CBO 2263-05 - Musicoterapeuta - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas
O profissional no cargo de Musicoterapeuta CBO 2263-05 realiza atividades em área de interconexão entre arte e saúde, promovendo musicoterapia para prevenção de doenças ou síndromes, reabilitação de pacientes, e melhoria da qualidade de vida durante processos de tratamento Faz anamnese e efetua avaliação musicoterápica, para elaborar diagnóstico.
Define e executa plano terapêutico Avalia resultados da terapia Pode atuar em práticas para humanização do atendimento hospitalar, principalmente em internação pediátrica, em oncologia e em pré e pós-operatório.
Pode coordenar programas e serviços em saúde pública Trabalha em equipe multiprofissional Mantém-se atualizado em sua área de atuação.
Efetua pesquisas Supervisiona equipes Atua com base em princípios de ética profissional.
Cumpre procedimentos, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental
CBO 2263-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Musicoterapeuta, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas CBO 2263-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2263-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
O que faz um Musicoterapeuta
O Musicoterapeuta CBO 2263-05 realiza planejamento de atividades terapêuticas, para atendimento aos pacientes de todas as faixas etárias, em diferentes locais, como consultórios, hospitais, instituições comunitárias, entre outros Escolhe e prepara ambiente e material terapêutico.
Define equipe de atendimento.
Estabelece prioridades no atendimento aos pacientes Recepciona paciente e, se for o caso, acompanhante.
Executa anamnese, fazendo perguntas para paciente e/ou para acompanhante (mãe, pai ou outra pessoa responsável) sobre história de vida, problemas de saúde, queixas (sintomas e preocupações), entre outros aspectos Faz avaliação musicoterápica específica de paciente, aplicando protocolos e instrumentos de avaliação de condições sensório-motoras cognitivas e emocionais, do processo produtivo-criativo, e de expressão ou receptividade sonoro-musical.
Verifica a relação de paciente com a música.
Estabelece diagnóstico, discutindo o caso com médicos ou outros profissionais de saúde, especialmente os que atendem ao mesmo paciente Define o plano terapêutico, selecionando técnicas e métodos musicoterapêuticos para promover reabilitação social, restabelecer funções motoras após Acidente Vascular Cerebral (AVC), contribuir na redução de dificuldades de aprendizado, atuar em tratamento de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), participar no tratamento de Transtorno do Espectro Autista (TEA), auxiliar na melhoria de qualidade de vida de paciente, ou outro objetivo da terapia.
Estabelece número, duração e frequência de sessões.
Define tipo de atendimento (individual ou em grupo) Presta esclarecimentos sobre diagnóstico, prognóstico e terapia para paciente e/ou seus familiares Seleciona instrumentos musicais simples, para facilitar a expressão e a comunicação, no caso de paciente que não tenha conhecimento musical.
Atua, normalmente, com musicoterapia ativa (ou interativa), em que faz as atividades junto com paciente, interagindo por meio dos elementos sonoros e musicais Dependendo do plano terapêutico, pode usar inúmeros recursos, tais como cantar, dançar, tocar instrumentos musicais, e ficar em silêncio (pausa) Eventualmente, pode usar a prática passiva, quando pacientes apenas recebem estímulos sonoros.
Aplica técnicas diversas, como RAS–Estimulação Auditiva Rítmica (Rhythmic Auditory Stimulation), que trabalha todos os membros de paciente, usando as batidas para marcar o ritmo, a fim de recuperar as funções cotidianas - como caminhar e pegar objetos - de forma harmoniosa e eficaz, RLIT–Técnica de Recordação de Informação por Letra de Canções (Recall of Lyric Information Technique), em atendimento para paciente com déficits cognitivos relacionados à retenção e ao armazenamento de informação na memória de curto prazo, TIMP–Prática Instrumental Terapêutica (Therapeutic Instrumental Music Playing), em que instrumentos musicais são utilizados para facilitar o exercício físico e estimular movimentos funcionais, entre outras Acompanha processo produtivo-criativo de paciente.
Avalia os resultados da terapia e elabora processo de alta Registra procedimentos realizados em prontuário de paciente Em hospitais, pode atuar ainda em práticas para humanização do atendimento, principalmente na internação pediátrica, na oncologia e em situações de pré e pós-operatório.
Atua em equipe, planejando e executando terapias de forma articulada com Médico Psiquiatra, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, entre outros profissionais Pode coordenar programas e serviços em saúde pública, principalmente os criados em decorrência da introdução da musicoterapia entre as Práticas Integrativas e Complementares proporcionadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) Supervisiona equipe, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento.
Mantém-se atualizado na sua área de atuação, analisando novas técnicas terapêuticas Efetua pesquisas na área de musicoterapia, divulgando resultados em congressos e em artigos publicados em periódicos especializados.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2263-05 deve analisar evolução terapêutica, avaliar condições de clientes/pacientes/usuários/praticantes/interagentes t/interagente icantes, realizar atendimento terapêutico, comunicar-se, orientar clientes/pacientes/usuários/familiares/cuidadores/interagentes, demonstrar competências pessoais, trabalhar com segurança, realizar planejamento terapêutico, executar atividades técnico-científicas e administrativas.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas os cargos dessa família CBO exercem suas funções em setores cujas atividades referem-se a saúde e serviços sociais, educação e desportiva. De modo geral atuam por conta própria, na condição de autônomos, de forma individual ou em grupos, sem supervisão permanente. Atuam em ambientes fechados no caso do Arteterapeuta, Musicoterapeuta, Naturólogo, e em ambientes abertos no caso do Equoterapeuta. Arteterapeuta, Musicoterapeuta e Equoterapeuta trabalham no período diurno. No caso dos Naturólogos os horários de trabalho são irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2263-05
Para o exercício da ocupação Musicoterapeuta, é exigida graduação ou especialização na área. Para o exercício da ocupação Arteterapeuta, é exigida formação superior em saúde, educação ou saúde além de pós- graduação ou especialização na área. Para o exercício da ocupação Equoterapeuta, é exigida formação superior em saúde ou em educação, além de, no mínimo, cursos de capacitação de 80(oitenta) horas e experiência de 1(um) ano em equoterapia e equitação. Para o exercício da ocupação Naturólogo é exigida graduação na área.
Atividades exercidas por um Musicoterapeuta CBO 2263-05
Um Musicoterapeuta (ou sinônimo) deve solicitar avaliação de outros profissionais, verificar compreensão da orientação, elaborar projetos e programas, identificar musicalidade de pacientes/clientes/usuários, demonstrar organização, demonstrar dinamismo, informar riscos / limites inerentes ao tratamento, preparar ambiente terapêutico, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, realizar leitura musicoterapêutica, estabelecer número, duração e frequência de sessões, demonstrar equilíbrio emocional, definir equipe de atendimento, gerenciar recursos humanos, estabelecer critérios de alta, coordenar projetos e programas, realizar conservação de material arteterapêutico/musicoterapêutico, demonstrar empatia, estabelecer diagnóstico, orientar mudanças de hábitos e comportamentos, gerenciar recursos financeiros, realizar visitas domiciliares e a instituições, selecionar métodos e técnicas musicoterapêuticos, avaliar expressões/receptividade sonoro-musicais, encaminhar pacientes/clientes/usuários/interagentes a outros profissionais, analisar percepção sonoro-musical, analisar envolvimento do indivíduo com processo terapêutico, prestar consultorias e assessorias, realizar estimulação multisensorial, demonstrar escula acolhedora, ministrar cursos e palestras, registrar dados de atendimento, analisar produção sonoro-musical, envolver familiares, cuidadores e educadores no processo terapêutico, elaborar ficha terapêutica, implantar projetos e programas, estabelecer indicadores de resultados, adequar planejamento terapêutico, avaliar condições gerais de clientes/pacientes/usuários/praticantes/interagente, observar aspectos multidimensionais da saúde, definir estratégias de atendimento terapêutico, elaborar processo de alta, demonstrar perseverança, realizar prognóstico, estabelecer vínculo sonoro-musical, estimular produção sonoro-musical, adequar material, participar de diagnóstico diferencial, implementar programas de prevenção e promoção da saúde, acompanhar processo produtivo-criativo, adequar técnicas, observar sinais de mudanças, definir tipo de atendimento - individual ou em grupo, conferir condições dos materiais, demonstrar raciocínio clínico, realizar devolutiva, analisar exames complementares, coordenar serviços - saúde, educação, etc., estabelecer contrato terapêutico, estimular autonomia e independência, realizar avaliação do contexto sociocultural, elaborar relatórios, sugerir exames complementares, elaborar produções técnico-científicas, mediar produção instrumental, vocal e corporal, propor atividades, selecionar material terapêutico, demontrar capacidade de liderança, estimular adesão e continuidade ao tratamento, aplicar instrumentos de avaliação, organizar grupos terapêuticos, participar de eventos técnico-científicos, realizar sessões temáticas, estabelecer critérios de observação, escolher ambiente terapêutico, desenvolver novas tecnologias, emitir laudos e pareceres, estimular processo produtivo-criativo, identificar indicações e contra-indicações relativas, realizar pesquisas, estimular percepção e audição sonoro-musical, participar de reuniões com equipes multidisciplinares, estabelecer vínculo, demonstrar objetividade, contornar situações adversas, trabalhar em equipe, higienizar materiais, analisar evolução do processo criativo, analisar perfil da comunidade, produzir material informativo, analisar laudos e pareceres de outros profissionais, analisar riscos do uso de material terapêutico, estabelecer plano terapêutico, atuar em programas sociais, discutir casos com equipe multidisciplinar, demonstrar atenção difusa e focada, definir prioridades no atendimento, observar desenvolvimento bio-psico-social, definir objetivos de atendimento terapêutico, esclarecer dúvidas, compartilhar informações com outros profissionais, demonstrar procedimentos e rotinas, demonstrar criatividade, estabelecer diálogo sonoro-musical, atuar em programas de educação, utilizar protocolos de avaliação, supervisionar equipes técnicas - estagiários, outros profissionais, realizar anamnese, orientar atividades de vida diária, demonstrar raciocinio transdisciplinar, avaliar condições sensorio-motoras, cognitivas e emocionais, demonstrar domínio musical, organizar eventos técnico-científicos, demonstrar flexibilidade.