CBO 3311-10 - Professores de nível médio na educação infantil - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
Funções
preparar material pedagógico, planejar ações didáticas, cuidar dos alunos, organizar o trabalho, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, avaliar desempenho dos alunos, ensinar alunos, elaborar projetos pedagógicos, orientar a construção do conhecimento.
Atividades
orientar atividades com jogos e brinquedos, elaborar estórias com alunos, demonstrar versatilidade, desenvolver capacidades emocionais, identificar material pedagógico, conversar com alunos - roda da conversa, organizar espaços em geral, observar o desenvolvimento motor, dramatizar estórias e músicas, supervisionar recreio, demonstrar paciência, demonstrar sensibilidade, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, reciclar material, participar da definição do horário, auto-avaliar-se, organizar eventos na escola, limpar sala de aula e mobiliário, higienizar brinquedos, explicar atividades propostas, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., definir atividades pedagógicas, brincar com os alunos, solicitar material pedagógico, desenvolver capacidades motoras, comentar filmes, escrever letras e números, supervisionar entrada e saída dos alunos, definir métodos de avaliação, trocar roupa de cama, reestruturar estratégias, observar a socialização, preencher fichas de avaliação, apresentar regras da escola, conferir cadastro dos alunos, criar espaço para brincadeiras, convocar pais e responsáveis, contornar situações adversas, participar da elaboração de calendário escolar, avaliar atividades dos alunos, desenvolver capacidades intelectuais, organizar sala de aula, organizar material pedagógico, mostrar filmes, debater projeto com direção e coordenação, modelar massas e argila, estabelecer vínculos, trocar roupa dos alunos, ler textos, participar de reuniões com demais profissionais da escola, participar de conselhos, desenvolver atividades artísticas, apresentar projeto aos alunos, definir técnica de trabalho - estratégias, demonstrar capacidade de observação, supervisionar momento do sono e descanso, discutir resultados dos projetos, reunir-se com pais e responsáveis, elaborar cronograma, servir como referencial de conduta, demonstrar afetividade, desenhar, confeccionar material pedagógico, encaminhar alunos para outros profissionais, orientar atividades artísticas, planejar o roteiro de aula, criar jogos e brincadeiras, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, participar da associação de pais e mestres, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, pesquisar materiais e recursos disponíveis, dar banho nos alunos, ensinar culinária, selecionar material didático, demonstrar senso de organização, discutir plano de aula com coordenação e direção, observar a linguagem, observar o raciocínio lógico, trabalhar em equipe, utilizar sucata, limpar material, orientar atividades de desenho, determinar parâmetros do projeto, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, especificar materiais de ensino-aprendizagem, recortar materiais, participar de eventos de qualificação profissional, pintar, investigar interesse do aluno, colar materiais, observar higiene dos brinquedos, interagir com a comunidade, comprar material pedagógico, registrar observações, demonstrar autocontrole, organizar pastas de atividades dos alunos, definir objetivos da ação didática, construir regras com os alunos, atualizar-se, organizar espaço para momento do sono e descanso, cantar músicas, supervisionar refeições, demonstrar criatividade, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., trocar fralda dos alunos, contar estórias, analisar necessidades do aluno e da comunidade, elaborar relatórios, orientar higiene pessoal, reunir-se com a coordenação e a direção, alimentar os alunos, servir alimentação aos alunos, corrigir atividades.