CBO 3146-15 - Técnico em estruturas metálicas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em metalurgia (estruturas metálicas)
O profissional no cargo de Técnico em estruturas metálicas CBO 3146-15 planeja, opera e supervisiona processos de fabricação, de montagem, de instalação e de manutenção de estruturas metálicas Desenvolve projetos de estruturas metálicas.
Coordena a realização de ensaios mecânicos e metalográficos em estruturas metálicas Controla a qualidade de processos de soldagem Incorpora tecnologias inovadoras e novos materiais aos processos com estruturas metálicas.
Pode supervisionar equipes de trabalho Elabora documentos comprobatórios da qualificação da soldagem de estruturas metálicas Cumpre normas técnicas, procedimentos de controle de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.
CBO 3146-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em metalurgia (estruturas metálicas) que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em estruturas metálicas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em metalurgia (estruturas metálicas) CBO 3146-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3146-15
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em metalurgia (estruturas metálicas).
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.
O que faz um Técnico em estruturas metálicas
O Técnico em estruturas metálicas CBO 3146-15 planeja processos de fabricação, de montagem, de instalação e de manutenção de estruturas metálicas, interpretando projetos e consultando normas técnicas aplicáveis Estuda plantas para determinar localizações, relações ou dimensões de peças ou conjuntos metálicos.
Define os procedimentos de execução e inspeção.
Elabora o plano de soldagem Verifica as condições de segurança do ambiente.
Organiza equipamentos, ferramentas e materiais no local de trabalho Define a sequência de execução dos serviços.
Desenvolve projetos de estruturas metálicas – inclusive de estruturas de aço pré-moldadas, utilizando software de auxílio ao projeto e à análise, com recursos de simulação.
Opera processos de fabricação, de montagem, de instalação e de manutenção de estruturas metálicas, determinando os equipamentos e os métodos de trabalho e aplicando conhecimentos de metalurgia, geometria e técnicas requeridas Monitora processos com estruturas metálicas, utilizando procedimentos e sistemas específicos, tendo em vista a garantia da qualidade exigida para os produtos e os serviços.
Utiliza sistemas de gerenciamento de informações de processos com estruturas metálicas, para a melhoria da produtividade e da qualidade dos processos.
Acompanha a qualificação da soldagem das estruturas metálicas Inspeciona a qualificação da soldagem Acompanha a execução e avalia os resultados dos ensaios.
Elabora documentos comprobatórios da qualificação da soldagem Controla a qualidade dos processos de soldagem empregados em estruturas metálicas, inspecionando os consumíveis de soldagem, examinando a matéria-prima utilizada no processo, e verificando as condições de secagem, estocagem e manuseio de consumíveis de soldagem Inspeciona a montagem das juntas.
Acompanha e inspeciona a soldagem nos processos com estruturas metálicas Avalia os resultados dos gráficos de tratamento térmico.
Organiza documentação de inspeção em arquivo próprio Convoca órgão de fiscalização Emite relatórios de inspeção.
Coordena a realização de ensaios mecânicos e metalográficos em estruturas metálicas, aplicando procedimentos específicos, para garantir o nível de qualidade exigido do produto e o atendimento aos requisitos do projeto Supervisiona processos de fabricação, de montagem, de instalação e de manutenção de estruturas metálicas, tendo em vista a eficácia e a eficiência dos serviços Aplica as normas técnicas na execução dos serviços.
Examina a montagem, tendo em vista o cumprimento dos requisitos do projeto Realiza o controle dimensional Verifica a conclusão da soldagem, as identificações da soldagem, e os aspectos visual e dimensional da soldagem.
Coordena as operações de tratamento térmico Pode supervisionar equipes de trabalho, distribuindo tarefas, avaliando desempenho e desenvolvendo treinamentos Incorpora tecnologias inovadoras aos processos com estruturas metálicas, tais como aplicações para equipamentos de trabalho automatizados e inclusão de recursos robóticos nos processos Define técnicas, métodos, máquinas e equipamentos para operar com novos materiais, como novas ligas metálicas e novos tipos de perfis e chapas de aço Segue normas regulamentadoras e procedimentos de segurança e saúde no trabalho em processos com estruturas metálicas, orientando e fiscalizando a utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva.
Promove o descarte e a destinação de resíduos de acordo com procedimentos e normas de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3146-15 deve demonstrar competências pessoais, qualificar procedimentos de soldagem, supervisionar os processos de produção, planejar o trabalho a ser executado, inspecionar os processos.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em metalurgia (estruturas metálicas) atuam principalmente nas indústrias de produtos metálicos e construção civil, nas áreas da indústria naval, petroquímica, aeronáutica e automobilística. Exercem suas atividades tanto na produção industrial quanto nas de manutenção, ferramentaria, fabricantes de insumos e equipamentos. Podem trabalhar por conta própria, como autônomos ou como assalariados, com registro em carteira. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional ou permanente e supervisionam tarefas realizadas por profissionais especializados do setor. Algumas das atividades exercidas estão sujeitas a altas temperaturas, radiação, ruído intenso e material tóxico, em outras atividades trabalham com sobrecarga horária de trabalho, principalmente em finalização de produtos sobre encomenda e obras.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3146-15
Para o exercício dessas ocupações é requerida formação técnica de nível médio em metalurgia ou uma das especializações para os técnicos e formação superior em tecnologia em mecânica modalidade em soldagem ou tecnologia em soldagem para os Tecnólogos, oferecidos por escolas técnicas e instituições formadoras em cursos superiores de Tecnologia. O exercício pleno das atividades demanda, em média, de um a dois anos de experiência na área.
Atividades exercidas por um Técnico em estruturas metálicas CBO 3146-15
Um Técnico em estruturas metálicas (ou sinônimo) deve verificar as condições de segurança - ambiente e equipamentos de proteção individual, inspecionar a matéria prima e consumíveis de soldagem, avaliar os resultados dos gráficos de tratamento térmico, acompanhar a execução dos ensaios, coordenar a realização de ensaios não destrutivos, demonstrar capacidade de comunicação verbal, acompanhar a soldagem da qualificação, elaborar o plano de soldagem, verificar a conclusão da soldagem, coordenar os ensaios mecânicos e metalográficos, definir os procedimentos de execução e inspeção, inspecionar a soldagem de fabricação, interpretar projetos - estruturas metálicas, caldeiraria e conjuntos soldados, emitir relatórios de inspeção, convocar um órgão de fiscalização, demonstrar acuidade visual, estabelecer prioridades, demonstrar criatividade, inspecionar a montagem das juntas, verificar as identificações da soldagem, organizar documentação de inspeção em arquivo próprio, verificar o aspecto visual e dimensional da soldagem, administrar o tempo, inspecionar a soldagem da qualificação, orientar pessoal quanto ao uso de equipamentos de proteção individual, demonstrar capacidade de liderança, aplicar as normas técnicas na execução dos serviços - estrutura metálica, caldeiraria e conjuntos soldados, demonstrar capacidade de resolução de problemas, consultar normas técnicas aplicáveis a execução do projeto, demonstrar capacidade de síntese, acompanhar a soldagem de fabricação, verificar as condições de secagem, estocagem e manuseio de consumíveis de soldagem, identificar chapas ou tubos de testes, demonstrar proatividade, elaborar documentos comprobatórios da qualificação, verificar dimensional, organizar equipamentos, ferramentas e materiais no local de trabalho, avaliar os resultados dos ensaios, delegar funções, demonstrar capacidade de acatar sugestões, definir a sequência de execução dos serviços - caldeiraria, soldagem, etc, contornar situações adversas, coordenar as operações de tratamento térmico, verificar montagem de acordo com o projeto, coordenar os ensaios aplicáveis, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, demonstrar capacidade de observação, verificar o uso de equipamentos de proteção individual.