CBO 2145-10 - Engenheiro químico (indústria química) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos engenheiros químicos e afins
O profissional no cargo de Engenheiro químico (indústria química) CBO 2145-10 Projeta sistemas e equipamentos para indústria química, inclusive participando da elaboração de projetos de automação dos processos Verifica a viabilidade técnica e econômica e supervisiona a implantação do projeto.
Realiza estudos e pesquisa, prospectando novas tecnologias para o desenvolvimento de processos e de simuladores para transformações químicas, físicas ou bioquímicas de matérias-primas em produtos para a indústria química Supervisiona os processos químicos, físicos e biológicos, coletando e analisando amostras, a fim de garantir a qualidade da produção Coordena as atividades de trabalho e as operações na planta da indústria química.
Elabora documentação técnica, podendo participar de perícias e prestar consultoria Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental
CBO 2145-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de engenheiros químicos e afins que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Engenheiro químico (indústria química), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Engenheiros químicos e afins CBO 2145-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2145-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Engenheiros químicos e afins.
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.
O que faz um Engenheiro químico (indústria química)
O Engenheiro químico (indústria química) CBO 2145-10 supervisiona os processos químicos, físicos e biológicos, da fabricação de produtos químicos orgânicos e inorgânicos, resinas e elastômeros, fibras artificiais e sintéticas, defensivos agrícolas, sabões, detergentes, produtos de perfumaria e higiene pessoal, tintas, esmaltes, farmoquímicos, entre outros, definindo e controlando materiais e equipamentos, parâmetros de controle de processos, procedimentos operacionais, padrões, métodos analíticos, sistema de amostragem, entre outros, a fim de transformar matérias-primas nos mais variados produtos Coleta e analisa amostras, efetuando a análise estatística de dado.
Verifica a conformidade de resultados, a fim de assegurar a qualidade de produtos químicos orgânicos, inorgânicos e farmacêuticos, sabões, colas, resinas, fertilizantes, tintas, entre outros.
Verifica a conformidade e funcionamento de equipamentos, requisitando sua manutenção e registrando as ocorrências Desenvolve processos e sistemas químicos, para indústria química, realizando pesquisas e estudos relacionados aos materiais e aos equipamentos, executando testes e ensaios, calculando o balanço de massa e de energia e a quantidade de movimento em plantas industriais.
Desenvolve simuladores de processos, testando-os e validando-os Gerencia custos e indicadores de processos, modificando as variáveis, validando os processos e avaliando o custo-benefício.
Participa do desenvolvimento de automação de processos, prospectando soluções tecnológicas, selecionando fornecedores de equipamentos, instalações e insumos, alterando o fluxograma a fim de melhorar o desempenho.
Monitora a implantação de processos, sistemas e equipamentos para a fabricação de produtos na indústria química Projeta sistemas e equipamentos, verificando a viabilidade técnica e econômica do projeto, gerando projeto conceitual e projeto de engenharia básica.
Detalha o projeto construtivo, consultando normas técnicas, de segurança e a legislação, dimensionando os equipamentos e sistemas.
Elabora cronograma físico e financeiro de projeto, supervisionando a implantação Analisa aspectos e impactos ambientais para implantação de sistemas de gestão ambiental, quantificando os impactos ambientais, especificando e executando ações de controle, implementando processos para recuperação e reutilização de rejeitos, pesquisando e providenciando tecnologias que geram diminuição de custos e redução do impacto ambiental nas atividades da indústria química Elabora planos ambientais de contingência e emergência.
Coordena equipe de trabalho, programando as atividades, estabelecendo metas e procedimentos, selecionando a equipe e delegando tarefas Coordena as atividades de desenvolvimento técnico da equipe, avaliando o desempenho individual e coletivo Assessora na elaboração de plano de carreira.
Divulga planos de metas e resultados, avaliando seu cumprimento Promove eventos e seminários técnicos.
Participa de perícias técnicas e auditoria Presta consultorias e assistência técnica e avalia relatórios Elabora documentação técnica, emitindo normas e laudos técnicos, redigindo relatórios e manuais, padronizando documentos, registrando memórias técnicas e não conformidades.
Elabora mapas de riscos ambientais e de segurança, fichas de segurança de materiais e de produtos químicos e prepara documentação Submete pedido de patentes de produtos e processos Implementa segurança de processos e procedimentos de trabalho, classificando perigos e riscos de segurança, elaborando plano e procedimentos de segurança no trabalho, realizando inspeções periódicas e fiscalizando procedimentos e a utilização de equipamentos de segurança.
Identifica causas de acidentes de trabalho Verifica a observância de normas técnicas e de segurança, comunicando acidentes e incidentes, participando de treinamento de segurança no trabalho Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2145-10 deve projetar sistemas e equipamentos, demonstrar competências pessoais, controlar processos químicos, físicos e biológicos, elaborar documentação técnica, desenvolver processos e sistemas, implementar segurança de processos e procedimentos de trabalho, implantar sistemas de gestão ambiental, coordenar equipe e atividades de trabalho.
Condições de trabalho dessas profissões
Engenheiros químicos e afins atuam em um amplo campo de trabalho, em indústrias tradicionais como alimentos e bebidas e também em outros ramos, tais como a extração de minerais metálicos, petróleo e gás, refino de combustíveis, fabricação de produtos químicos e petroquímicos, indústria do açúcar e álcool. Trabalham em equipe, de forma cooperativa, podendo supervisioná-la ou serem supervisionados. São empregados, majoritariamente, em empresas privadas. Quando se vinculam a universidades e institutos de pesquisa geralmente exercem funções de professor ou pesquisador. Eventualmente, em algumas atividades que exercem podem estar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2145-10
O exercício das ocupações requer formação superior em Engenharia química e afins ou Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, com registro no CREA. No mercado de trabalho, têm sido valorizados profissionais com pós-graduação e cursos de especialização.
Atividades exercidas por um Engenheiro químico (indústria química) CBO 2145-10
Um Engenheiro químico (indústria química) (ou sinônimo) deve fiscalizar procedimentos e utilização de equipamentos de segurança, realizar inspeções, estabelecer procedimentos de segurança, definir sistema de amostragem, diagnosticar causas de acidentes de trabalho, coordenar qualificação técnica de equipe, realizar testes e/ou ensaios em plantas industriais e/ou residenciais, área automotiva, aeronáutica, etc, validar processos, demonstrar capacidade de raciocínio lógico e analítico, emitir laudos e/ou pareceres técnicos, registrar ocorrências, detalhar projeto construtivo, demonstrar capacidade de tomar decisões, realizar testes e ensaios de materiais, demonstrar capacidade de liderança, elaborar mapa de riscos ambientais e de segurança, especificar ações de controle ambiental, definir parâmetros de controle de processos, selecionar fornecedores de equipamentos, instalações e insumos, definir materiais e equipamentos, analisar amostras, implantar ações de controle ambiental, pesquisar processos, materiais e equipamentos, supervisionar implantação de projetos, realizar estudos de viabilidade técnico econômica do projeto, participar de perícias técnicas e auditorias, demonstrar atenção focada, definir procedimentos operacionais, avaliar consultorias e assistências técnicas, registrar memória técnica, demonstrar capacidade de persuasão, submeter pedido de patentes de produtos e processos, trabalhar em equipe, gerenciar custos de processos, avaliar desempenho individual e de equipe, demonstrar capacidade de síntese, avaliar relatórios, gerar projeto conceitual, alterar fluxograma de processos, padronizar documentos técnicos, demonstrar capacidade de raciocínio indutivo, preparar documentação legal, verificar conformidade de resultados, analisar aspectos e impactos ambientais, efetuar análise estatística de dados, consultar normas técnicas, de segurança e legislação, classificar perigos e riscos de segurança, requisitar manutenção de equipamentos, programar atividades de trabalho, definir nível de estoque de materiais, monitorar implantação de processos, sistemas e equipamentos, delegar tarefas, recuperar rejeitos e efluentes - sólidos, líquidos e gasosos, elaborar ficha de segurança de materiais e produtos químicos, avaliar custo benefício de processos, avaliar cumprimento de metas, demonstrar acuidade sensorial, dimensionar equipamentos e sistemas, elaborar planos de segurança de trabalho, quantificar impactos ambientais, elaborar planos ambientais de contigência e emergência, promover eventos e seminários técnicos, definir padrões e métodos analíticos, verificar conformidade e funcionamento de equipamentos, assessorar a elaboração de planos de carreiras, emitir normas técnicas, demonstrar senso crítico, participar do desenvolvimento de automação de processos, demonstrar capacidade de negociação, gerar projetos de engenharia básica, prospectar soluções tecnológicas, implementar processo de reutilização de rejeitos, coletar amostras, selecionar equipe de trabalho, demonstrar capacidade de raciocínio dedutivo, elaborar cronograma físico-financeiro de projetos, prestar consultorias e assistências técnicas, desenvolver simuladores de processos, estabelecer metas de trabalho, simular processos, modificar variáveis de processos, redigir relatórios e manuais, divulgar planos, metas e resultados, calcular balanços de massa, energia e quantidade de movimento.