CBO 2332-10 - Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional

O profissional no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial CBO 2332-10 Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, de acordo com a área específica e a ocupação Promove atividades de ensino considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a processos, operações de máquinas e equipamentos, manuseio de instrumentos e ferramentas, materiais e matéria-prima, tecnologia, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, instalações.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

CBO 2332-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Instrutores de ensino profissional.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial

O Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial CBO 2332-10 planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento industrial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com as especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático e de consumo, prepara máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.

Ensina procedimentos, métodos e técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e técnicas de demonstração de práticas operacionais, referentes a processos, operações, produtos e serviços industriais, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, especificações, controle de processo, custos e tempos operacionais, normas e procedimentos Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas industriais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam compreender e aplicar métodos e técnicas industriais, nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento de superfície, controle de processo e de qualidade, parâmetros, variáveis, máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de aprendizagem industrial Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao manuseio e acondicionamento de resíduos, verificando as condições e integridade dos EPC, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.

Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode realizar projetos de assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área.

Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela preservação, acondicionamento, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho Realiza reparos, limpeza e lubrificação em máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2332-10 deve elaborar material pedagógico, prestar serviços a comunidade, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, planejar metas e estratégias de ações educacionais, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios.

Condições de trabalho dessas profissões

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-10

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.

Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial CBO 2332-10

Um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial (ou sinônimo) deve demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, sistematizar as mudanças tecnológicas, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, simular situações atuais de trabalho, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, divulgar idéias através de projetos de ensino, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, participar da captação de recursos financeiros e físicos, criar relacionamentos de confiabilidade, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, participar de ações institucionais com objetivo social, promover intercâmbios institucionais, sistematizar a produção científica da área, sistematizar a legislação na sua área, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, promover a exposição e venda de produtos do curso, fixar critérios de avaliação dos alunos, executar a manutenção preventiva, utilizar refernciais de avaliação normatizados, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, avaliar competências adquiridas anteriormente, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, tomar parte na organização do currículo escolar, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, dialogar com os alunos, adequar material pedagógico, conferir a execução da manutenção, desenvolver práticas quanto a preservação do meio ambiente, demonstrar capacidade de aprendizagem, preencher planilhas de custo, prestar assessoria técnica a comunidade, preparar material didático, dialogar com os outros professores, consultar manual do equipamento para manutenção, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, orientar os alunos, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, estabelecer referenciais de avaliação, tomar providências em casos de emergência, demonstar capacidade de avaliação, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, participar de campanhas educativas, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, tomar parte na elaboração do calendário escolar, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, dialogar com os meios de comunicação de massa, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, ministrar palestras para públicos de fora da escola, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, expressar-se com clareza, sistematizar as normas técnicas, selecionar material pedagógico, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, especificar equipamentos para manutenção e reposição, fixar metas educacionais para a escola, demonstrar liderança, investigar diferentes recursos didáticos, estimular os alunos na busca de conhecimento, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, demonstrar flexibilidade, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, selecionar recursos didáticos, autoavaliar-se, programar calendário de atividades para estágios de alunos, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, definir metodologias e técnicas de ensino, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, comprovar experiência na área específica, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, controlar o estoque de peças de reposição, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, revisar material pedagógico, demonstrar capacidade de organização, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, criar situações de trabalho em equipe, limpar os equipamentos, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, demonstrar perseverança, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, programar a utilização de material didático-pedagógico, processar materiais para a utilização em ensino, propor cronograma de atividades pedagógicas, analisar as avaliações, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, participar de atividades de elaboração do plano de curso, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, comprovar certificação das competências, demonstrar tolerância e paciência, elaborar os planos de aula, corrigir trabalhos, provas, exercícios, comprovar qualificação profissional na área de atuação, verificar o estado dos equipamentos de segurança, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, confeccionar apostilas para apoio às aulas, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, organizar exposições de produtos, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, revisar as metodologias e técnicas de ensino, negociar projetos e cursos, identificar novas fontes para atualização, agir eticamente na profissão, preencher diários de classe ou similares, dialogar com membros e instituições da comunidade, encaminhar alunos para atendimentos específicos, registrar controles de estoque, dialogar com outros setores ou unidades da escola, criar situações operacionais de atividades, integrar-se em eventos da área, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, sistematizar os termos técnicos da área, identificar características e interesses pessoais dos alunos, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, registrar as tarefas executadas pelos alunos, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, preparar recursos audio-visuais, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, criar situações interativas com o mercado de trabalho.

Cargos e salários CBO 2332-10 - Instrutores de ensino profissional

Salário Instrutor de Treinamentos Industriais Curitiba

Instrutor de Treinamentos Industriais: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Instrutor de Treinamentos Industriais CBO 2332-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 3.913 e 7.043 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 210 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2332-10.
Salário Instrutor de Treinamentos Industriais São Paulo

Instrutor de Treinamentos Industriais: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Instrutor de Treinamentos Industriais CBO 2332-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 5.351 e 14.199 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 770 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2332-10.
Salário Instrutor de Treinamentos Industriais Joinville

Instrutor de Treinamentos Industriais: Joinville, SC

O profissional no cargo de Instrutor de Treinamentos Industriais CBO 2332-10 trabalhando em Joinville - SC, ganha entre 7.163 e 13.385 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 106 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2332-10.
Salário Instrutor de Treinamentos Industriais

Instrutor de Treinamentos Industriais: São Paulo

O profissional no cargo de Instrutor de Treinamentos Industriais CBO 2332-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 7.483 e 20.400 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 2.866 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2332-10.
Salário Instrutor de Treinamentos Industriais

Instrutor de Treinamentos Industriais: Santa Catarina

O profissional no cargo de Instrutor de Treinamentos Industriais CBO 2332-10 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 7.161 e 11.935 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.328 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2332-10.
Salário Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial São Paulo

Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial CBO 2332-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 5.351 e 14.199 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 770 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2332-10.
Salário Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial Brasília

Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial: Brasília, DF

O profissional no cargo de Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial CBO 2332-10 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 3.802 e 7.243 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 100 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2332-10.