CBO 3172-10 - Técnicos em operação e monitoração de computadores - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3172-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em operação e monitoração de computadores que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação Monitora sistemas e aplicações.
Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em operação e monitoração de computadores CBO 3172-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3172-10
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em operação e monitoração de computadores.
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.
O que faz um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação
O Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação (ou similar) presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação, realizando o atendimento inicial e planejando as soluções para os chamados de acordo com o diagnóstico Configura contas de clientes/usuários e orienta-os quanto à utilização de hardware e/ou software.
Conduz a solicitação de suporte.
Administra chamados abertos Disponibiliza recursos operacionais e repara arquivos.
Recupera e transfere arquivos, programas e relatórios Registra as ações dos chamados.
Monitora sistemas e aplicações, notificando problemas de infraestrutura.
Realiza o monitoramento dos recursos de rede e dos dispositivos de entrada e saída de dados Monitora a disponibilidade e a funcionalidade de aplicativos.
Providencia correção de erros de tarefas, notificando o setor de suporte.
Assegura o funcionamento do hardware e do software, inicializando sistemas e aplicativos e realizando as diversas configurações – de hardware, software e de sistemas operacionais, de acordo com os requisitos do processamento de dados Desativa sistemas e aplicativos, conforme a necessidade Formata equipamentos e instala softwares e/ou sistemas operacionais.
Realiza diagnóstico em hardware, software e redes de comunicação, identificando falhas, para possibilitar suas correções Requisita manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, podendo, também, executar os serviços Realiza revisão em hardware.
Assegura o funcionamento de equipamento reserva (standby) Repõe suprimentos em equipamentos.
Administra a segurança das informações, realizando varredura e eliminação de vírus e garantindo o uso, pelo cliente, de versões homologadas de software Faz cópias de segurança (backup), guardando-as em local prescrito Verifica acesso lógico do usuário.
Verifica temperatura, umidade local e equipamentos de energia, dentre outras condições técnicas do ambiente de trabalho Recomenda mudanças na disposição de equipamentos e organiza seu cabeamento.
Funções
O funcionário CBO 3172-10 deve administrar processamento de dados, monitorar sistemas e aplicações, demonstrar competências pessoais, assegurar funcionamento do hardware e software, administrar segurança das informações, verificar condições técnicas do ambiente de trabalho, prestar suporte ao cliente/usuário.
Atividades exercidas por um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10
Um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação (ou sinônimo) deve administrar chamados abertos, requisitar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, transferir arquivos, programas e relatórios, diagnosticar resolução dos chamados, verificar equipamentos de energia, recuperar arquivos, programas e relatórios, demonstrar capacidade de observação, realizar revisão em hardware, demonstrar capacidade de disponibilidade, configurar contas dos clientes/usuários, configurar softwares e/ou sistemas operacionais, disponibilizar recursos operacionais, corrigir falhas de hardware e software, monitorar funcionalidade de aplicativos, monitorar registros de erros, realizar diagnóstico em hardware, organizar cabeamento dos equipamentos, demonstrar capacidade de organização, diagnosticar falhas em hardware e software, demonstrar capacidade de objetividade, configurar/reconfigurar hardware, demonstrar atenção focada, instalar softwares e/ou sistemas operacionais, planejar atendimento a cliente/usuário, registrar ações dos chamados, reparar arquivos, orientar cliente/usuário na utilização de hardware e/ou software, guardar cópia de segurança em local prescrito, demonstrar capacidade de senso analítico, notificar problemas de infraestrutura, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, realizar diagnóstico em redes de comunicação, demonstrar capacidade de administrar o tempo, executar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, assegurar funcionamento de equipamento reserva - standby, fazer cópias de segurança - backup, demonstrar capacidade de síntese, notificar suporte para correção de erros, verificar temperatura e umidade local, conduzir solicitação de suporte, verificar acesso lógico do usuário, garantir uso de versões de softwares homologadas no cliente, repor suprimentos em equipamentos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, recomendar mudanças na disposição de equipamentos, demonstrar capacidade de agilidade no atendimento, monitorar recursos de rede, providenciar correção de erros de tarefas, formatar equipamentos, monitorar recursos de entrada e saída de dados, inicializar/desativar sistemas e aplicativos, atender cliente/usuário, demonstrar capacidade de comunicação, realizar varredura e eliminação de vírus, monitorar disponibilidade de aplicativos.