CBO 2145-10 - Engenheiro químico (indústria química) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos engenheiros químicos e afins
O profissional no cargo de Engenheiro químico (indústria química) CBO 2145-10 Projeta sistemas e equipamentos para indústria química, inclusive participando da elaboração de projetos de automação dos processos Verifica a viabilidade técnica e econômica e supervisiona a implantação do projeto.
Realiza estudos e pesquisa, prospectando novas tecnologias para o desenvolvimento de processos e de simuladores para transformações químicas, físicas ou bioquímicas de matérias-primas em produtos para a indústria química Supervisiona os processos químicos, físicos e biológicos, coletando e analisando amostras, a fim de garantir a qualidade da produção Coordena as atividades de trabalho e as operações na planta da indústria química.
Elabora documentação técnica, podendo participar de perícias e prestar consultoria Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental
CBO 2145-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de engenheiros químicos e afins que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Engenheiro químico (indústria química), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Engenheiros químicos e afins CBO 2145-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2145-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Engenheiros químicos e afins.
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.
O que faz um Engenheiro químico (indústria química)
O Engenheiro químico (indústria química) CBO 2145-10 supervisiona os processos químicos, físicos e biológicos, da fabricação de produtos químicos orgânicos e inorgânicos, resinas e elastômeros, fibras artificiais e sintéticas, defensivos agrícolas, sabões, detergentes, produtos de perfumaria e higiene pessoal, tintas, esmaltes, farmoquímicos, entre outros, definindo e controlando materiais e equipamentos, parâmetros de controle de processos, procedimentos operacionais, padrões, métodos analíticos, sistema de amostragem, entre outros, a fim de transformar matérias-primas nos mais variados produtos Coleta e analisa amostras, efetuando a análise estatística de dado.
Verifica a conformidade de resultados, a fim de assegurar a qualidade de produtos químicos orgânicos, inorgânicos e farmacêuticos, sabões, colas, resinas, fertilizantes, tintas, entre outros.
Verifica a conformidade e funcionamento de equipamentos, requisitando sua manutenção e registrando as ocorrências Desenvolve processos e sistemas químicos, para indústria química, realizando pesquisas e estudos relacionados aos materiais e aos equipamentos, executando testes e ensaios, calculando o balanço de massa e de energia e a quantidade de movimento em plantas industriais.
Desenvolve simuladores de processos, testando-os e validando-os Gerencia custos e indicadores de processos, modificando as variáveis, validando os processos e avaliando o custo-benefício.
Participa do desenvolvimento de automação de processos, prospectando soluções tecnológicas, selecionando fornecedores de equipamentos, instalações e insumos, alterando o fluxograma a fim de melhorar o desempenho.
Monitora a implantação de processos, sistemas e equipamentos para a fabricação de produtos na indústria química Projeta sistemas e equipamentos, verificando a viabilidade técnica e econômica do projeto, gerando projeto conceitual e projeto de engenharia básica.
Detalha o projeto construtivo, consultando normas técnicas, de segurança e a legislação, dimensionando os equipamentos e sistemas.
Elabora cronograma físico e financeiro de projeto, supervisionando a implantação Analisa aspectos e impactos ambientais para implantação de sistemas de gestão ambiental, quantificando os impactos ambientais, especificando e executando ações de controle, implementando processos para recuperação e reutilização de rejeitos, pesquisando e providenciando tecnologias que geram diminuição de custos e redução do impacto ambiental nas atividades da indústria química Elabora planos ambientais de contingência e emergência.
Coordena equipe de trabalho, programando as atividades, estabelecendo metas e procedimentos, selecionando a equipe e delegando tarefas Coordena as atividades de desenvolvimento técnico da equipe, avaliando o desempenho individual e coletivo Assessora na elaboração de plano de carreira.
Divulga planos de metas e resultados, avaliando seu cumprimento Promove eventos e seminários técnicos.
Participa de perícias técnicas e auditoria Presta consultorias e assistência técnica e avalia relatórios Elabora documentação técnica, emitindo normas e laudos técnicos, redigindo relatórios e manuais, padronizando documentos, registrando memórias técnicas e não conformidades.
Elabora mapas de riscos ambientais e de segurança, fichas de segurança de materiais e de produtos químicos e prepara documentação Submete pedido de patentes de produtos e processos Implementa segurança de processos e procedimentos de trabalho, classificando perigos e riscos de segurança, elaborando plano e procedimentos de segurança no trabalho, realizando inspeções periódicas e fiscalizando procedimentos e a utilização de equipamentos de segurança.
Identifica causas de acidentes de trabalho Verifica a observância de normas técnicas e de segurança, comunicando acidentes e incidentes, participando de treinamento de segurança no trabalho Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2145-10 deve implementar segurança de processos e procedimentos de trabalho, elaborar documentação técnica, desenvolver processos e sistemas, coordenar equipe e atividades de trabalho, demonstrar competências pessoais, controlar processos químicos, físicos e biológicos, implantar sistemas de gestão ambiental, projetar sistemas e equipamentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Engenheiros químicos e afins atuam em um amplo campo de trabalho, em indústrias tradicionais como alimentos e bebidas e também em outros ramos, tais como a extração de minerais metálicos, petróleo e gás, refino de combustíveis, fabricação de produtos químicos e petroquímicos, indústria do açúcar e álcool. Trabalham em equipe, de forma cooperativa, podendo supervisioná-la ou serem supervisionados. São empregados, majoritariamente, em empresas privadas. Quando se vinculam a universidades e institutos de pesquisa geralmente exercem funções de professor ou pesquisador. Eventualmente, em algumas atividades que exercem podem estar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2145-10
O exercício das ocupações requer formação superior em Engenharia química e afins ou Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, com registro no CREA. No mercado de trabalho, têm sido valorizados profissionais com pós-graduação e cursos de especialização.
Atividades exercidas por um Engenheiro químico (indústria química) CBO 2145-10
Um Engenheiro químico (indústria química) (ou sinônimo) deve definir parâmetros de controle de processos, redigir relatórios e manuais, demonstrar capacidade de raciocínio indutivo, divulgar planos, metas e resultados, dimensionar equipamentos e sistemas, preparar documentação legal, classificar perigos e riscos de segurança, avaliar desempenho individual e de equipe, avaliar custo benefício de processos, elaborar ficha de segurança de materiais e produtos químicos, delegar tarefas, monitorar implantação de processos, sistemas e equipamentos, consultar normas técnicas, de segurança e legislação, registrar memória técnica, definir padrões e métodos analíticos, prospectar soluções tecnológicas, fiscalizar procedimentos e utilização de equipamentos de segurança, elaborar planos de segurança de trabalho, supervisionar implantação de projetos, simular processos, elaborar planos ambientais de contigência e emergência, padronizar documentos técnicos, analisar aspectos e impactos ambientais, avaliar cumprimento de metas, promover eventos e seminários técnicos, gerar projetos de engenharia básica, demonstrar capacidade de síntese, definir procedimentos operacionais, coletar amostras, avaliar consultorias e assistências técnicas, demonstrar capacidade de raciocínio dedutivo, gerar projeto conceitual, modificar variáveis de processos, assessorar a elaboração de planos de carreiras, realizar inspeções, coordenar qualificação técnica de equipe, implantar ações de controle ambiental, quantificar impactos ambientais, realizar testes e/ou ensaios em plantas industriais e/ou residenciais, área automotiva, aeronáutica, etc, implementar processo de reutilização de rejeitos, especificar ações de controle ambiental, demonstrar capacidade de raciocínio lógico e analítico, programar atividades de trabalho, demonstrar senso crítico, elaborar cronograma físico-financeiro de projetos, analisar amostras, demonstrar capacidade de liderança, estabelecer procedimentos de segurança, elaborar mapa de riscos ambientais e de segurança, trabalhar em equipe, pesquisar processos, materiais e equipamentos, registrar ocorrências, selecionar equipe de trabalho, diagnosticar causas de acidentes de trabalho, definir nível de estoque de materiais, estabelecer metas de trabalho, emitir normas técnicas, participar do desenvolvimento de automação de processos, definir materiais e equipamentos, realizar estudos de viabilidade técnico econômica do projeto, requisitar manutenção de equipamentos, desenvolver simuladores de processos, submeter pedido de patentes de produtos e processos, avaliar relatórios, demonstrar capacidade de tomar decisões, selecionar fornecedores de equipamentos, instalações e insumos, gerenciar custos de processos, prestar consultorias e assistências técnicas, demonstrar capacidade de negociação, alterar fluxograma de processos, detalhar projeto construtivo, efetuar análise estatística de dados, participar de perícias técnicas e auditorias, demonstrar capacidade de persuasão, demonstrar atenção focada, demonstrar acuidade sensorial, verificar conformidade de resultados, verificar conformidade e funcionamento de equipamentos, definir sistema de amostragem, calcular balanços de massa, energia e quantidade de movimento, recuperar rejeitos e efluentes - sólidos, líquidos e gasosos, realizar testes e ensaios de materiais, validar processos, emitir laudos e/ou pareceres técnicos.