CBO 2527-25 - Analista de gestão de estoque - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de planejamento, programação e controles logísticos

O profissional no cargo de Analista de gestão de estoque CBO 2527-25 planeja e realiza a gestão de estoque, efetuando a análise de previsão de demanda de estoque, classificando as mercadorias, determinando o estoque de segurança, calculando o ponto de reabastecimento, calculando o giro, e executando o balanceamento do estoque Para o planejamento da gestão de estoque em cenários de produção, utiliza dados e informações do plano-mestre de produção, da lista de material e de relatórios de controle de estoque.

Aplica técnicas de inventário Identifica oportunidades de redução de estoque e atua para minimizar perdas e ineficiências associadas ao uso do espaço de armazenagem Faz uso de “softwares” específicos e de tecnologias de apoio para gestão de estoque.

Pode supervisionar equipes Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2527-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de planejamento, programação e controles logísticos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Analista de gestão de estoque, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de planejamento, programação e controles logísticos CBO 2527-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2527-25

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais de planejamento, programação e controles logísticos.
      • Profissionais das ciências sociais e humanas.

O que faz um Analista de gestão de estoque

O Analista de gestão de estoque CBO 2527-25 analisa, processa e sintetiza dados e informações referentes à gestão de estoque Solicita informações técnicas sobre estoque às áreas envolvidas no processo.

Analisa pedidos e solicitações de clientes - internos e externos - e, após análise, lhes encaminha respostas.

Planeja a gestão de estoque Verifica a disponibilidade de pessoal e de equipamentos para gestão de estoque.

Efetua análise de previsão de demanda de estoque, aplicando técnicas quantitativas diversificadas – como as técnicas “média móvel”, “suavização exponencial, “regressão simples”, “regressão múltipla”, entre outras, de acordo com o contexto da gestão de estoque Pode utilizar métodos qualitativos para análise de previsão de demanda.

Para o planejamento da gestão de estoque em cenários de produção, mantém sob controle o estoque de componentes - a partir de dados e informações contidas em plano-mestre de produção, lista de material e relatórios de controle de estoque -, propiciando o trabalho com estoques mais enxutos e com melhor planejamento de compra em função dos requisitos de produção.

Realiza a gestão de estoque Executa o controle de estoque, classificando mercadorias - de acordo com a variável de controle utilizada, como valor, demanda, liquidez, entre outras - e comparando o estoque físico (ou real) de materiais com o estoque sistêmico (que consta do sistema de gestão) em relação à quantidade e à localização.

Identifica causas das divergências entre estoques físico e sistêmico.

Auxilia na elaboração de soluções para as divergências – entre estoque físico e estoque sistêmico – encontradas no processo contábil de conciliação do estoque Realiza o balanceamento do estoque, que garante o equilíbrio entre o consumo e a demanda Pode utilizar estratégias específicas de gestão de estoque - como DRP–Planejamento dos Requisitos de Distribuição (Distribution Requirements Planning) - para o balanceamento do estoque.

Utiliza métodos de classificação - como o ABC, que permite identificar os itens de estoque mais relevantes -, para executar o gerenciamento de estoque por classes Utiliza métodos estatísticos e métodos simplificados para determinação do estoque de segurança e para cálculo do ponto de reabastecimento Adota indicadores de capital de giro, de nível de serviço ao cliente, e de acuracidade dos estoques, para avaliação do processo de gestão de estoque.

Calcula giro do estoque Controla prazos.

Levanta causas do não cumprimento de metas relacionadas à gestão de estoque Elabora e mantém atualizados procedimentos de gerenciamento de estoque Estabelece meta de contagem de estoque.

Aplica técnicas de inventário Na gestão de operações de armazenamento ou de estoque, pode utilizar o método JIT-No tempo certo (Just in time), que permite entregar materiais, componentes ou matérias-primas nas áreas de produção nas quantidades certas e no momento certo, evitando ou minimizando a estocagem Programa entregas com base nas operações em instalações de armazenamento.

Monitora as transações de estoque nas instalações de estocagem ou armazém, para avaliar o recebimento, o armazenamento, a remessa e a integridade do estoque Identifica oportunidades de redução de estoque Providencia venda ou locação do espaço excedente de armazenamento, para minimizar perdas e ineficiências associadas ao uso do espaço.

Pode determinar requisitos de embalagem para produtos em estoque Faz uso de “softwares” específicos e de tecnologias de apoio – tais como RFID-Identificação por Radiofrequência (Radio Frequency Identification) e identificação de mercadorias estocadas por meio de código de barras, para gestão de estoque Pode supervisionar, treinar e avaliar equipes de trabalho.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2527-25 deve controlar produção, estoque e logística de materiais, planejar a produção, materiais e inventário do estoque, demonstrar competências pessoais, analisar dados - pedidos, planilhas, editais..., validar o projeto com outras Áreas.

Condições de trabalho dessas profissões

Profissionais de planejamento, programação e controles logísticos são profissionais que trabalham com carteira assinada, de forma coletiva, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2527-25

Para o exercício das ocupações desta família ocupacional requer-se escolaridade de 3º grau completo, acrescida de conhecimentos de inglês intermediário e conhecimentos profundos de informática e softwares específicos. A experiência mínima é de 1 a 2 anos, porém, dependendo do setor de atuação, a experiência exigida pode chegar a 4 anos.

Atividades exercidas por um Analista de gestão de estoque CBO 2527-25

Um Analista de gestão de estoque (ou sinônimo) deve demonstrar criatividade, sanar dúvidas com fornecedores e com clientes - interno e/ou externo, classificar mercadorias conforme variável - valor, demanda, liquidez...., demonstrar capacidade de iniciativa, estabelecer meta de contagem de estoque, controlar prazos, comparar estoque físico com estoque sistêmico - quantidade e localização, solicitar informações técnicas às áreas envolvidas no processo, dar devolutiva aos fornecedores e aos clientes - interno e/ou externo, demonstrar capacidade analítica, demonstrar capacidade de administrar o tempo, definir prazos, selecionar informações, demonstrar capacidade de comunicação, levantar informações não disponíveis, acompanhar a implementação das soluções propostas, consolidar informações das áreas de apoio, demonstrar capacidade de raciocínio lógico, demonstrar capacidade de receptividade, demonstrar capacidade de gerenciar pessoas, levantar as causas do não cumprimento da meta, identificar causas das divergências entre estoques físico e sistêmico, verificar disponibilidade de recursos humanos, auxiliar na elaboração de soluções para as divergências - conciliação, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, classificar informações, demonstrar capacidade de administrar conflitos, verificar disponibilidade de equipamentos, elaborar relatórios.

Cargos e salários CBO 2527-25 - Profissionais de planejamento, programação e controles logísticos

Salário Analista de gestão de estoque

Analista de gestão de estoque: Brasil

  • 2.880
  • Brasil
  • 2.743 - 5.577
  • 43h
O profissional no cargo de Analista de gestão de estoque CBO 2527-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.743 e 5.577 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.880 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2527-25.
Salário Analista de gestão de estoque

Analista de gestão de estoque: São Paulo

  • 1.027
  • São Paulo
  • 3.017 - 5.653
  • 44h
O profissional no cargo de Analista de gestão de estoque CBO 2527-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.017 e 5.653 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.027 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2527-25.
Salário Analista de gestão de estoque São Paulo

Analista de gestão de estoque: São Paulo, SP

  • 339
  • São Paulo, SP
  • 3.296 - 6.377
  • 42h
O profissional no cargo de Analista de gestão de estoque CBO 2527-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.296 e 6.377 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 339 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2527-25.