CBO 3171-15 - Programador de máquinas - ferramenta com comando numérico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações

O profissional no cargo de Programador de máquinas - ferramenta com comando numérico CBO 3171-15 projeta, desenvolve, implanta e realiza a manutenção de sistemas e aplicações para máquinas-ferramenta CNC - Comando Numérico Computadorizado Colabora na seleção dos recursos de desenvolvimento e no planejamento das etapas e ações de trabalho.

Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3171-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Programador de máquinas - ferramenta com comando numérico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações CBO 3171-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3171-15

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações.
      • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.

O que faz um Programador de máquinas - ferramenta com comando numérico

O Programador de máquinas - ferramenta com comando numérico CBO 3171-15 projeta sistemas e aplicações para máquinas-ferramenta CNC, identificando a demanda do cliente, coletando dados e desenvolvendo o leiaute de telas e relatórios Elabora o pré-projeto e os projetos conceitual, lógico, estrutural, físico e gráfico dos sistemas e aplicações.

Elabora croquis e desenhos para geração de programas de CNC.

Projeta dispositivos, ferramentas e posicionamento de peças em máquinas Participa das definições dos critérios ergonômicos de navegação e da interface de comunicação e interatividade.

Dimensiona a vida útil dos sistemas e aplicações e modela sua estrutura de banco de dados Desenvolve sistemas e aplicações para máquinas-ferramenta CNC, elaborando a interface gráfica, montando a estrutura do banco de dados, codificando os programas e aplicativos e aplicando sistemas de rotinas de segurança.

Compila os programas.

Testa aplicativos e programas, elaborando casos de testes Gera aplicativos para instalação e gerenciamento dos sistemas.

Documenta os sistemas e aplicações e avalia o desempenho dos produtos desenvolvidos.

Implanta sistemas e aplicações para máquinas-ferramenta CNC, instalando os programas, homologando os sistemas e aplicações desenvolvidos, avaliando e validando os resultados da implantação Elabora material para capacitação de usuários Realiza a manutenção de sistemas e aplicações para máquinas-ferramenta CNC, atualizando informações gráficas, textuais e audiovisuais e convertendo seus códigos fontes para outras linguagens ou plataformas.

Implementa alterações nos sistemas e aplicações Monitora a performance dos sistemas e aplicações, utilizando ferramentas de software, para obter subsídios à atividade de manutenção Atualiza a documentação dos sistemas e aplicações, em função das intervenções de manutenção.

Fornece suporte técnico para o cliente interno Colabora na seleção dos recursos de desenvolvimento, especificando máquinas, ferramentas, acessórios e suprimentos.

Participa da seleção das linguagens de programação e metodologias Seleciona ferramentas de desenvolvimento Colabora no planejamento das etapas e ações de trabalho, participando das definições de atividades, tarefas e cronograma.

Participa de reuniões com a equipe de trabalho ou com o cliente Participa das definições de padronizações.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3171-15 deve realizar manutenção de sistemas e aplicações, planejar etapas e ações de trabalho, demonstrar competências pessoais, desenvolver sistemas e aplicações, selecionar recursos de desenvolvimento de sistemas e aplicações, projetar sistemas e aplicações, implantar sistemas e aplicações.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações trabalham em atividades de informática e conexas, presentes em todas as atividades econômicas. O programador de máquinas- ferramenta com controle númérico se faz presente na indústria. O programador de sistema de informação e o prgramador de maquinas- ferramenta com controle numérico são, predominantemente, empregados com carteira assinada, ao passo que o programador de multimídia trabalha também como autônomo. As atividades são realizadas no horário diurno, exceto o programador de sistemas de informação, que realiza suas atividades no horário noturno, e o programador de internet, que trabalha em horários irregulares. Todas as atividades se desenvolvem em ambiente fechado. Trabalham individualmente e com supervisão ocasional, exceto o programador de internet, o programador de multimídia e o programador de sistemas de informação, que podem, eventualmente, trabalhar em equipe. Em algumas ocupações, é possível o trabalho a distância. No exercício das atividades, podem permanecer em posições

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3171-15

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino técnico de nível médio de informática ou superior incompleto em áreas como ciências exatas, informática, engenharia. A atualização profissional permanente é condição para o seu exercício. O desempenho pleno das atividades do programador de máquinas-ferramenta com comando numérico requer de três a quatro anos de experiência. As demais ocupações, de um a dois anos.

Atividades exercidas por um Programador de máquinas - ferramenta com comando numérico CBO 3171-15

Um Programador de máquinas - ferramenta com comando numérico (ou sinônimo) deve montar estrutura de banco de dados, homologar sistemas e aplicações, desenvolver interface gráfica, capacidade de senso crítico, selecionar ferramentas de desenvolvimento, participar da seleção das metodologias de desenvolvimento de sistemas, participar da definição da interface de comunicação e interatividade, atualizar informações gráficas, textuais e audiovisuais, demonstrar raciocínio lógico, dimensionar vida útil de sistema e aplicações, participar da definição de padronizações de sistemas e aplicações, instalar programas, participar da seleção de linguagem de programação, demonstrar iniciativa, alterar sistemas e aplicações, elaborar material para capacitação de usuários, manter sigilo, capacidade de trabalhar sob pressão, participar da definição das atividades e tarefas, solicitar informações técnicas, demonstrar receptividade, projetar dispositivos, ferramentas e posicionamento de peças em máquinas, participar da definição do cronograma de trabalho, capacidade de comunicação, identificar demanda do cliente, coletar dados, capacidade de senso analítico, elaborar pré-projeto, projetos conceitual, lógico, estrutural, físico e gráfico, capacidade de concentração, fornecer suporte técnico para cliente interno, avaliar resultados, participar da definição dos critérios ergonômicos de navegação em sistemas e aplicações, especificar máquinas, ferramentas, acessórios e suprimentos, elaborar casos de testes, atualizar documentações de sistemas e aplicações, validar resultados da implantação, testar programas e aplicativos, trabalhar em equipe, aplicar sistemas de rotinas de segurança, modelar estrutura de banco de dados, monitorar desempenho e performance de sistemas e aplicações, compilar programas, gerar aplicativos para instalação e gerenciamento de sistemas, demonstrar flexibilidade, avaliar desempenho dos produtos, converter sistemas e aplicações para outras linguagens ou plataformas, participar de reuniões com equipe de trabalho ou cliente, pesquisar novas tecnologias, elaborar croquis e desenhos para geração de programas em cnc, codificar programas e aplicativos, documentar sistemas e aplicações, desenvolver leiaute de telas e relatórios.

Cargos e salários CBO 3171-15 - Técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações

Salário Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico

Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico: Brasil

  • 2.956
  • Brasil
  • 3.699 - 7.430
  • 43h
O profissional no cargo de Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico CBO 3171-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.699 e 7.430 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.956 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3171-15.
Salário Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico

Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico: São Paulo

  • 1.408
  • São Paulo
  • 3.941 - 7.105
  • 44h
O profissional no cargo de Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico CBO 3171-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.941 e 7.105 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.408 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3171-15.
Salário Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico Caxias do Sul

Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico: Caxias do Sul, RS

  • 157
  • Caxias do Sul, RS
  • 4.105 - 7.391
  • 43h
O profissional no cargo de Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico CBO 3171-15 trabalhando em Caxias do Sul - RS, ganha entre 4.105 e 7.391 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 157 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3171-15.
Salário Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico São Paulo

Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico: São Paulo, SP

  • 237
  • São Paulo, SP
  • 3.470 - 6.500
  • 43h
O profissional no cargo de Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico CBO 3171-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.470 e 6.500 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 237 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3171-15.
Salário Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico

Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico: Rio Grande do Sul

  • 450
  • Rio Grande do Sul
  • 3.421 - 6.265
  • 44h
O profissional no cargo de Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico CBO 3171-15 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 3.421 e 6.265 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 450 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3171-15.