CBO 2524-05 - Profissionais de recursos humanos - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2524-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de recursos humanos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de recursos humanos CBO 2524-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2524-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de recursos humanos.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
Funções
administrar plano de cargos e salários, administrar relações de trabalho, promover ações de qualidade de vida e assistência aos empregados, efetuar processo de recrutamento e de seleção, comunicar-se, executar administração de pessoal, coordenar sistemas de avaliação de desempenho, gerir plano de benefícios, demonstrar competências pessoais, promover ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal.
Atividades
acompanhar a homologação da rescisão contratual, definir instrumentos de seleção, persuadir pessoas, elaborar proposta de planos de carreiras e de sucessão, administrar política salarial da empresa, realizar entrevistas com candidatos, participar das negociações com fornecedores dos planos de benefícios, coordenar eventos sociais da empresa, demonstrar raciocínio lógico, conduzir entrevista de triagem, realizar entrevista de desligamento, pesquisar grau de satisfação dos funcionários com benefícios existentes, preparar multiplicadores para treinamento, analisar custos de pessoal da empresa, divulgar processo de recrutamento interno e externo, realizar avaliação de reação dos treinandos, elaborar plano de desenvolvimento para trainees e estagiários, demonstrar flexibilidade, subsidiar área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas, desenvolver programas de assistência e qualidade de vida aos empregados, desenvolver modelos de remuneração fixa e variável, encaminhar candidato para entrevista com a área requisitante, possuir empatia, elaborar materiais e programas didáticos para os programas de treinamento e desenvolvimento, definir perfil do cargo, mediar conflitos interpessoais no ambiente de trabalho, participar no desenvolvimento dos programas de gestão de qualidade, subsidiar elaboração do balanço social da empresa, ter capacidade de planejamento e organização, assessorar gestores em avaliação de desempenho, analisar descrição do cargo a ser preenchido, negociar com funcionários, administrar os benefícios da empresa, administrar recursos destinados ao treinamento e desenvolvimento, definir estratégias e fontes de recrutamento interno e externo, elaborar programas de desenvolvimento, agir com dinamismo, apoiar setores de medicina e segurança do trabalho, representar a empresa como preposto perante órgãos oficiais, demonstrar iniciativa, orientar empregados sobre benefícios, agir de forma pró-ativa, avaliar perfil dos candidatos, elaborar relatórios, promover a integração de novos funcionários na empresa, diagnosticar necessidades de treinamento e desenvolvimento, propor políticas de cargos e remunerações, analisar currículos, administrar programa de bolsas de estudo, manter documentos pertinentes aos empregados ativos e inativos, propor ações corretivas resultantes da avaliação, subsidiar negociações trabalhistas, aplicar procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos, redigir roteiro de entrevista de desligamento de funcionários, pesquisar custos envolvidos nos programas de treinamento e desenvolvimento, selecionar assessoria jurídica e peritos, agir com diplomacia, falar em público, pesquisar remuneração, promover reintegração e adaptação do empregado, utilizar softwares aplicativos, analisar resultados do processo seletivo, administrar contratos de mão-de-obra terceirizada, analisar criticamente, efetuar manutenção de tabelas salariais, propor política de benefícios, coordenar programação de férias dos empregados, indicar testemunhas para depor em causas trabalhistas, aplicar instrumentos de seleção, aplicar instrumentos de avaliação de desempenho, apurar resultados do processo de avaliação de desempenho, planejar quadro de pessoal, representar a empresa junto a entidades de classe, contratar profissionais externos e instituições, trabalhar em equipe, elaborar descrição de cargos, avaliar o resultado do programa de treinamento desenvolvido, pesquisar políticas de benefícios oferecidas no mercado, prestar esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores, orientar áreas da empresa sobre legislação trabalhista, processar desligamentos de empregados, analisar estatísticas de informações salariais, participar de negociações sindicais, emitir parecer técnico do processo seletivo, apurar valores relativos a encargos e impostos, formalizar processo de contratação de empregados, processar folha de pagamento, elaborar parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados, elaborar orçamento destinado ao desenvolvimento e treinamento, agir com liderança, acompanhar ou ministrar cursos de treinamento, utilizar telefone celular, fax e e-mail.