CBO 2345-15 - Professores na área de formação pedagógica do ensino superior - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2345-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos professores do ensino superior, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-15 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do ensino.
- Professores do ensino superior.
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
Descrição dos cargos da categoria Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-15 ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.
Condições de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-15
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
Atividades dos cargos CBO 2345-15
Entre as principais atribuições dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-15 estão as de:
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- atribuir notas e conceitos;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- constituir grupos de pesquisa;
- coordenar grupos de pesquisa;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- redigir publicações científicas;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- elaborar projetos de extensão;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- avaliar trabalhos científicos;
- colaborar em comissões de avaliação;
- dialogar com as entidades representativas;
- dialogar com os alunos;
- produzir transparências;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- produzir hipertextos;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- divulgar resultados de pesquisas;
- avaliar projetos de pesquisa;
- exercer cargos de representação;
- coordenar equipes de trabalho;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- proferir palestras;
- demonstrar postura ética;
- demonstrar postura crítica;
- prever fontes de financiamento;
- realizar eventos;
- coordenar cursos;
- produzir instrumentos de avaliação;
- atuar em comissões editoriais;
- avaliar projetos de extensão;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- participar de reuniões;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- produzir textos para uso pedagógico;
- discutir resultados de avaliação;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- estudar propostas e políticas educacionais;
- organizar coletâneas;
- coordenar eventos;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- atuar em debates;
- participar de associações científicas;
- estudar a legislação educacional;
- organizar publicações;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- planejar pesquisas;
- dialogar com os professores da instituição;
- participar de atividades culturais;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- analisar pesquisas educacionais;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- sistematizar conteúdos;
- elaborar programas e cronogramas;
- gerenciar convênios;
- estudar outros idiomas;
- coordenar pesquisas;
- planejar projetos de extensão;
- avaliar políticas educacionais;
- avaliar material didático;
- planejar eventos e seminários;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- dominar a língua portuguesa;
- coordenar projetos pedagógicos;
- participar de associações de classe;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- participar de colegiados;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- avaliar cursos;
- exercer cargos de direção;
- auto avaliar-se;
- gerenciar projetos;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- estudar diferentes formas de comunicação;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- desenvolver propostas de avaliação;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- coordenar reuniões;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- compromissar-se social e politicamente;
- redigir relatórios de pesquisa;
- orientar alunos de iniciação científica;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- preencher relatórios de atividades;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- coordenar convênios;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- elaborar pareceres;
- planejar aulas;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- orientar monitores;
- avaliar currículos de alunos;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- produzir artigos para divulgação;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- trabalhar em equipe;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- desenvolver atividades interativas;
- atuar em projetos de extensão;
- produzir vídeos;
- produzir cartazes;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- estudar a produção científica da área;
- participar de congressos e eventos científicos;
- coordenar projetos de extensão;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- realizar revisão da literatura na área;
- participar de comissões;