CBO 3172-10 - Técnicos em operação e monitoração de computadores - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3172-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em operação e monitoração de computadores que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em operação e monitoração de computadores CBO 3172-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3172-10
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em operação e monitoração de computadores.
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.
Funções
demonstrar competências pessoais, assegurar funcionamento do hardware e software, monitorar sistemas e aplicações, prestar suporte ao cliente/usuário, administrar segurança das informações, verificar condições técnicas do ambiente de trabalho, administrar processamento de dados.
Atividades
configurar/reconfigurar hardware, corrigir falhas de hardware e software, monitorar registros de erros, organizar cabeamento dos equipamentos, transferir arquivos, programas e relatórios, recomendar mudanças na disposição de equipamentos, providenciar correção de erros de tarefas, monitorar recursos de entrada e saída de dados, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, monitorar recursos de rede, disponibilizar recursos operacionais, repor suprimentos em equipamentos, realizar revisão em hardware, recuperar arquivos, programas e relatórios, realizar diagnóstico em hardware, registrar ações dos chamados, assegurar funcionamento de equipamento reserva - standby, notificar suporte para correção de erros, demonstrar capacidade de administrar o tempo, demonstrar capacidade de objetividade, monitorar disponibilidade de aplicativos, realizar diagnóstico em redes de comunicação, instalar softwares e/ou sistemas operacionais, demonstrar atenção focada, demonstrar capacidade de agilidade no atendimento, demonstrar capacidade de observação, requisitar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, atender cliente/usuário, demonstrar capacidade de disponibilidade, demonstrar capacidade de síntese, conduzir solicitação de suporte, demonstrar capacidade de senso analítico, notificar problemas de infraestrutura, administrar chamados abertos, planejar atendimento a cliente/usuário, orientar cliente/usuário na utilização de hardware e/ou software, executar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, guardar cópia de segurança em local prescrito, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, verificar equipamentos de energia, reparar arquivos, configurar contas dos clientes/usuários, configurar softwares e/ou sistemas operacionais, realizar varredura e eliminação de vírus, formatar equipamentos, diagnosticar resolução dos chamados, verificar temperatura e umidade local, fazer cópias de segurança - backup, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar capacidade de organização, garantir uso de versões de softwares homologadas no cliente, verificar acesso lógico do usuário, inicializar/desativar sistemas e aplicativos, monitorar funcionalidade de aplicativos, diagnosticar falhas em hardware e software.