CBO 2394-05 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Coordenador pedagógico Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.

Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.

Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Coordenador pedagógico

O Coordenador pedagógico (ou similar) planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.

Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.

Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.

Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.

Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.

Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.

Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.

Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.

Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.

Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções

O funcionário CBO 2394-05 deve viabilizar trabalho coletivo, promover a formação contínua dos profissionais, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional.

Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico CBO 2394-05

Um Coordenador pedagógico (ou sinônimo) deve planejar ações de operacionalização, organizar encontro de educandos, publicar experiências pedagógicas, emitir pareceres, articular ação da escola com outras instituições, saber integrar as informações, selecionar bibliografia, atuar em conselhos de classe e de escola, demonstrar criatividade, organizar reuniões com equipes de trabalho, divulgar deliberações, trabalhar em equipe, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, compreender o contexto, construir sistema de avaliação, participar das avaliações externas, levantar necessidades educacionais e sociais, intervir na aplicação de medidas disciplinares, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, estruturar os tempos pedagógicos, promover cursos, oficinas e orientação técnica, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, verificar cumprimento das metas, elaborar textos de orientação, administrar demanda por vagas, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, demonstrar flexibilidade, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, avaliar instituição escolar, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, propor mudanças no projeto pedagógico, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, traçar metas educacionais, acompanhar produção dos alunos, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, fornecer subsídios teóricos, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, equalizar informações, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, administrar tempo, produzir material de apoio pedagógico, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, criar espaços de participação/interação, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, dimensionar os problemas, organizar grupos de estudos, demonstrar capacidade de observação, selecionar referencial teórico-científico, estimular participação dos diferentes sujeitos, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, promover trocas de experiências, detectar problemas educacionais, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, divulgar resultados de avaliação, pesquisar práticas educativas, observar desempenho das classes, avaliar desempenho das classes/turmas, caracterizar perfil dos alunos, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, propor soluções para problemas educacionais detectados, avaliar implementação de projetos educacionais, respeitar as diversidades, organizar encontros, congressos e seminários, participar da avaliação proposta pela instituição, realizar entrevistas, formar equipes de trabalho, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, avaliar desempenho profissional dos educadores, assessorar trabalho docente, criar mecanismos de participação/interação, construir instrumentos de avaliação, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, participar de cursos, seminários e congressos, contextualizar historicamente a escola, planejar reuniões com equipes de trabalho, analisar desempenho das classes, traçar objetivos educacionais, acompanhar trajetória escolar do aluno, demonstrar pró-atividade, observar processo de trabalho no contexto escolar, administrar conflitos, saber ouvir, administrar recursos de trabalho, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, elaborar relatórios, divulgar experiências pedagógicas.

Cargos e salários CBO 2394-05 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Salário Coordenador Pedagógico Nova Iguaçu

Coordenador Pedagógico: Nova Iguaçu, RJ

  • 84
  • Nova Iguaçu, RJ
  • 2.137 - 3.747
  • 41h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Nova Iguaçu - RJ, ganha entre 2.137 e 3.747 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 84 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico

Coordenador Pedagógico: Minas Gerais

  • 3.057
  • Minas Gerais
  • 3.298 - 6.840
  • 37h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 3.298 e 6.840 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 3.057 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Maceió

Coordenador Pedagógico: Maceió, AL

  • 187
  • Maceió, AL
  • 2.954 - 6.271
  • 39h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Maceió - AL, ganha entre 2.954 e 6.271 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 187 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico  Aparecida de Goiânia

Coordenador Pedagógico : Aparecida de Goiânia, GO

  • 85
  • Aparecida de Goiânia, GO
  • 2.429 - 4.905
  • 40h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Aparecida de Goiânia - GO, ganha entre 2.429 e 4.905 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 85 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Foz do Iguaçu

Coordenador Pedagógico: Foz do Iguaçu, PR

  • 45
  • Foz do Iguaçu, PR
  • 2.824 - 5.107
  • 41h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Foz do Iguaçu - PR, ganha entre 2.824 e 5.107 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 45 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Contagem

Coordenador Pedagógico: Contagem, MG

  • 110
  • Contagem, MG
  • 3.214 - 6.211
  • 39h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Contagem - MG, ganha entre 3.214 e 6.211 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 110 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico

Coordenador Pedagógico: Paraíba

  • 424
  • Paraíba
  • 2.722 - 5.749
  • 40h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Paraíba, ganha entre 2.722 e 5.749 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 424 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Campo Grande

Coordenador Pedagógico: Campo Grande, MS

  • 250
  • Campo Grande, MS
  • 3.317 - 7.044
  • 40h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 3.317 e 7.044 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 250 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Santo André

Coordenador Pedagógico: Santo André, SP

  • 129
  • Santo André, SP
  • 3.611 - 7.612
  • 41h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Santo André - SP, ganha entre 3.611 e 7.612 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 129 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico

Coordenador Pedagógico: Rio Grande do Sul

  • 1.130
  • Rio Grande do Sul
  • 3.189 - 6.446
  • 37h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 3.189 e 6.446 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 1.130 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Porto Velho

Coordenador Pedagógico: Porto Velho, RO

  • 75
  • Porto Velho, RO
  • 3.590 - 8.460
  • 40h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Porto Velho - RO, ganha entre 3.590 e 8.460 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 75 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico

Coordenador Pedagógico: Ceará

  • 1.266
  • Ceará
  • 2.640 - 5.610
  • 42h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Ceará, ganha entre 2.640 e 5.610 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.266 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico

Coordenador Pedagógico: Rio Grande do Norte

  • 427
  • Rio Grande do Norte
  • 2.633 - 5.654
  • 41h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Rio Grande do Norte, ganha entre 2.633 e 5.654 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 427 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Salvador

Coordenador Pedagógico: Salvador, BA

  • 669
  • Salvador, BA
  • 3.310 - 6.995
  • 39h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 3.310 e 6.995 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 669 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Vila Velha

Coordenador Pedagógico: Vila Velha, ES

  • 106
  • Vila Velha, ES
  • 2.721 - 5.302
  • 35h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Vila Velha - ES, ganha entre 2.721 e 5.302 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 106 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Governador Valadares

Coordenador Pedagógico: Governador Valadares, MG

  • 43
  • Governador Valadares, MG
  • 3.012 - 5.742
  • 37h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Governador Valadares - MG, ganha entre 3.012 e 5.742 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 43 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Vitoria

Coordenador Pedagógico: Vitoria, ES

  • 143
  • Vitoria, ES
  • 4.693 - 10.434
  • 36h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 4.693 e 10.434 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 143 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico São Carlos

Coordenador Pedagógico: São Carlos, SP

  • 37
  • São Carlos, SP
  • 2.944 - 6.611
  • 41h
O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em São Carlos - SP, ganha entre 2.944 e 6.611 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 37 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.