CBO 3172-10 - Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação.

O profissional no cargo de Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10 presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação Monitora sistemas e aplicações.

Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3172-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. CBO 3172-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3172-10

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.
      • Técnicos em informática.
        • Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação..

O que faz um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação

O Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10 presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação, realizando o atendimento inicial e planejando as soluções para os chamados de acordo com o diagnóstico Configura contas de clientes/usuários e orienta-os quanto à utilização de hardware e/ou software.

Conduz a solicitação de suporte.

Administra chamados abertos Disponibiliza recursos operacionais e repara arquivos.

Recupera e transfere arquivos, programas e relatórios Registra as ações dos chamados.

Monitora sistemas e aplicações, notificando problemas de infraestrutura.

Realiza o monitoramento dos recursos de rede e dos dispositivos de entrada e saída de dados Monitora a disponibilidade e a funcionalidade de aplicativos.

Providencia correção de erros de tarefas, notificando o setor de suporte.

Assegura o funcionamento do hardware e do software, inicializando sistemas e aplicativos e realizando as diversas configurações – de hardware, software e de sistemas operacionais, de acordo com os requisitos do processamento de dados Desativa sistemas e aplicativos, conforme a necessidade Formata equipamentos e instala softwares e/ou sistemas operacionais.

Realiza diagnóstico em hardware, software e redes de comunicação, identificando falhas, para possibilitar suas correções Requisita manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, podendo, também, executar os serviços Realiza revisão em hardware.

Assegura o funcionamento de equipamento reserva (standby) Repõe suprimentos em equipamentos.

Administra a segurança das informações, realizando varredura e eliminação de vírus e garantindo o uso, pelo cliente, de versões homologadas de software Faz cópias de segurança (backup), guardando-as em local prescrito Verifica acesso lógico do usuário.

Verifica temperatura, umidade local e equipamentos de energia, dentre outras condições técnicas do ambiente de trabalho Recomenda mudanças na disposição de equipamentos e organiza seu cabeamento.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3172-10 deve assegurar funcionamento do hardware e software, demonstrar competências pessoais, administrar processamento de dados, prestar suporte ao cliente/usuário, monitorar sistemas e aplicações, administrar segurança das informações, verificar condições técnicas do ambiente de trabalho.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3172-10

Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.

Atividades exercidas por um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10

Um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de observação, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de organização, planejar atendimento a cliente/usuário, monitorar recursos de entrada e saída de dados, realizar diagnóstico em redes de comunicação, conduzir solicitação de suporte, demonstrar capacidade de síntese, disponibilizar recursos operacionais, notificar problemas de infraestrutura, transferir arquivos, programas e relatórios, monitorar recursos de rede, requisitar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, configurar contas dos clientes/usuários, configurar/reconfigurar hardware, verificar temperatura e umidade local, demonstrar capacidade de senso analítico, repor suprimentos em equipamentos, demonstrar capacidade de comunicação, realizar diagnóstico em hardware, demonstrar atenção focada, organizar cabeamento dos equipamentos, monitorar funcionalidade de aplicativos, registrar ações dos chamados, verificar acesso lógico do usuário, orientar cliente/usuário na utilização de hardware e/ou software, reparar arquivos, garantir uso de versões de softwares homologadas no cliente, recomendar mudanças na disposição de equipamentos, realizar varredura e eliminação de vírus, executar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, providenciar correção de erros de tarefas, assegurar funcionamento de equipamento reserva - standby, administrar chamados abertos, corrigir falhas de hardware e software, monitorar disponibilidade de aplicativos, fazer cópias de segurança - backup, realizar revisão em hardware, diagnosticar falhas em hardware e software, monitorar registros de erros, diagnosticar resolução dos chamados, verificar equipamentos de energia, instalar softwares e/ou sistemas operacionais, demonstrar capacidade de agilidade no atendimento, atender cliente/usuário, configurar softwares e/ou sistemas operacionais, notificar suporte para correção de erros, guardar cópia de segurança em local prescrito, inicializar/desativar sistemas e aplicativos, recuperar arquivos, programas e relatórios, demonstrar capacidade de administrar o tempo, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, formatar equipamentos, demonstrar capacidade de disponibilidade, demonstrar capacidade de objetividade.

Cargos e salários CBO 3172-10 - Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação.

Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) São Luís

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): São Luís, MA

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 2.030 e 3.352 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 217 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Blumenau

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Blumenau, SC

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 2.519 e 4.187 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 666 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Vitoria

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Vitoria, ES

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 2.098 e 3.326 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 711 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Mato Grosso

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 2.185 e 3.777 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.293 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Lages

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Lages, SC

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Lages - SC, ganha entre 1.917 e 2.848 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 48 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Chapeco

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Chapeco, SC

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Chapeco - SC, ganha entre 2.289 e 3.889 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 207 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Belém

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Belém, PA

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 2.238 e 4.150 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 492 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Minas Gerais

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.195 e 3.929 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 5.258 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Salvador

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Salvador, BA

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 1.794 e 2.949 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.070 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Londrina

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Londrina, PR

O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 1.897 e 2.834 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 611 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário Porto Alegre

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 2.252 e 3.786 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.802 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário Ribeirão Preto

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Ribeirão Preto, SP

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 2.387 e 4.052 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 313 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário São Luís

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: São Luís, MA

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 2.030 e 3.352 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 217 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário Londrina

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Londrina, PR

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 1.897 e 2.834 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 611 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário Florianópolis

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Florianópolis, SC

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 3.053 e 5.914 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.035 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário Vila Velha

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Vila Velha, ES

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Vila Velha - ES, ganha entre 2.183 e 3.440 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 208 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Mato Grosso do Sul

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em Mato Grosso do Sul, ganha entre 1.922 e 3.167 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 711 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário São Paulo

Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.513 e 4.505 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 7.787 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.