CBO 2263-15 - Equoterapeuta - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas
O profissional no cargo de Equoterapeuta CBO 2263-15 realiza prática de equoterapia, aplicando método terapêutico que utiliza cavalo como agente facilitador para desenvolvimento biopsicossocial de pacientes com deficiência física, psicológica ou cognitiva, paralisia cerebral, traumatismo cranioencefálico, ou outras condições especiais Atua de forma interdisciplinar com outros profissionais das áreas de saúde, educação e equitação.
Utiliza os padrões de movimentos rítmicos e repetitivos da marcha do cavalo para elaborar conjunto de exercícios do plano terapêutico Avalia a evolução terapêutica de praticante Registra procedimentos realizados.
Mantém-se atualizado em sua área de atuação Pode prestar consultoria e assessoria Supervisiona equipe.
Atua com base em princípios de ética profissional Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental
CBO 2263-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Equoterapeuta, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas CBO 2263-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2263-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
O que faz um Equoterapeuta
O Equoterapeuta CBO 2263-15 planeja práticas de equoterapia para atendimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos, em ambiente adequado e com cavalos adestrados, mansos e dóceis Forma equipe com outros profissionais das áreas de saúde – como fonoaudiólogo, fisioterapeuta e/ou outro, educação e equitação, para realizar o atendimento.
Faz agendamento de pacientes que passaram por avaliação médica, psicológica e fisioterápica e apresentam parecer favorável para realizar a equoterapia.
Recebe e analisa informações sobre cada paciente, com deficiência - física, psicológica ou cognitiva - ou outra condição especial Avalia quadro clínico de paciente, considerando se apresenta doença genética, neurológica, ortopédica, muscular ou clínico-metabólica, sequelas de trauma ou cirurgia, doença mental, distúrbio psicológico ou comportamental, ou distúrbio de aprendizagem e de linguagem.
Planeja a terapia apropriada para paciente, de acordo com suas necessidades e potencialidades Avalia os objetivos a serem atingidos.
Seleciona os exercícios - tais como os de coordenação motora, flexibilidade, concentração e agilidade - a serem executados.
Conversa com paciente e/ou seus familiares sobre a equoterapia e sobre como a prática terapêutica será realizada Inicia a prática de equoterapia com baixos níveis de interação, orientando praticante a apenas fazer carinho ou fornecer alimentos ao cavalo.
Ajuda praticante a montar no cavalo e adaptar-se aos seus movimentos rítmicos e repetitivos de marcha.
Instrui praticante a conduzir o cavalo, sempre com sua supervisão e seu acompanhamento Monitora o andar do cavalo, que deve produzir um balanço tridimensional do praticante, nos sentidos vertical (para cima e para baixo), horizontal (para frente e para trás) e lateral (para a direita e para a esquerda) Acompanha as inúmeras repetições do movimento com cadência, trajetória e ritmo do andar do cavalo, para que o mecanismo dos reflexos posturais e a noção de posição dos vários segmentos corporais de praticante sejam reeducados durante a sessão.
Verifica se, a cada passo do cavalo, o centro de gravidade do praticante está sendo defletido da linha média, estimulando as reações de equilíbrio Confirma a posição de montaria alongando os adutores do quadril e os movimentos lentos de flexo-extensão da cabeça, tronco e membros, para que ocorra o relaxamento do tônus muscular de todo o corpo de praticante Controla a execução dos exercícios conforme plano terapêutico individualizado, para desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.
Faz registro periódico, sistemático e individualizado das atividades realizadas, em prontuário de praticante Avalia, junto com os demais membros da equipe multiprofissional, o cumprimento dos objetivos estabelecidos no plano terapêutico de praticante.
Verifica os resultados – tais como desenvolvimento do afeto, devido ao contato de praticante com o cavalo, estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva, melhora da postura e do equilíbrio, aumento da autoestima e da autoconfiança, promoção da sensação de bem-estar, melhora do tônus muscular, desenvolvimento da coordenação motora e percepção dos movimentos, e aumento da sociabilidade - que foram efetivamente alcançados Planeja e presta serviços de consultoria e assessoria na área de equoterapia Supervisiona equipe que presta serviços de cuidado e assistência aos cavalos.
Mantém-se atualizado na sua área de atuação, analisando novas práticas terapêuticas Zela pela segurança física de praticante, analisando o comportamento habitual do cavalo e as circunstâncias que possam vir a modificá-lo, avaliando a segurança do equipamento de montaria - como correias, estribos, selas e manta, verificando a vestimenta do praticante, para excluir itens que possam trazer riscos, adotando equipamentos de proteção individual, e controlando condições do local para prevenir acidentes.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2263-15 deve analisar evolução terapêutica, realizar atendimento terapêutico, realizar planejamento terapêutico, comunicar-se, orientar clientes/pacientes/usuários/familiares/cuidadores/interagentes, avaliar condições de clientes/pacientes/usuários/praticantes/interagentes t/interagente icantes, trabalhar com segurança, demonstrar competências pessoais, executar atividades técnico-científicas e administrativas.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas os cargos dessa família CBO exercem suas funções em setores cujas atividades referem-se a saúde e serviços sociais, educação e desportiva. De modo geral atuam por conta própria, na condição de autônomos, de forma individual ou em grupos, sem supervisão permanente. Atuam em ambientes fechados no caso do Arteterapeuta, Musicoterapeuta, Naturólogo, e em ambientes abertos no caso do Equoterapeuta. Arteterapeuta, Musicoterapeuta e Equoterapeuta trabalham no período diurno. No caso dos Naturólogos os horários de trabalho são irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2263-15
Para o exercício da ocupação Musicoterapeuta, é exigida graduação ou especialização na área. Para o exercício da ocupação Arteterapeuta, é exigida formação superior em saúde, educação ou saúde além de pós- graduação ou especialização na área. Para o exercício da ocupação Equoterapeuta, é exigida formação superior em saúde ou em educação, além de, no mínimo, cursos de capacitação de 80(oitenta) horas e experiência de 1(um) ano em equoterapia e equitação. Para o exercício da ocupação Naturólogo é exigida graduação na área.
Atividades exercidas por um Equoterapeuta CBO 2263-15
Um Equoterapeuta (ou sinônimo) deve estabelecer plano terapêutico, estabelecer vínculo cavalo-praticante-mediador - aproximação, aplicar instrumentos de avaliação, orientar mudanças de hábitos e comportamentos, analisar interação praticante-cavalo, definir objetivos de atendimento terapêutico, contornar situações adversas, analisar laudos e pareceres de outros profissionais, participar de eventos técnico-científicos, adequar planejamento terapêutico, demonstrar flexibilidade, avaliar condições sensorio-motoras, cognitivas e emocionais, desenvolver novas tecnologias, definir tipo de atendimento - individual ou em grupo, compartilhar informações com outros profissionais, gerenciar recursos humanos, coordenar serviços - saúde, educação, etc., selecionar programas, métodos e técnicas equoterapêuticos, organizar grupos terapêuticos, estabelecer número, duração e frequência de sessões, estabelecer critérios de observação, estabelecer indicadores de resultados, identificar indicações e contra-indicações relativas, adequar material, observar sinais de mudanças, estabelecer critérios de alta, observar comportamento do cavalo, gerenciar recursos financeiros, realizar pesquisas, selecionar material terapêutico, demonstrar perseverança, registrar dados de atendimento, realizar prognóstico, realizar devolutiva, treinar cavalo, utilizar protocolos de avaliação, emitir laudos e pareceres, demonstrar objetividade, demonstrar equilíbrio emocional, demonstrar procedimentos e rotinas, elaborar ficha terapêutica, atuar em programas sociais, discutir casos com equipe multidisciplinar, avaliar relação com cavalo, elaborar produções técnico-científicas, ministrar cursos e palestras, participar de reuniões com equipes multidisciplinares, definir prioridades no atendimento, envolver familiares, cuidadores e educadores no processo terapêutico, elaborar relatórios, verificar paramentação do praticante, realizar avaliação do contexto sociocultural, elaborar processo de alta, observar desenvolvimento bio-psico-social, orientar atividades de vida diária, propor atividades, selecionar cavalo, esclarecer dúvidas, definir equipe de atendimento, demontrar capacidade de liderança, analisar perfil da comunidade, analisar exames complementares, sugerir exames complementares, verificar compreensão da orientação, demonstrar organização, demonstrar empatia, elaborar projetos e programas, realizar visitas domiciliares e a instituições, analisar riscos do uso de material terapêutico, higienizar materiais, analisar envolvimento do indivíduo com processo terapêutico, estabelecer vínculo, demonstrar criatividade, realizar estimulação multisensorial, demonstrar escula acolhedora, demonstrar raciocinio transdisciplinar, preparar ambiente terapêutico, encaminhar pacientes/clientes/usuários/interagentes a outros profissionais, prestar consultorias e assessorias, escolher ambiente terapêutico, coordenar projetos e programas, informar riscos / limites inerentes ao tratamento, implantar projetos e programas, avaliar condições gerais de clientes/pacientes/usuários/praticantes/interagente, realizar conservação dos materiais de encilhamento, atuar em programas de educação, demonstrar atenção difusa e focada, estabelecer diagnóstico, estimular autonomia e independência, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, supervisionar equipes técnicas - estagiários, outros profissionais, solicitar avaliação de outros profissionais, conferir condições dos materiais, participar de diagnóstico diferencial, implementar programas de prevenção e promoção da saúde, selecionar material de encilhamento, aplicar atividades equoterápicas, estimular adesão e continuidade ao tratamento, estimular alinhamento biomecânico do praticante, definir estratégias de atendimento terapêutico, realizar sessões temáticas, participar de treinamentos de segurança, usar epi, realizar exame clínico, realizar anamnese, organizar eventos técnico-científicos, demonstrar habilidade de manejo, equitação e relacionamento com cavalo, adequar técnicas, demonstrar raciocínio clínico, observar aspectos multidimensionais da saúde, trabalhar em equipe, produzir material informativo, estabelecer contrato terapêutico, demonstrar dinamismo.