CBO 2345-15 - Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores na área de formação pedagógica do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional CBO 2345-15 Ministra aulas, ensinando fundamentos e métodos de pesquisa educacional, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e de formação de professores Articula ensino e aprendizagem, para a produção científica e a propagação de conhecimentos sobre processos educativos, por meio de teorias e práticas, considerando currículos, desenvolvimento profissional, metodologias de ensino e aprendizagem, entre outros temas.
Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional Orienta e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho e de trabalhos acadêmicos.
Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode participar de atividades administrativas Atua de acordo com a legislação educacional, protocolos de pesquisa, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho
CBO 2345-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
O Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional CBO 2345-15 planeja ações para desenvolvimento de pesquisa educacional, referente a currículo, culturas, saberes e práticas educativas, formação docente, cotidiano escolar, linguagens, educação e trabalho, educação especial, educação a distância, ensino e aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento Ministra aulas, atividades e programas, referentes a princípios, métodos, fundamentos de pesquisa educacional.
Define o conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica, de produção científica e de extensão, organiza visitas a instituições para pesquisa Coordena, orienta e supervisiona ações de formação pedagógica em pesquisas educacionais.
Medeia a relação do estagiário com instituições no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios, identificando oportunidades Orienta alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos de pesquisa, como tratamento e análise de dados, disseminação de resultados, relevância e exequibilidade, indica fontes de consulta, avalia textos e relatórios produzidos.
Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Orienta alunos quanto à elaboração de projetos, de termos de consentimento livre e esclarecido e a submetê-los ao comitê de ética em pesquisa, quando for o caso Realiza avaliações das atividades acadêmicas, sobre desenvolvimento das aulas, desempenho dos alunos, cursos e currículos, propostas e ações didático-pedagógicas, material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos.
Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais Produz material de trabalho, elabora planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos Organiza coletâneas e publicações da área educacional.
Realiza pesquisas científicas na área, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura Redige relatórios e publicações científicas Analisa a produção científica publicada e identifica formas de interação aplicáveis nas diversas situações de ensino.
Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado.
Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, em educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores.
Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção Aplica técnicas e estratégias de comunicação, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade e objetividade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2345-15 deve realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionar formação pedagógica em estágios, produzir material de trabalho, demonstrar competências pessoais, participar de atividades administrativas, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, avaliar o trabalho acadêmico científico, comunicar-se, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, orientar alunos, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, atualizar-se na Área.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2345-15
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional CBO 2345-15
Um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional (ou sinônimo) deve estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, estudar a constituição de profissões no campo educacional, planejar pesquisas, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, avaliar cursos, analisar pesquisas educacionais, constituir grupos de pesquisa, coordenar cursos, preencher relatórios de atividades, coordenar eventos, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, planejar a produção de materiais didáticos, trabalhar com diferentes formas de interação humana, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, atuar em projetos de extensão, estabelecer relações com os órgãos de fomento, avaliar currículos de alunos, compromissar-se social e politicamente, coordenar reuniões, analisar dados e materiais de pesquisa, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, participar de atividades culturais, atender alunos, individualmente e em grupo, coordenar grupos de pesquisa, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, estudar a produção científica da área, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, dialogar com os alunos, redigir publicações científicas, demonstrar postura ética, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, atuar em debates, trabalhar em equipe, colaborar em comissões de avaliação, produzir planos de cursos e de aulas, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, programar cursos para atendimento a demandas externas, coordenar projetos de extensão, desenvolver atividades interativas, estudar outros idiomas, elaborar pareceres, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., discutir as práticas pedagógicas dos alunos, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, avaliar projetos de pesquisa, divulgar resultados de pesquisas, coordenar equipes de trabalho, demonstrar postura crítica, avaliar trabalhos científicos, organizar publicações, planejar projetos de intervenção pedagógica, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, avaliar material didático, avaliar o desenvolvimento das aulas, planejar os ambientes de aprendizagem, planejar projetos de extensão, atuar em comissões editoriais, auto-avaliar-se, coordenar convênios, realizar revisão da literatura na área, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, coordenar pesquisas, dominar a língua portuguesa, produzir instrumentos de avaliação, produzir cartazes, elaborar programas e cronogramas, sugerir composição de bancas examinadoras, planejar aulas, coordenar áreas, disciplinas e turmas, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, produzir hipertextos, participar de colegiados, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, realizar eventos, planejar eventos e seminários, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, avaliar projetos de extensão, sistematizar dados e materiais de pesquisa, estudar propostas e políticas educacionais, coletar dados e materiais para pesquisa, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, desenvolver propostas de avaliação, organizar coletâneas, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, atribuir notas e conceitos, elaborar projetos de extensão, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, dialogar com os professores da instituição, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, participar de associações de classe, atuar em banca examinadora docente e discente, gerenciar convênios, estudar diferentes formas de comunicação, coordenar projetos pedagógicos, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, participar de reuniões, dialogar com as entidades representativas, prestar assessoria a órgãos públicos, atuar no processo de seleção de alunos e professores, avaliar o desempenho dos alunos, avaliar políticas educacionais, exercer cargos de representação, prever fontes de financiamento, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, produzir transparências, orientar alunos de iniciação científica, avaliar currículos e propostas pedagógicas, produzir artigos para divulgação, proferir palestras, sistematizar conteúdos, orientar monitores, produzir textos para uso pedagógico, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, discutir resultados de avaliação, exercer cargos de direção, estudar a legislação educacional, treinar auxiliares de pesquisa, analisar os problemas da realidade brasileira, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, redigir relatórios de pesquisa, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, avaliar a própria prática de pesquisa, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, avaliar planos de ação pedagógica, produzir vídeos, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, participar de comissões, gerenciar projetos, participar de congressos e eventos científicos, participar de associações científicas, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem.