CBO 3171-15 - Técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 3171-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações CBO 3171-15 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3171-15

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações.
      • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.

Funções

implantar sistemas e aplicações, desenvolver sistemas e aplicações, realizar manutenção de sistemas e aplicações, projetar sistemas e aplicações, planejar etapas e ações de trabalho, demonstrar competências pessoais, selecionar recursos de trabalho.

Atividades

compor equipe técnica, expressar-se oralmente, definir padronizações de sistemas e aplicações, elaborar anteprojeto, projetos conceitual, lógico, estrutural, físico e gráfico, elaborar croquis e desenhos para geração de programas em ´cnc´, converter sistemas e aplicações para outras linguagens ou plataformas, demonstrar iniciativa, manter sigilo, identificar demanda de mercado, homologar sistemas e aplicações junto a clientes, instalar programas, atualizar informações gráficas e textuais, desenvolver leiaute de telas e relatórios, desenvolver interface gráfica, demonstrar criatividade, verificar resultados obtidos, atualizar documentações de sistemas e aplicações, trabalhar em equipe, manter-se atualizado tecnicamente, especificar configurações de máquinas e equipamentos (hardware), prover sistemas de rotinas de segurança, treinar usuários, dimensionar vida útil de sistema e aplicações, definir cronograma de trabalho, testar programas, selecionar ferramentas de desenvolvimento, expressar-se por escrita, montar estrutura de banco de dados, codificar programas, selecionar metodologias de desenvolvimento de sistemas, projetar dispositivos, ferramentas e posicionamento de peças em máquinas, reunir-se com equipe de trabalho ou cliente, demonstrar receptividade, compilar programas, demonstrar raciocínio lógico, modelar estrutura de banco de dados, definir critérios ergonômicos e de navegação em sistemas e aplicações, documentar sistemas e aplicações, coletar dados, especificar atividades e tarefas, especificar máquinas, ferramentas, acessórios e suprimentos, solicitar consultoria técnica, alterar sistemas e aplicações, agir com paciência, fornecer suporte técnico, avaliar objetivos e metas de projetos de sistemas e aplicações, monitorar desempenho e performance de sistemas e aplicações, selecionar linguagem de programação, distribuir tarefas, demonstrar flexibilidade.

Cargos e salários CBO 3171-15 - Técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações

Salário Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico

Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico: Brasil

  • 2.666
  • Brasil
  • 3.636 - 7.277
  • 43h
O profissional no cargo de Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico CBO 3171-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.636 e 7.277 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.666 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3171-15.
Salário Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico Caxias do Sul

Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico: Caxias do Sul, RS

  • 131
  • Caxias do Sul, RS
  • 3.960 - 7.298
  • 43h
O profissional no cargo de Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico CBO 3171-15 trabalhando em Caxias do Sul - RS, ganha entre 3.960 e 7.298 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 131 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3171-15.
Salário Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico São Paulo

Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico: São Paulo, SP

  • 206
  • São Paulo, SP
  • 3.388 - 6.384
  • 43h
O profissional no cargo de Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico CBO 3171-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.388 e 6.384 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 206 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3171-15.
Salário Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico

Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico: Rio Grande do Sul

  • 397
  • Rio Grande do Sul
  • 3.361 - 6.185
  • 44h
O profissional no cargo de Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico CBO 3171-15 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 3.361 e 6.185 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 397 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3171-15.
Salário Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico

Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico: São Paulo

  • 1.188
  • São Paulo
  • 3.863 - 7.033
  • 44h
O profissional no cargo de Programador de Maquinas - Ferramenta com Comando Numérico CBO 3171-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.863 e 7.033 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.188 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3171-15.