CBO 3116-15 - Técnico têxtil de fiação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos têxteis

O profissional no cargo de Técnico têxtil de fiação CBO 3116-15 coordena processos produtivos têxteis, adequando o leiaute e o fluxo de produção, monitorando e orientando processos de fiação das matérias-primas - fibras naturais, artificiais e sintéticas – para produção de fios têxteis, acompanhando transferência de fios têxteis para tecelagem e malharia, e controlando qualidade de processos e produtos Planeja processos produtivos têxteis, prevendo recursos para cumprimento de metas de produção.

Participa da administração de custos e recursos Desenvolve novos métodos e produtos Pesquisa inovações na área têxtil.

Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

CBO 3116-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos têxteis que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Técnico têxtil de fiação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos têxteis CBO 3116-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3116-15

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos têxteis.
      • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.

O que faz um Técnico têxtil de fiação

O Técnico têxtil de fiação CBO 3116-15 planeja os processos produtivos têxteis, prevendo meios e recursos para o cumprimento das metas de produção Analisa laudos técnicos.

Avalia a capacidade produtiva dos equipamentos, monitora estoques de materiais e de insumos, e dimensiona o quadro de pessoal necessário nos vários setores de produção.

Elabora cronograma de atividades operacionais Coordena os processos produtivos têxteis, analisando e adequando o leiaute e o fluxo de produção.

Identifica e soluciona possíveis “gargalos” nos processos de produção Controla os processos automatizados, avaliando a produção e providenciando os ajustes nos processos em função dos desvios apresentados.

Elabora fichas técnicas de produtos e processos de produção.

Atua na área de fiação, efetuando estudos e cálculos para otimizar processos e ampliar a produtividade Realiza programação e controle operacional dos processos nas áreas de fiação.

Monitora o recebimento das matérias-primas - fibras naturais, artificiais e sintéticas – e examina os resultados da análise de amostras realizada no laboratório de fiação.

Controla os processos de mistura de fibras, estiragem, duplicação, escartamento, paralelização e torção Monitora e orienta os diferentes tipos de fiações convencionais e a fiação química Acompanha a transferência de fios têxteis – produtos da etapa de fiação – para os setores de tecelagem e malharia.

Emite relatórios da etapa de fiação Controla a qualidade dos processos e produtos, monitorando indicadores e utilizando ferramentas da qualidade Realiza testes de controle de qualidade químico e físico para assegurar as características e a qualidade dos produtos fabricados.

Elabora sistema de auditoria por amostragem, identificando e tratando não conformidades Analisa reclamações, críticas e sugestões dos clientes.

Desenvolve fornecedores Emite parecer de qualidade Mantém-se atualizado em relação às inovações na área têxtil.

Verifica a necessidade de melhoria nos processos de trabalho e propõe alternativa Desenvolve novo método de fiação, elaborando procedimentos, testando e padronizando processos Avalia novos equipamentos.

Elabora fichas técnicas do novo processo de fiação Identifica possíveis impactos ambientais Verifica relação custo-benefício.

Desenvolve novos fios têxteis, analisando tendências de mercado e pesquisando novas matérias-primas Elabora ficha técnica de novos produtos e define o fluxo para sua produção Analisa viabilidade técnica e econômica dos novos produtos Coordena equipes de trabalho, participando de processo de seleção e de administração de pessoal Distribui tarefas, controla absenteísmo e programa férias das equipes.

Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e levantando as necessidades de treinamento Viabiliza a realização de programas de aperfeiçoamento e atualização profissional Controla conflitos nas equipes Participa da administração dos custos e recursos, acompanhando a execução do orçamento e avaliando o custo dos produtos Pode utilizar softwares especializados - como ERP-Planejamento de Recursos Empresariais (Enterprise Resource Planning) - para agilizar análise de informações e aumentar eficácia na tomada de decisões Monitora a limpeza e a organização do local de trabalho Zela pela manutenção de máquinas e equipamentos, elaborando plano de manutenção preventiva e preditiva, providenciando manutenção de primeiro nível e solicitando serviços de manutenção corretiva Contribui para a redução dos impactos ambientais do processo produtivo, monitorando a aplicação das normas ambientais no tratamento de efluentes e no descarte de resíduos Sensibiliza e conscientiza as equipes de trabalho quanto à importância da preservação ambiental Trabalha com segurança, fazendo uso dos equipamentos de proteção individual Identifica situações de risco e colabora para sua eliminação Elabora procedimentos em conformidade com as normas de segurança, realizando sua divulgação e controlando seu cumprimento pelas equipes de trabalho.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3116-15 deve assegurar a qualidade, assegurar a produção, desenvolver novos produtos, gerenciar orçamentos, administrar processos de produção, demonstrar competências pessoais, desenvolver novos métodos.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos têxteis trabalham em indústrias de produção de fibras naturais, artificiais e sintéticas, fios, tecidos de malha, estamparias, tinturarias e, em indústrias de produtos químicos para a área têxtil e de confecções. Atuam, também, nas áreas de marketing têxtil e de compras, no ensino e na pesquisa aplicada. Os trabalhadores têxteis são empregados registrados que geralmente trabalham em equipes multifuncionais, em células de produção, sob supervisão ocasional. Algumas das atividades exercidas podem estar sujeitas a ruídos, material tóxico e aerodispersóides.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3116-15

As ocupações são exercidas por trabalhadores com formação técnica de nível médio na área têxtil e afins que qualifica o egresso a atuar no controle da qualidade e, em todas as fases do processo industrial, desde a aquisição de matéria-prima até o produto final, em vistorias, avaliações técnicas dos produtos e laudos técnicos, dentro de seu campo profissional. O pleno exercício das atividades demanda pelo menos de um a dois anos na de experiência na área.

Atividades exercidas por um Técnico têxtil de fiação CBO 3116-15

Um Técnico têxtil de fiação (ou sinônimo) deve aplicar novos métodos, analisar leiaute, analisar tendências de mercado, pesquisar insumos e suprimentos, definir fluxo de produção, programar despesas, verificar relação custo-benefício, validar produtos, administrar conflitos, desenvolver fornecedores, padronizar processos, registrar parâmetros do processo, analisar viabilidade técnica e econômica, elaborar ficha técnica, demonstrar linha de raciocínio lógico, controlar suprimentos, analisar reclamações dos clientes, utilizar ferramentas da qualidade, adequar processos, monitorar indicadores, monitorar os itens de controle e verificação de processos e produtos, buscar aperfeiçoamento profissional, emitir parecer de qualidade, analisar testes físicos e químicos, demonstrar percepção de cores, acompanhar programa de manutenção, elaborar procedimentos, testar novos métodos, identificar não conformidade, desenvolver amostras, pesquisar tempos e métodos, prever investimentos, elaborar a programação, incentivar equipe, eliminar as causas de não conformidade, analisar críticas e sugestões, controlar absenteísmo, promover treinamento, adequar novas tecnologias, determinar parâmetros de processo - velocidade, temperatura etc, padronizar novos métodos, monitorar os indicadores de produção, cumprir a programação, propor alternativas, conduzir treinamento de pessoal, disseminar informações sobre orçamento, cumprir as normas de segurança, realizar testes físicos e químicos, elaborar receitas de engomagem e beneficiamento de fios e tecidos, elaborar sistema de auditoria por amostragem, validar novos métodos, controlar custos e despesas, especificar as características dos insumos e suprimentos, cumprir o orçamento, identificar a tecnologia adequada, delegar tarefas, trabalhar em equipe, identificar necessidades de melhoria, analisar despesas anteriores, demonstrar perceptividade, demonstrar segurança e flexibilidade na tomada de decisões, demonstrar liderança, demonstrar criatividade.

Cargos e salários CBO 3116-15 - Técnicos têxteis

Salário Técnico Têxtil de Fiação

Técnico Têxtil de Fiação: Brasil

O profissional no cargo de Técnico Têxtil de Fiação CBO 3116-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.013 e 8.696 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 64 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3116-15.
Salário Técnico de Fiação

Técnico de Fiação: Brasil

O profissional no cargo de Técnico de Fiação CBO 3116-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.013 e 8.696 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 64 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3116-15.