino profissionalizante em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
3313-05 | Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante | Rio de Janeiro, RJ | 36h | 71 | |
3313-05 | Professor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante | Rio de Janeiro, RJ | 35h | 76 | |
3313-05 | Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante | Brasil | 36h | 3.005 | |
3313-05 | Docente de Nível Médio no Ensino Profissionalizante | Brasil | 36h | 3.005 | |
3313-05 | Monitor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante | Brasil | 36h | 3.005 | |
3313-05 | Instrutor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante | São Paulo, SP | 39h | 221 | |
3313-05 | Professor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante | São Paulo, SP | 39h | 221 | |
3313-05 | Docente de Nível Médio no Ensino Profissionalizante | Rio de Janeiro, RJ | 36h | 71 | |
3313-05 | Docente de Nível Médio no Ensino Profissionalizante | São Paulo | 37h | 752 | |
3313-05 | Professor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante | Brasil | 36h | 3.005 | |
3313-05 | Professor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante | São Paulo | 37h | 734 | |
3313-05 | Docente de Nível Médio no Ensino Profissionalizante | São Paulo, SP | 39h | 221 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |