CBO 2524-05 - Profissionais de recursos humanos - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2524-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de recursos humanos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Analista de recursos humanos Realiza atividades de administração de pessoal, formalizando processos de contratação e desligamento de trabalhadores Administra planos de cargos e salários, propondo políticas de remuneração.
Promove o desenvolvimento de pessoal, diagnosticando necessidades e elaborando programas de capacitação Realiza processos de recrutamento e seleção, analisando perfil dos cargos e realizando entrevistas com candidatos às vagas de emprego Administra plano de benefício, prestando orientação aos trabalhadores.
Administra relações trabalhistas, prezando pelo cumprimento das legislações e representando a instituição como preposto perante órgãos oficiais Coordena sistemas de avaliação de desempenho, aplicando instrumentos e apurando resultados Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de recursos humanos CBO 2524-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2524-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de recursos humanos.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Analista de recursos humanos
O Analista de recursos humanos (ou similar) formaliza processos de contratação e desligamento de empregados, acompanha a homologação da rescisão contratual e mantém documentos pertinentes aos funcionários ativos e inativos Processa folha de pagamento e apura valores relativos a encargos e impostos.
Coordena programação de férias dos assalariados e administra contratos de mão de obra terceirizada.
Planeja quadro de trabalhadores, analisa custos com pessoal de instituições públicas, privadas ou do terceiro setor e elabora descrição de cargos Desenvolve modelos de remuneração fixa e variável e efetua manutenção de tabelas salariais.
Propõe planos de carreira, sucessão, cargos e remunerações e administra política salarial da instituição Pesquisa remuneração, analisa estatísticas de informações salariais, fornece subsídios para negociações trabalhistas e aplica procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos.
Administra recursos, pesquisa custos e elabora orçamentos para viabilizar programas de desenvolvimento e treinamento dos empregados, mediante necessidades de capacitação funcional.
Contrata profissionais externos e instituições, prepara colaboradores para multiplicar informações e desenvolve materiais e programas didáticos Acompanha e ministra cursos, realiza avaliação de reação dos treinandos e avalia o resultado do programa de treinamento desenvolvido.
Administra programas de bolsa de estudo e elabora plano de desenvolvimento para trainees e estagiários.
Participa do desenvolvimento de programas de gestão da qualidade e promove integração entre funcionários da instituição Define perfil do cargo a ser ocupado, analisa sua descrição e define estratégias e fontes de recrutamento, divulgando o processo ou o edital de concurso ao público interessado Analisa currículos, avalia perfil dos candidatos, conduz entrevista de triagem, define e aplica instrumentos de seleção e analisa resultado do processo seletivo que pode ser realizado por outras instituições.
Realiza entrevistas com candidatos e os encaminha à área requisitante Emite parecer técnico do processo seletivo, roteiriza e realiza entrevista de desligamento de funcionários Administra os benefícios da instituição, orientando os empregados sobre o que é disponível.
Propõe política de benefícios e participa de negociações com fornecedores dos planos Pesquisa mercado, orienta empregados sobre benefícios e pesquisa grau de satisfação dos trabalhadores.
Fornece subsídios para elaboração do balanço social da empresa Desenvolve programas de assistência e qualidade de vida aos empregados, faz mediação de conflitos interpessoais em ambiente laboral e promove reintegração e adaptação do empregado Coordena eventos sociais da instituição e presta apoio aos setores de medicina e segurança do trabalho.
Presta orientações sobre legislação trabalhista às áreas da instituição e seleciona assessoria jurídica e peritos Participa de negociações sindicais e presta esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores Subsidia área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas, indica testemunhas e representa o empregador como preposto perante órgãos oficiais.
Elabora parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados, assessorando os gestores nesse processo Apura resultados da avaliação de desempenho e propõe ações corretivas resultantes desse processo Aborda problemas e oportunidades de forma sistêmica, considerando as dimensões humana, social, política, ambiental, legal, ética e econômico-financeira, modelando os processos de análise de recursos humanos com base em cenários.
Mantém confidencialidade a respeito de manifestações espontâneas por parte de empregados que buscam orientação para problemas pessoais e profissionais Exerce a profissão respeitando as políticas internas da instituição, princípios, valores e aspectos legais, prezando pelo cumprimento dos preceitos relativos aos direitos humanos e do trabalho .
Funções
O funcionário CBO 2524-05 deve gerir plano de benefícios, administrar relações de trabalho, demonstrar competências pessoais, administrar plano de cargos e salários, executar administração de pessoal, promover ações de qualidade de vida e assistência aos empregados, coordenar sistemas de avaliação de desempenho, comunicar-se, promover ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal, efetuar processo de recrutamento e de seleção.
Atividades exercidas por um Analista de recursos humanos CBO 2524-05
Um Analista de recursos humanos (ou sinônimo) deve elaborar programas de desenvolvimento, utilizar telefone celular, fax e e-mail, participar no desenvolvimento dos programas de gestão de qualidade, processar desligamentos de empregados, realizar entrevistas com candidatos, encaminhar candidato para entrevista com a área requisitante, mediar conflitos interpessoais no ambiente de trabalho, definir instrumentos de seleção, desenvolver modelos de remuneração fixa e variável, definir perfil do cargo, coordenar eventos sociais da empresa, falar em público, emitir parecer técnico do processo seletivo, analisar currículos, agir de forma pró-ativa, participar das negociações com fornecedores dos planos de benefícios, divulgar processo de recrutamento interno e externo, administrar recursos destinados ao treinamento e desenvolvimento, administrar os benefícios da empresa, promover reintegração e adaptação do empregado, manter documentos pertinentes aos empregados ativos e inativos, analisar descrição do cargo a ser preenchido, avaliar o resultado do programa de treinamento desenvolvido, avaliar perfil dos candidatos, elaborar plano de desenvolvimento para trainees e estagiários, demonstrar flexibilidade, propor ações corretivas resultantes da avaliação, conduzir entrevista de triagem, analisar resultados do processo seletivo, assessorar gestores em avaliação de desempenho, possuir empatia, indicar testemunhas para depor em causas trabalhistas, aplicar procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos, apurar resultados do processo de avaliação de desempenho, subsidiar área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas, desenvolver programas de assistência e qualidade de vida aos empregados, elaborar proposta de planos de carreiras e de sucessão, administrar programa de bolsas de estudo, analisar criticamente, elaborar relatórios, selecionar assessoria jurídica e peritos, formalizar processo de contratação de empregados, orientar empregados sobre benefícios, pesquisar políticas de benefícios oferecidas no mercado, administrar contratos de mão-de-obra terceirizada, efetuar manutenção de tabelas salariais, representar a empresa junto a entidades de classe, elaborar descrição de cargos, trabalhar em equipe, acompanhar ou ministrar cursos de treinamento, aplicar instrumentos de seleção, prestar esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores, planejar quadro de pessoal, participar de negociações sindicais, pesquisar grau de satisfação dos funcionários com benefícios existentes, elaborar parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados, elaborar orçamento destinado ao desenvolvimento e treinamento, demonstrar raciocínio lógico, contratar profissionais externos e instituições, apurar valores relativos a encargos e impostos, subsidiar elaboração do balanço social da empresa, agir com liderança, persuadir pessoas, negociar com funcionários, promover a integração de novos funcionários na empresa, agir com dinamismo, analisar estatísticas de informações salariais, utilizar softwares aplicativos, administrar política salarial da empresa, subsidiar negociações trabalhistas, pesquisar custos envolvidos nos programas de treinamento e desenvolvimento, orientar áreas da empresa sobre legislação trabalhista, apoiar setores de medicina e segurança do trabalho, analisar custos de pessoal da empresa, ter capacidade de planejamento e organização, realizar entrevista de desligamento, diagnosticar necessidades de treinamento e desenvolvimento, agir com diplomacia, processar folha de pagamento, coordenar programação de férias dos empregados, redigir roteiro de entrevista de desligamento de funcionários, pesquisar remuneração, acompanhar a homologação da rescisão contratual, aplicar instrumentos de avaliação de desempenho, elaborar materiais e programas didáticos para os programas de treinamento e desenvolvimento, propor política de benefícios, definir estratégias e fontes de recrutamento interno e externo, propor políticas de cargos e remunerações, demonstrar iniciativa, representar a empresa como preposto perante órgãos oficiais, preparar multiplicadores para treinamento, realizar avaliação de reação dos treinandos.