CBO 2124-20 - Analistas de tecnologia da informação - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2124-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de analistas de tecnologia da informação que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Analista de suporte computacional presta serviços de suporte técnico computacional, concebendo, planejando e organizando os serviços, realizando estudos para adaptar a instalação de “hardware” e “software” às necessidades de clientes e usuários, implantando recursos tecnológicos de “hardware” e “software”, testando e implementando novos produtos Executa manutenção de recursos de tecnologia de informação.

Expande e modifica instalações, equipamentos, sistemas e outros recursos relacionados à computação Presta consultoria técnica Treina e fornece assistência a equipes técnicas e usuários.

Pode supervisionar o trabalho de equipes Dissemina conhecimento e participa de fóruns de discussão da área de tecnologia da informação Elabora documentação técnica.

Cumpre procedimentos, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Analistas de tecnologia da informação CBO 2124-20 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2124-20

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Analistas de tecnologia da informação.
      • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.

O que faz um Analista de suporte computacional

O Analista de suporte computacional (ou similar) concebe, planeja e organiza serviços de suporte técnico computacional, avaliando equipamentos, periféricos e redes (“hardware”), programas e sistemas (“software”), analisando funcionalidades de produtos, e interagindo com áreas afins Consulta documentação técnica e fontes alternativas de informação.

Realiza estudos para instalação de “hardware” e “software”, verificando interligação de componentes, módulos e equipamentos, definindo alternativas de implantação de programas, e considerando instalações, equipamentos e redes de computadores, a fim de adaptar soluções às necessidades de clientes e usuários.

Propõe alternativas de implantação de “hardware” Determina “hardware” e “software” necessários para configurar ou alterar os recursos tecnológicos de computação integrados.

Avalia a utilidade de pacotes de programas já desenvolvidos e adapta-os, de acordo com requisitos de clientes e usuários Recomenda novos equipamentos e programas.

Implanta recursos tecnológicos de “hardware” e “software”, montando “hardware”, instalando ou coordenando a instalação de computadores, periféricos e redes, instalando programas, “drivers” e outros tipos de “software” integrantes de sistemas, e realizando as configurações pertinentes, inclusive as que dizem respeito aos sistemas operacionais em que os recursos integrados irão funcionar.

Realiza simulações em ambiente controlado Testa e implementa novos produtos, para obter um melhor funcionamento de sistemas.

Segue rotinas de teste, monitoramento e manutenção de recursos de tecnologia de informação sob sua responsabilidade, para ações preventivas no suporte técnico computacional.

Realiza a manutenção de equipamentos e programas, atualizando-os, para garantir alta confiabilidade de funcionamento dos recursos tecnológicos integrados Analisa impactos de alterações tecnológicas realizadas na melhoria do desempenho de sistemas Identifica e soluciona problemas de falhas de funcionamento de equipamentos, programas e sistemas, a fim de restaurar seu funcionamento normal.

Executa procedimentos para melhoria de desempenho de equipamentos, programas e sistemas Presta suporte técnico computacional, ao cliente e ao usuário, atendendo chamados, fornecendo orientações e acionando suporte de terceiros, quando necessário Controla chamados de clientes e usuários.

Registra ocorrências e defeitos de “hardware” e de “software” Pode prestar suporte computacional em demonstrações a clientes.

Expande e modifica instalações, equipamentos, sistemas e outros recursos computacionais, para servir a novos propósitos e melhorar o fluxo de trabalho, de acordo com demandas Presta consultoria técnica na área de tecnologia da informação Treina equipes técnicas e usuários para trabalhar com equipamentos e programas computacionais.

Fornece assistência às equipes técnicas – incluindo equipes de “help desk” de tecnologia da informação e equipes de profissionais “residentes” em instalações de grandes clientes, para resolver problemas relacionados à computação, como falhas de funcionamento e problemas complexos de “hardware” e de “software” Pode supervisionar e avaliar equipes técnicas de suporte computacional Dissemina conhecimento e participa de fóruns de discussão da área de tecnologia da informação.

Divulga documentação técnica de equipamentos e programas computacionais, para usuários, clientes e outras partes interessadas Elabora documentos técnicos - tais como relatórios técnicos de avaliação de equipamentos e sistemas e de chamados, requisição de componentes e equipamentos, entre outros - referentes aos serviços de suporte computacional Emite pareceres técnicos.

Mantém instalações em perfeito estado de conservação Atua de modo ecologicamente adequado, adotando equipamentos e métodos de baixo consumo de energia Zela pela saúde e segurança no trabalho, prevenindo acidentes e aplicando recomendações de ergonomia.

Funções

O funcionário CBO 2124-20 deve projetar soluções de tecnologia da informação, prestar suporte técnico ao cliente/usuário, pesquisar inovações em tecnologia da informação, desenvolver sistemas de tecnologia da informação, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, elaborar planejamento e execução de testes, administrar ambiente de tecnologia da informação.

Atividades exercidas por um Analista de suporte computacional CBO 2124-20

Um Analista de suporte computacional (ou sinônimo) deve interagir com áreas afins, demonstrar capacidade de concentração, propor alternativas de implantação de hardware, testar sistemas, controlar chamados dos clientes/usuários, divulgar documentação, demonstrar capacidade de memorização, demonstrar empatia com público-alvo, identificar falhas nos sistemas, registrar ocorrências, instalar hardware, definir alternativas físicas de implantação, orientar cliente/usuário, demonstrar capacidade de criatividade, construir ambiente de teste, demonstrar capacidade de raciocínio lógico, demonstrar capacidade de raciocínio abstrato, prestar consultoria técnica, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro, trabalhar em equipe, adequar soluções a necessidade do cliente, atender chamados/tickets - incidentes, acionar suporte de terceiros, instalar software e aplicativos e/ou drivers, executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas, demonstrar capacidade de organização, analisar funcionalidade do produto, montar hardware, consultar documentação técnica, registrar defeitos, demonstrar capacidade de proatividade, apresentar alternativas de solução, realizar simulações em ambiente controlado, consultar fontes alternativas de informações, demonstrar capacidade de senso analítico, demonstrar capacidade de resiliência, disseminar conhecimento, demonstrar capacidade de iniciativa, demonstrar capacidade de flexibilidade, configurar software e/ou sistemas operacionais, emitir pareceres técnicos, participar de fóruns de discussão, demonstrar capacidade de síntese.

Cargos e salários CBO 2124-20 - Analistas de tecnologia da informação

Salário Analista de Suporte Técnico Blumenau

Analista de Suporte Técnico: Blumenau, SC

  • 382
  • Blumenau, SC
  • 4.179 - 8.045
  • 42h
O profissional no cargo de Analista de Suporte Técnico CBO 2124-20 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 4.179 e 8.045 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 382 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-20.
Salário Analista de Suporte Técnico Ribeirão Preto

Analista de Suporte Técnico: Ribeirão Preto, SP

  • 608
  • Ribeirão Preto, SP
  • 2.900 - 5.223
  • 41h
O profissional no cargo de Analista de Suporte Técnico CBO 2124-20 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 2.900 e 5.223 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 608 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-20.
Salário Analista de Suporte Técnico Teresina

Analista de Suporte Técnico: Teresina, PI

  • 126
  • Teresina, PI
  • 2.238 - 3.918
  • 43h
O profissional no cargo de Analista de Suporte Técnico CBO 2124-20 trabalhando em Teresina - PI, ganha entre 2.238 e 3.918 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 126 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-20.
Salário Analista de Suporte Técnico Rio Branco

Analista de Suporte Técnico: Rio Branco, AC

  • 21
  • Rio Branco, AC
  • 2.105 - 3.400
  • 44h
O profissional no cargo de Analista de Suporte Técnico CBO 2124-20 trabalhando em Rio Branco - AC, ganha entre 2.105 e 3.400 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 21 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-20.
Salário Analista de Suporte Técnico São José dos Campos

Analista de Suporte Técnico: São José dos Campos, SP

  • 308
  • São José dos Campos, SP
  • 3.249 - 6.167
  • 41h
O profissional no cargo de Analista de Suporte Técnico CBO 2124-20 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 3.249 e 6.167 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 308 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-20.
Salário Analista de Suporte Técnico Santos

Analista de Suporte Técnico: Santos, SP

  • 115
  • Santos, SP
  • 2.920 - 5.429
  • 41h
O profissional no cargo de Analista de Suporte Técnico CBO 2124-20 trabalhando em Santos - SP, ganha entre 2.920 e 5.429 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 115 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-20.
Salário Analista de Suporte Técnico Londrina

Analista de Suporte Técnico: Londrina, PR

  • 437
  • Londrina, PR
  • 3.117 - 5.918
  • 43h
O profissional no cargo de Analista de Suporte Técnico CBO 2124-20 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 3.117 e 5.918 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 437 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-20.
Salário Analista de Suporte Técnico

Analista de Suporte Técnico: Minas Gerais

  • 5.031
  • Minas Gerais
  • 3.034 - 6.475
  • 42h
O profissional no cargo de Analista de Suporte Técnico CBO 2124-20 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 3.034 e 6.475 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 5.031 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-20.