CBO 2132-05 - Químico
Entenda o que fazem os químicos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Químico e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Químico
Realiza desenvolvimento de novos conhecimentos, de análises químicas ou experimentos em laboratórios, e de produtos na área de química. Desenvolve e valida metodologias analíticas. Efetua ensaios e análises químicas, físicas e físico-químicas. Executa produção de substâncias. Supervisiona procedimentos químicos, definindo metodologia de processos, realizando testes de controle de qualidade, e implementando ações preventivas e corretivas. Presta assessoria a clientes em questões técnicas. Supervisiona equipes de trabalho. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Emite relatórios técnicos, pareceres e laudos. Monitora o impacto ambiental de substâncias e faz tratamento dos resíduos. Avalia procedimentos de segurança em laboratório. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de proteção contra incêndios e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Desenvolve e valida metodologias analíticas. Consulta bibliografia nos vários campos da química. Elabora procedimentos analíticos e normas técnicas. Estima custo-benefício de metodologias analíticas.
Realiza ensaios e análises químicas, físicas e físico-químicas, selecionando metodologias. Define materiais e reagentes. Estabelece critérios de amostragem. Coleta e acondiciona amostras. Reduz o tamanho das partículas sólidas. Prepara amostras, homogeneizando-as, quarteando-as, adicionando produtos, solubilizando-as, diluindo-as e separando as substâncias para que sejam submetidas aos processos analíticos. Mede os parâmetros químicos e físico-químicos das amostras. Analisa compostos orgânicos ou inorgânicos, usando técnicas de análise instrumental - como as de cromatografia, espectroscopia, entre outras -, para determinar propriedades químicas ou físicas, composição, estrutura, relações ou reações. Interpreta dados químicos e rastreia as causas de alterações de resultados de ensaio, registrando-os, analisando-os e comparando-os com padrões.
Executa produção de substâncias, estabelecendo a composição dos produtos. Faz a especificação das matérias-primas. Extrai, sintetiza, concentra, purifica e seca as substâncias. Define características das substâncias produzidas e estabelece prazos de validade dos produtos, a fim de garantir sua qualidade. Orienta o processo de acondicionamento dos produtos.
Supervisiona procedimentos químicos, definindo a metodologia de processos. Monitora a calibração e as condições de uso dos equipamentos. Coordena a execução de ensaios, verificando a procedência e as características da matéria-prima, monitorando a recepção e a identificação de amostras, e examinando relatórios de produção. Realiza testes de controle de qualidade. Implementa ações preventivas e corretivas.
Presta assessoria a clientes em questões técnicas.
Supervisiona as equipes de trabalho, avaliando seu desempenho e proporcionando programas de atualização e aperfeiçoamento profissional.
Mantém-se atualizado em sua área de atuação, testando inovações – como uso de robôs ou tecnologias de automação para executar dissolução de amostras e outras tarefas que são repetitivas - na área da química.
Utiliza sistemas informatizados para registrar e controlar as atividades desenvolvidas. Emite relatórios técnicos, que detalham métodos e descobertas. Elabora pareceres e laudos.
Monitora o impacto ambiental de substâncias, identificando e medindo a geração de resíduos poluentes. Monitora o comportamento de substâncias em ambiente e o confinamento de substâncias tóxicas e/ou radioativas. Trata resíduos químicos, físicos, biológicos e radioativos, identificando materiais a serem descartados, reciclados e comercializados. Fiscaliza o acondicionamento e o descarte de resíduos. Descreve ações preventivas e corretivas de impacto ambiental. Representa empresa junto aos órgãos de fiscalização ambiental.
Zela pela segurança no trabalho, inspecionando o uso adequado de equipamentos de proteção individual. Faz avaliação dos procedimentos de segurança do laboratório para garantir a conformidade com os padrões estabelecidos.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ANÁLISE | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (ANÁLISE) CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | GEOMETRIA E TOPOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) GEOMETRIA ANALÍTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA À QUÍMICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | METROLOGIA, TÉCNICAS GERAIS DE LABORATÓRIO E SISTEMA DE INSTRUMENTAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FÍSICA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) MÉTODOS DE ANÁLISE EM FÍSICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ELETRICIDADE E MAGNETISMO, CAMPOS E PARTÍCULAS CARREGADAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÓTICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA ATÔMICA E MOLECULAR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ESTRUTURA ELETRÔNICA DE ÁTOMOS E MOLÉCULAS, TEORIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA ATÔMICA E MOLECULAR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ESPECTROS ATÔMICOS E INTEGRAÇÃO DE FÓTONS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA ATÔMICA E MOLECULAR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ESPECTROS MOLECULARES E INTERAÇÕES DE FÓTONS COM MOLÉCULAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ESTRUTURA DE LÍQUIDOS E SÓLIDOS, CRISTALOGRAFIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | PROPRIEDADES ÓTICAS E ESPECTROSCÓPICAS DA MATÉRIA CONDENSADA, OUTRAS INTERAÇÕES DA MATÉRIA COM RADIAÇÕES E PARTÍCULAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | ESTRUTURA, CONFORMAÇÃO E ESTEREOQUÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | SÍNTESE ORGÂNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FOTOQUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA DOS PRODUTOS NATURAIS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | EVOLUÇÃO, SISTEMÁTICA E ECOLOGIA QUÍMICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | POLÍMEROS E COLÓIDES | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ORGÂNICA) MÉTODOS DE ANÁLISE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ORGÂNICA) PURIFICAÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | CAMPOS DE COORDENAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | NÃO-METAIS E SEUS COMPOSTOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | COMPOSTOS ORGANO-METÁLICOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | DETERMINAÇÃO DE ESTRUTURAS DE COMPOSTOS INORGÂNICOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FOTO-QUÍMICA INORGÂNICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO QUÍMICA INORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA BIO-INORGÂNICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA INORGÂNICA) MÉTODOS DE ANÁLISE DE COMPOSTOS INORGÂNICOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA INORGÂNICA) QUÍMICA DESCRITIVA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | CINÉTICA QUÍMICA E CATÁLISE | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | ELETROQUÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | ESPECTROSCOPIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA DE INTERFACES | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA DO ESTADO CONDENSADO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA NÚCLEAR E RADIOQUÍMICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA TEÓRICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | TERMODINÂMICA QUÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICO-QUÍMICA) MÉTODOS DE ANÁLISE EM FÍSICO-QUÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICO-QUÍMICA) MÉTODOS DE ANÁLISE POR RADIOMETRIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICO-QUÍMICA) MÉTODOS DE ANÁLISE TÉRMICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICO-QUÍMICA) NOÇÕES DE QUÍMICA QUÂNTICA | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | SEPARAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | MÉTODOS ÓTICOS DE ANÁLISE | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | ELETROANALÍTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | GRAVIMETRIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | TITIMETRIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | INSTRUMENTAÇÃO ANALÍTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | ANÁLISE DE TRAÇOS E QUÍMICA AMBIENTAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ANALÍTICA) MÉTODOS DE ANÁLISE POR CROMATOGRAFIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ANALÍTICA) QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) NORMAS TÉCNICAS DA ÁREA DE QUÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) PRESERVAÇÃO AMBIENTAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET DAS COISAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARE ANALÍTICO ESPECÍFICO PARA ÁREA DA QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | QUÍMICA DE MACROMOLÉCULAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA DE MACROMOLÉCULAS) QUÍMICA DAS MACROMOLÉCULAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | BIOQUÍMICA DOS MICRO-ORGANISMOS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (BIOQUÍMICA DOS MICRO-ORGANISMOS) FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA DOS MICRO-ORGANISMOS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | BIOQUÍMICA DOS MICRO-ORGANISMOS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (BIOQUÍMICA DOS MICRO-ORGANISMOS) MÉTODOS DE ANÁLISE EM BIOQUÍMICA E MICROBIOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA QUÍMICA | PROCESSOS INDUSTRIAIS DE ENGENHARIA QUÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA QUÍMICA | PROCESSOS INORGÂNICOS | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA QUÍMICA | PROCESSOS INDUSTRIAIS DE ENGENHARIA QUÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA QUÍMICA | PROCESSOS ORGÂNICOS | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA QUÍMICA | PROCESSOS INDUSTRIAIS DE ENGENHARIA QUÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (PROCESSOS INDUSTRIAIS DE ENGENHARIA QUÍMICA) OPERAÇÕES UNITÁRIAS DA INDÚSTRIA QUÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA QUÍMICA | TECNOLOGIA QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA QUÍMICA) TECNOLOGIA DE PRODUTOS QUÍMICOS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA SANITÁRIA | SANEAMENTO AMBIENTAL | 4 | 5 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA SANITÁRIA | OUTROS ELEMENTOS (SANEAMENTO AMBIENTAL) QUÍMICA E SANEAMENTO AMBIENTAL | 4 | 5 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADE | 3 | 4 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PRIVADO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | BIOTECNOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | NANOTECNOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) TECNOLOGIA DE AUTOMAÇÃO APLICADA À ÁREA QUÍMICA | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 4 |
Condições de Trabalho
No setor industrial estão presentes na extração de minérios, petróleo e gás natural, na fabricação de alimentos e bebidas, de produtos químicos, na produção de combustíveis diversos. Também são empregados na agropecuária e no setor de serviços como, por exemplo, na captação, purificação e distribuição de água e na proteção ambiental. A maior oferta de vagas encontra-se na esfera privada, onde o vínculo de trabalho mais freqüente é como empregado com carteira assinada. Além das empresas, estão presentes em instituições de pesquisa e nas universidades. Neste caso, são classificados como pesquisadores ou professores. Costumam desenvolver suas atividades em equipes, analisando e manipulando substâncias em escala piloto e em laboratórios. Eventualmente, em algumas atividades pode ocorrer exposição a materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.Exigências do mercado de trabalho
Para o acesso às ocupações requer-se curso superior em nível de tecnologia ou bacharelado completo, na área de Química e afins, sendo que há titulares que são pós-graduados e/ou especializados. Em média, o exercício pleno das atividades nas ocupações demanda quatro anos de experiência.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- supervisionar procedimentos químicos;
- desenvolver metodologias analíticas;
- coordenar atividades químicas laboratoriais e industriais;
- realizar ensaios, análises químicas, físicas, físico-químicas;
- interpretar dados químicos;
- demonstrar competências pessoais;
- produzir substâncias;
- monitorar impacto ambiental de substâncias;
- secar substâncias;
- emitir pareceres, laudos e relatórios técnicos;
- demonstrar raciocínio lógico;
- medir parâmetros químicos, físicos e físico-químicos de amostras;
- inspecionar uso de equpamentos de segurança;
- supervisionar recepção e identificação de amostras;
- examinar relatórios de produção;
- reduzir o tamanho das partículas sólidas - granulometria;
- demonstrar senso crítico;
- coordenar equipe de trabalho;
- monitorar confinamento de substâncias tóxicas e/ou radioativas;
- acondicionar amostras;
- assessorar clientes em questões técnicas;
- submeter amostras a processos químicos, físicos e físico-químicos;
- avaliar aplicabilidade de métodos;
- concentrar substâncias;
- planejar atividades;
- mensurar grau de toxicidade de substâncias;
- negociar com clientes e fornecedores;
- descartar resíduos inertes;
- pesquisar bibliografia;
- supervisionar execução de ensaios;
- mensurar geração de resíduos poluentes;
- rastrear causas de alterações em resultados;
- purificar substâncias;
- monitorar comportamento de substâncias em ambiente;
- demonstrar sensibilidade tátil;
- identificar resíduos;
- adicionar substâncias;
- solubilizar amostras;
- selecionar metodologias de análise;
- dimensionar amostras;
- capacitar equipe de trabalho;
- homogenizar amostras;
- trabalhar em equipe;
- identificar resíduos para comercialização;
- demonstrar criatividade;
- supervisionar calibração de equipamentos;
- administrar conflitos;
- comparar resultados;
- estabelecer composição de produto final;
- assessorar em desenvolvimento de equipamentos;
- coletar amostras;
- trabalhar com segurança;
- caracterizar substâncias e produtos;
- estimar custo-benefício de metodologias analíticas;
- verificar características de matéria-prima;
- quartear amostras;
- diluir amostras;
- demonstrar sensibilidade olfativa;
- orientar processo de acondicionamento de produtos;
- reciclar substâncias;
- demonstrar capacidade de abstração;
- elaborar normas técnicas;
- especificar matérias-primas;
- demonstrar persistência;
- estabelecer prazo de validade de produtos;
- especificar equipamentos e materiais necessários;
- controlar entrada e saída de materiais e equipamentos;
- verificar condições de uso de equipamentos;
- representar empresa junto aos orgãos de fiscalização ambiental;
- tratar resíduos químicos, físicos, biológicos e radioativos;
- validar metodologias analíticas;
- verificar procedência de matéria prima;
- implementar ações preventivas e corretivas;
- demonstrar capacidade de observação;
- selecionar materiais e reagentes de análise;
- sintetizar substâncias;
- selecionar critérios de amostragem;
- fiscalizar descarte de resíduos;
- demonstrar acuidade visual;
- tratar dados;
- analisar resultados de ensaio;
- elaborar procedimentos analíticos;
- demonstrar sensibilidade de paladar;
- extrair substâncias;
- descrever ações preventivas e corretivas de impacto ambiental;
- separar substâncias;
- definir metodologia de processos;
- demonstrar capacidade de organização;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2132-05
CBO 2132-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de químico que pertence ao grupo dos químicos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
-
-
- Físicos, químicos
-
-
-
-
- Químicos
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2132-05 - Químicos
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 213205 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 213205 em todos os estados e cidades do Brasil.