CBO 2345-15 - Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores na área de formação pedagógica do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional CBO 2345-15 Ministra aulas, ensinando fundamentos e métodos de pesquisa educacional, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e de formação de professores Articula ensino e aprendizagem, para a produção científica e a propagação de conhecimentos sobre processos educativos, por meio de teorias e práticas, considerando currículos, desenvolvimento profissional, metodologias de ensino e aprendizagem, entre outros temas.

Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional Orienta e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho e de trabalhos acadêmicos.

Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode participar de atividades administrativas Atua de acordo com a legislação educacional, protocolos de pesquisa, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho

CBO 2345-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional

O Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional CBO 2345-15 planeja ações para desenvolvimento de pesquisa educacional, referente a currículo, culturas, saberes e práticas educativas, formação docente, cotidiano escolar, linguagens, educação e trabalho, educação especial, educação a distância, ensino e aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento Ministra aulas, atividades e programas, referentes a princípios, métodos, fundamentos de pesquisa educacional.

Define o conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos.

Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica, de produção científica e de extensão, organiza visitas a instituições para pesquisa Coordena, orienta e supervisiona ações de formação pedagógica em pesquisas educacionais.

Medeia a relação do estagiário com instituições no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios, identificando oportunidades Orienta alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos de pesquisa, como tratamento e análise de dados, disseminação de resultados, relevância e exequibilidade, indica fontes de consulta, avalia textos e relatórios produzidos.

Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.

Orienta alunos quanto à elaboração de projetos, de termos de consentimento livre e esclarecido e a submetê-los ao comitê de ética em pesquisa, quando for o caso Realiza avaliações das atividades acadêmicas, sobre desenvolvimento das aulas, desempenho dos alunos, cursos e currículos, propostas e ações didático-pedagógicas, material didático.

Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos.

Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais Produz material de trabalho, elabora planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos Organiza coletâneas e publicações da área educacional.

Realiza pesquisas científicas na área, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura Redige relatórios e publicações científicas Analisa a produção científica publicada e identifica formas de interação aplicáveis nas diversas situações de ensino.

Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado.

Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, em educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores.

Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção Aplica técnicas e estratégias de comunicação, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade e objetividade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2345-15 deve atualizar-se na Área, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, comunicar-se, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, supervisionar formação pedagógica em estágios, produzir material de trabalho, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, participar de atividades administrativas, avaliar o trabalho acadêmico científico, orientar alunos, demonstrar competências pessoais, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2345-15

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.

Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional CBO 2345-15

Um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional (ou sinônimo) deve participar de colegiados, dialogar com as entidades representativas, exercer cargos de direção, constituir grupos de pesquisa, programar cursos para atendimento a demandas externas, realizar eventos, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, coletar dados e materiais para pesquisa, estabelecer relações com os órgãos de fomento, coordenar pesquisas, avaliar projetos de extensão, coordenar convênios, analisar os problemas da realidade brasileira, atuar em debates, gerenciar projetos, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., dialogar com os professores da instituição, orientar monitores, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, prestar assessoria a órgãos públicos, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, produzir vídeos, atuar em comissões editoriais, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, avaliar a própria prática de pesquisa, estudar a constituição de profissões no campo educacional, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, planejar pesquisas, demonstrar postura ética, participar de reuniões, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, dominar a língua portuguesa, produzir hipertextos, preencher relatórios de atividades, dialogar com os alunos, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, avaliar cursos, auto-avaliar-se, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, exercer cargos de representação, discutir resultados de avaliação, atuar no processo de seleção de alunos e professores, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, organizar publicações, atuar em banca examinadora docente e discente, coordenar grupos de pesquisa, planejar eventos e seminários, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, coordenar reuniões, sugerir composição de bancas examinadoras, avaliar o desempenho dos alunos, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, planejar os ambientes de aprendizagem, coordenar eventos, participar de congressos e eventos científicos, coordenar equipes de trabalho, avaliar trabalhos científicos, sistematizar dados e materiais de pesquisa, participar de associações de classe, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, analisar pesquisas educacionais, prever fontes de financiamento, estudar a produção científica da área, compromissar-se social e politicamente, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, atribuir notas e conceitos, estudar outros idiomas, produzir planos de cursos e de aulas, coordenar projetos de extensão, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, coordenar cursos, avaliar currículos e propostas pedagógicas, estudar propostas e políticas educacionais, avaliar projetos de pesquisa, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, elaborar projetos de extensão, planejar projetos de intervenção pedagógica, coordenar áreas, disciplinas e turmas, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, produzir cartazes, avaliar o desenvolvimento das aulas, redigir relatórios de pesquisa, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, atender alunos, individualmente e em grupo, elaborar pareceres, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, sistematizar conteúdos, planejar projetos de extensão, realizar revisão da literatura na área, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, planejar a produção de materiais didáticos, participar de comissões, demonstrar postura crítica, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, coordenar projetos pedagógicos, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, planejar aulas, desenvolver atividades interativas, treinar auxiliares de pesquisa, atuar em projetos de extensão, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, trabalhar em equipe, avaliar políticas educacionais, produzir transparências, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, proferir palestras, orientar alunos de iniciação científica, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, avaliar planos de ação pedagógica, gerenciar convênios, colaborar em comissões de avaliação, participar de atividades culturais, divulgar resultados de pesquisas, avaliar material didático, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, elaborar programas e cronogramas, avaliar currículos de alunos, desenvolver propostas de avaliação, produzir textos para uso pedagógico, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, redigir publicações científicas, organizar coletâneas, produzir instrumentos de avaliação, participar de associações científicas, estudar diferentes formas de comunicação, trabalhar com diferentes formas de interação humana, produzir artigos para divulgação, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, analisar dados e materiais de pesquisa, estudar a legislação educacional.

Cargos e salários CBO 2345-15 - Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Salário Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação

Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação: Brasil

  • 672
  • Brasil
  • 6.797 - 18.509
  • 24h
O profissional no cargo de Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação CBO 2345-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 6.797 e 18.509 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 672 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-15.
Salário Professor Universitário na Área de Pesquisa Educacional

Professor Universitário na Área de Pesquisa Educacional: Brasil

  • 672
  • Brasil
  • 6.797 - 18.509
  • 24h
O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Pesquisa Educacional CBO 2345-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 6.797 e 18.509 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 672 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-15.
Salário Professor de Ensino Superior na Área de Pesquisa Educacional

Professor de Ensino Superior na Área de Pesquisa Educacional: Brasil

  • 672
  • Brasil
  • 6.797 - 18.509
  • 24h
O profissional no cargo de Professor de Ensino Superior na Área de Pesquisa Educacional CBO 2345-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 6.797 e 18.509 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 672 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-15.
Salário Docente de Ensino Superior na Área de Pesquisa Educacional

Docente de Ensino Superior na Área de Pesquisa Educacional: Brasil

  • 672
  • Brasil
  • 6.797 - 18.509
  • 24h
O profissional no cargo de Docente de Ensino Superior na Área de Pesquisa Educacional CBO 2345-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 6.797 e 18.509 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 672 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-15.
Salário Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa

Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa: Brasil

  • 672
  • Brasil
  • 6.797 - 18.509
  • 24h
O profissional no cargo de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa CBO 2345-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 6.797 e 18.509 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 672 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-15.
Salário Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação

Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação: Brasil

  • 672
  • Brasil
  • 6.797 - 18.509
  • 24h
O profissional no cargo de Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação CBO 2345-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 6.797 e 18.509 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 672 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-15.
Salário Professor de Pesquisa Educacional (ensino Superior)

Professor de Pesquisa Educacional (ensino Superior): Brasil

  • 672
  • Brasil
  • 6.797 - 18.509
  • 24h
O profissional no cargo de Professor de Pesquisa Educacional (ensino Superior) CBO 2345-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 6.797 e 18.509 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 672 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-15.