CBO 3311-10 - Professores de nível médio na educação infantil - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
Funções
elaborar projetos pedagógicos, orientar a construção do conhecimento, preparar material pedagógico, organizar o trabalho, avaliar desempenho dos alunos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, planejar ações didáticas, cuidar dos alunos, ensinar alunos.
Atividades
convocar pais e responsáveis, orientar atividades de desenho, definir atividades pedagógicas, higienizar brinquedos, elaborar cronograma, supervisionar recreio, orientar higiene pessoal, pintar, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, trabalhar em equipe, atualizar-se, participar de reuniões com demais profissionais da escola, recortar materiais, limpar material, desenvolver capacidades motoras, supervisionar entrada e saída dos alunos, servir alimentação aos alunos, participar da definição do horário, ensinar culinária, organizar material pedagógico, reestruturar estratégias, estabelecer vínculos, analisar necessidades do aluno e da comunidade, trocar roupa de cama, observar a socialização, orientar atividades artísticas, dramatizar estórias e músicas, encaminhar alunos para outros profissionais, participar da elaboração de calendário escolar, desenhar, observar higiene dos brinquedos, contar estórias, organizar espaço para momento do sono e descanso, participar de eventos de qualificação profissional, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., observar o raciocínio lógico, servir como referencial de conduta, desenvolver capacidades intelectuais, definir métodos de avaliação, reunir-se com a coordenação e a direção, limpar sala de aula e mobiliário, demonstrar autocontrole, preencher fichas de avaliação, organizar eventos na escola, discutir plano de aula com coordenação e direção, demonstrar sensibilidade, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, investigar interesse do aluno, escrever letras e números, contornar situações adversas, desenvolver atividades artísticas, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, criar espaço para brincadeiras, elaborar relatórios, comentar filmes, reunir-se com pais e responsáveis, demonstrar criatividade, elaborar estórias com alunos, orientar atividades com jogos e brinquedos, avaliar atividades dos alunos, participar de conselhos, construir regras com os alunos, organizar espaços em geral, supervisionar refeições, utilizar sucata, organizar pastas de atividades dos alunos, explicar atividades propostas, trocar fralda dos alunos, mostrar filmes, demonstrar versatilidade, demonstrar paciência, conversar com alunos - roda da conversa, modelar massas e argila, dar banho nos alunos, debater projeto com direção e coordenação, observar o desenvolvimento motor, solicitar material pedagógico, registrar observações, conferir cadastro dos alunos, observar a linguagem, trocar roupa dos alunos, ler textos, corrigir atividades, definir técnica de trabalho - estratégias, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., supervisionar momento do sono e descanso, reciclar material, brincar com os alunos, comprar material pedagógico, pesquisar materiais e recursos disponíveis, confeccionar material pedagógico, planejar o roteiro de aula, apresentar projeto aos alunos, colar materiais, especificar materiais de ensino-aprendizagem, organizar sala de aula, alimentar os alunos, demonstrar capacidade de observação, identificar material pedagógico, selecionar material didático, participar da associação de pais e mestres, definir objetivos da ação didática, demonstrar afetividade, discutir resultados dos projetos, cantar músicas, interagir com a comunidade, auto-avaliar-se, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, demonstrar senso de organização, determinar parâmetros do projeto, criar jogos e brincadeiras, apresentar regras da escola, desenvolver capacidades emocionais.