CBO 2345-15 - Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores na área de formação pedagógica do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional CBO 2345-15 Ministra aulas, ensinando fundamentos e métodos de pesquisa educacional, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e de formação de professores Articula ensino e aprendizagem, para a produção científica e a propagação de conhecimentos sobre processos educativos, por meio de teorias e práticas, considerando currículos, desenvolvimento profissional, metodologias de ensino e aprendizagem, entre outros temas.
Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional Orienta e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho e de trabalhos acadêmicos.
Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode participar de atividades administrativas Atua de acordo com a legislação educacional, protocolos de pesquisa, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho
CBO 2345-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
O Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional CBO 2345-15 planeja ações para desenvolvimento de pesquisa educacional, referente a currículo, culturas, saberes e práticas educativas, formação docente, cotidiano escolar, linguagens, educação e trabalho, educação especial, educação a distância, ensino e aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento Ministra aulas, atividades e programas, referentes a princípios, métodos, fundamentos de pesquisa educacional.
Define o conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica, de produção científica e de extensão, organiza visitas a instituições para pesquisa Coordena, orienta e supervisiona ações de formação pedagógica em pesquisas educacionais.
Medeia a relação do estagiário com instituições no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios, identificando oportunidades Orienta alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos de pesquisa, como tratamento e análise de dados, disseminação de resultados, relevância e exequibilidade, indica fontes de consulta, avalia textos e relatórios produzidos.
Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Orienta alunos quanto à elaboração de projetos, de termos de consentimento livre e esclarecido e a submetê-los ao comitê de ética em pesquisa, quando for o caso Realiza avaliações das atividades acadêmicas, sobre desenvolvimento das aulas, desempenho dos alunos, cursos e currículos, propostas e ações didático-pedagógicas, material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos.
Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais Produz material de trabalho, elabora planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos Organiza coletâneas e publicações da área educacional.
Realiza pesquisas científicas na área, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura Redige relatórios e publicações científicas Analisa a produção científica publicada e identifica formas de interação aplicáveis nas diversas situações de ensino.
Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado.
Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, em educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores.
Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção Aplica técnicas e estratégias de comunicação, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade e objetividade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2345-15 deve orientar alunos, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, produzir material de trabalho, participar de atividades administrativas, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, supervisionar formação pedagógica em estágios, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, atualizar-se na Área, avaliar o trabalho acadêmico científico.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2345-15
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional CBO 2345-15
Um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional (ou sinônimo) deve proferir palestras, planejar aulas, produzir transparências, compromissar-se social e politicamente, elaborar projetos de extensão, produzir hipertextos, exercer cargos de direção, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, avaliar a própria prática de pesquisa, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, participar de atividades culturais, analisar pesquisas educacionais, atender alunos, individualmente e em grupo, participar de associações de classe, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, treinar auxiliares de pesquisa, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, coordenar cursos, produzir textos para uso pedagógico, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., discutir resultados de avaliação, estudar a legislação educacional, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, desenvolver propostas de avaliação, auto-avaliar-se, trabalhar com diferentes formas de interação humana, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, organizar publicações, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, estudar propostas e políticas educacionais, dominar a língua portuguesa, coordenar projetos pedagógicos, avaliar políticas educacionais, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, orientar monitores, realizar revisão da literatura na área, estudar outros idiomas, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, atuar no processo de seleção de alunos e professores, participar de associações científicas, planejar projetos de extensão, trabalhar em equipe, atuar em debates, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, produzir vídeos, estabelecer relações com os órgãos de fomento, produzir planos de cursos e de aulas, gerenciar convênios, dialogar com os alunos, redigir relatórios de pesquisa, avaliar o desempenho dos alunos, participar de reuniões, divulgar resultados de pesquisas, analisar os problemas da realidade brasileira, produzir artigos para divulgação, atuar em comissões editoriais, produzir cartazes, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, estudar a produção científica da área, coordenar reuniões, desenvolver atividades interativas, prestar assessoria a órgãos públicos, participar de comissões, atuar em banca examinadora docente e discente, dialogar com as entidades representativas, analisar dados e materiais de pesquisa, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, avaliar projetos de extensão, planejar pesquisas, sistematizar conteúdos, orientar alunos de iniciação científica, coordenar convênios, constituir grupos de pesquisa, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, redigir publicações científicas, atuar em projetos de extensão, avaliar currículos de alunos, participar de congressos e eventos científicos, avaliar o desenvolvimento das aulas, avaliar planos de ação pedagógica, elaborar programas e cronogramas, exercer cargos de representação, planejar a produção de materiais didáticos, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, atribuir notas e conceitos, estudar a constituição de profissões no campo educacional, demonstrar postura crítica, avaliar currículos e propostas pedagógicas, sistematizar dados e materiais de pesquisa, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, coordenar projetos de extensão, organizar coletâneas, avaliar material didático, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, planejar projetos de intervenção pedagógica, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, programar cursos para atendimento a demandas externas, sugerir composição de bancas examinadoras, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, coordenar pesquisas, dialogar com os professores da instituição, preencher relatórios de atividades, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, demonstrar postura ética, prever fontes de financiamento, realizar eventos, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, produzir instrumentos de avaliação, planejar os ambientes de aprendizagem, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, colaborar em comissões de avaliação, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, coordenar grupos de pesquisa, avaliar trabalhos científicos, avaliar cursos, coordenar áreas, disciplinas e turmas, coletar dados e materiais para pesquisa, estudar diferentes formas de comunicação, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, gerenciar projetos, participar de colegiados, elaborar pareceres, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, coordenar eventos, avaliar projetos de pesquisa, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, coordenar equipes de trabalho, planejar eventos e seminários.