CBO 2524-05 - Profissionais de recursos humanos - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2524-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de recursos humanos que pertence ao grupo dos profissionais de organização e administração de empresas, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Profissionais de recursos humanos CBO 2524-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2524-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
- Profissionais de organização e administração de empresas.
- Profissionais de recursos humanos.
Descrição dos cargos da categoria Profissionais de recursos humanos
Os Profissionais de recursos humanos CBO 2524-05 administram pessoal e plano de cargos e salários, promovem ações de treinamento e de desenvolvimento de pessoal. Efetuam processo de recrutamento e de seleção, geram plano de benefícios e promovem ações de qualidade de vida e assistência aos empregados. Administram relações de trabalho e coordenam sistemas de avaliação de desempenho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.
Condições de trabalho
Profissionais de recursos humanos exercem suas funções nos departamentos de recursos humanos de empresas. De modo geral são contratados na condição de empregados com carteira assinada, podendo, na sua minoria, atuar como prestadores de serviços autônomos. Trabalham de forma individual, sob supervisão, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a estresse, devido a trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessa ocupação requer escolaridade de ensino superior. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Funções dos Profissionais de recursos humanos CBO 2524-05
Profissionais de recursos humanos devem:
Atividades dos cargos CBO 2524-05
Entre as principais atribuições dos Profissionais de recursos humanos CBO 2524-05 estão as de:
- planejar quadro de pessoal;
- falar em público;
- diagnosticar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- mediar conflitos interpessoais no ambiente de trabalho;
- agir de forma proativa;
- propor políticas de cargos e remunerações;
- efetuar manutenção de tabelas salariais;
- analisar estatísticas de informações salariais;
- definir perfil do cargo;
- elaborar materiais e programas didáticos para os programas de treinamento e desenvolvimento;
- representar a empresa como preposto perante órgãos oficiais;
- acompanhar a homologação da rescisão contratual;
- pesquisar políticas de benefícios oferecidas no mercado;
- propor política de benefícios;
- subsidiar negociações trabalhistas;
- persuadir pessoas;
- pesquisar grau de satisfação dos funcionários com benefícios existentes;
- realizar avaliação de reação dos treinandos;
- possuir empatia;
- analisar criticamente;
- utilizar telefone celular, fax e e-mail;
- desenvolver modelos de remuneração fixa e variável;
- manter documentos pertinentes aos empregados ativos e inativos;
- pesquisar custos envolvidos nos programas de treinamento e desenvolvimento;
- participar das negociações com fornecedores dos planos de benefícios;
- propor ações corretivas resultantes da avaliação;
- emitir parecer técnico do processo seletivo;
- orientar áreas da empresa sobre legislação trabalhista;
- encaminhar candidato para entrevista com a área requisitante;
- subsidiar elaboração do balanço social da empresa;
- subsidiar área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas;
- elaborar parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados;
- aplicar procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos;
- apurar valores relativos a encargos e impostos;
- divulgar processo de recrutamento interno e externo;
- agir com dinamismo;
- agir com liderança;
- selecionar assessoria jurídica e peritos;
- administrar contratos de mão-de-obra terceirizada;
- contratar profissionais externos e instituições;
- demonstrar iniciativa;
- analisar custos de pessoal da empresa;
- administrar recursos destinados ao treinamento e desenvolvimento;
- elaborar orçamento destinado ao desenvolvimento e treinamento;
- elaborar relatórios;
- desenvolver programas de assistência e qualidade de vida aos empregados;
- assessorar gestores em avaliação de desempenho;
- definir instrumentos de seleção;
- demonstrar raciocínio lógico;
- ter capacidade de planejamento e organização;
- prestar esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores;
- participar no desenvolvimento dos programas de gestão de qualidade;
- aplicar instrumentos de avaliação de desempenho;
- processar desligamentos de empregados;
- trabalhar em equipe;
- processar folha de pagamento;
- coordenar programação de férias dos empregados;
- aplicar instrumentos de seleção;
- realizar entrevista de desligamento;
- apurar resultados do processo de avaliação de desempenho;
- conduzir entrevista de triagem;
- indicar testemunhas para depor em causas trabalhistas;
- formalizar processo de contratação de empregados;
- promover a integração de novos funcionários na empresa;
- elaborar plano de desenvolvimento para ´trainees´ e estagiários;
- analisar descrição do cargo a ser preenchido;
- definir estratégias e fontes de recrutamento interno e externo;
- coordenar eventos sociais da empresa;
- elaborar programas de desenvolvimento;
- participar de negociações sindicais;
- administrar programa de bolsas de estudo;
- orientar empregados sobre benefícios;
- elaborar proposta de planos de carreiras e de sucessão;
- redigir roteiro de entrevista de desligamento de funcionários;
- demonstrar flexibilidade;
- elaborar descrição de cargos;
- utilizar softwares aplicativos;
- analisar resultados do processo seletivo;
- preparar multiplicadores para treinamento;
- agir com diplomacia;
- negociar com funcionários;
- realizar entrevistas com candidatos;
- apoiar setores de medicina e segurança do trabalho;
- avaliar o resultado do programa de treinamento desenvolvido;
- administrar política salarial da empresa;
- acompanhar ou ministrar cursos de treinamento;
- analisar currículos;
- representar a empresa junto a entidades de classe;
- promover reintegração e adaptação do empregado;
- administrar os benefícios da empresa;
- pesquisar remuneração;
- avaliar perfil dos candidatos;